Home / Plantas / Origem do Morango e História da Fruta

Origem do Morango e História da Fruta

Os morangos são uma das frutas mais populares existentes no mundo. Por mais que ela nos seja familiar, será que você conhece as origens dessa fruta vermelhinha tão presente nos doces e compotas do país?

Se sim, ótimo! Se não, convidamos você para um passeio na história dessa fruta. O que acha? Vamos lá?

História do Morango

Ela é uma planta nativa dos terrenos europeus, mas, hoje em dia, ela é cultivada em praticamente todo o mundo. Na era romana, o seu uso era para, principalmente, curar doenças e realizar outras atividades terapêuticas. Na época, toda enfermidade poderia ser melhorada com a ingestão de morangos e com alguns remédios feitos da mesma.

Eles começaram a ser cultivados a partir do século XIII. O primeiro registro de que se tem da planta é de um jardineiro em Versalhes, chamado Luís XIV. A partir dessa época, o seu consumo só aumentou.

Ela se popularizou rapidamente e, em pouco tempo, já havia pelo menos um “morangueiro” (nome popular de sua árvore) em todo o planeta. No século XVIII, mas de 600 espécies já haviam sido desenvolvidas.

A variedade mais comum, encontrada no nosso país, é uma derivação de duas outras encontradas exclusivamente no ambiente europeu.

Um Pouco Sobre a Fruta

A melhor época para você consumir esta fruta maravilhosa é entre os meses de abril e setembro. Caso você esteja lendo este post dentro desse período, corra agora mesmo para uma feira e aproveite o sabor fresco, suave e típico do morango!

No Brasil, o morango está entre uma das fontes mais abundantes de vitamina C. Na realidade, muitas frutas nativas do país possuem esta vitamina, mas, o morango, é uma das que conseguem transmitir para o organismo de forma mais rápida.

A vitamina C presente nele é ótima para — principalmente — evitar resfriados e gripes. Como a sua época de melhor safra é entre abril e setembro, isso auxilia muito quem está procurando evitar essas doenças, pois, é justamente no frio que elas se manifestam.

E, para finalizar sobre os benefícios da vitamina C, ela ainda é uma das principais responsáveis por manter os nossos dentes firmes, fortes e saudáveis. Assim como os dentes, os nossos ossos são muito beneficiados com essa substância tão presente no morango.

Além disso, outro nutriente encontrado na fruta é a antociacina. Para começar, ela é a responsável pela cor tão vibrante do morango. Como se essa vantagem já não fosse suficiente, ela ainda dá mais firmeza a nossa pele, reduzindo as chances de flacidez e ainda não a deixa envelhecer precocemente.

Benefícios do Morango

Além de seu sabor delicioso, ele nos fornece outras vantagens maravilhosas. Confira algumas delas:

Melhora o Sistema Imunológico

Imagem Ilustrativa do Sistema Imunológico
Imagem Ilustrativa do Sistema Imunológico

Apenas uma porção de morangos oferece cerca de 150% da necessidade diária de vitamina C do organismo.  Isso é essencial para ajudar o corpo a combater infecções e doenças, do resfriado comum à gripe. A vitamina C também age como um antioxidante, neutralizando os radicais livres que danificam o DNA saudável.

Reduz a Pressão Arterial

Medidor de Pressão Arterial
Medidor de Pressão Arterial

Os morangos são uma excelente fonte de potássio, que contraria os efeitos do sódio no organismo e reduz a pressão sanguínea.  Além de combater a hipertensão e doenças cardiovasculares relacionadas, uma dieta rica em potássio pode ajudar a diminuir o risco de mortalidade em geral.

Tratam os Sintomas De Gota E Artrite

Idoso Com Artrite nas Mãos
Idoso Com Artrite nas Mãos

Os radicais livres contribuem para a inflamação e deterioração dos músculos e tecidos do corpo.  Como resultado, as articulações não funcionam como deveriam e as toxinas prejudiciais se acumulam, causando condições como artrite e gota. Os antioxidantes nos morangos ajudam a desintoxicar o corpo e a reduzir a inflamação.

Combate o Câncer

Símbolo do dia Nacional de Combate o Câncer
Símbolo do dia Nacional de Combate o Câncer

Componentes especiais encontrados em morangos chamados flavonoides têm o poder de combater o câncer e o estresse oxidativo. Esses flavonoides, como antocianinas e quercetina agem como uma linha defensiva contra o desenvolvimento de câncer e tumores.

Melhora a Visão

Foto de Um Lindo Olho Castanho
Foto de Um Lindo Olho Castanho

A presença de flavonóides, ácido elágico e fitoquímicos fenólicos nos morangos reduz o risco de problemas de visão relacionados à idade, como a degeneração macular.  Estes compostos antioxidantes eliminam e retêm os radicais livres, impedindo-os de danificar estruturas oculares saudáveis.

Regula o Açúcar No Sangue

Aparelho Medindo o Açúcar No Sangue
Aparelho Medindo o Açúcar No Sangue

Os morangos são relativamente baixos no índice glicêmico, o que significa que não causam picos extremos de açúcar no sangue após o consumo.  A fibra dietética fornecida pelos morangos também ajuda a regular a glicose também. Fazer morangos fazer parte de uma dieta balanceada pode reduzir o risco de diabetes ou melhorar os sintomas de diabetes existentes.

A abundância de antioxidantes em morangos também oferece proteção contra o derrame, impedindo a formação de coágulos sanguíneos. Além disso, o potássio nos morangos age como um vasodilatador que melhora o fluxo de sangue para o cérebro, reduzindo o risco de derrame cerebral.

Melhora o Humor

Morena Comendo Morango Com Felicidade

Estas bagas vermelhas brilhantes também beneficiam seu funcionamento emocional e mental. As sementes de morangos contêm o ácido alfa-linolênico, ácido graxo ômega-3, que comprovadamente melhora o humor.  Surpreendentemente, as vantagens de melhorar o humor são comparáveis ​​aos efeitos estabilizadores de fortes medicamentos.

Aliviam Sintomas De Alergias

Sintomas De Alergias
Sintomas De Alergias

Uma vez que os morangos proporcionam benefícios imuno-estimulantes e antiinflamatórios, eles são uma ótima arma contra alergias.  Eles contêm um flavonoide antialérgico especial chamado fisetina, que ajuda as células do sistema imunológico do corpo a controlar reações inflamatórias a alérgenos.

Promove a Vitalidade Da Pele

Mulher de Pele Bem Tratada
Mulher de Pele Bem Tratada

A vitamina C nos morangos é usada pelo organismo para produzir colágeno, uma proteína essencial para a saúde da pele. Um suprimento saudável de colágeno ajuda a pele a ficar macia e flexível, ao mesmo tempo em que repara as células danificadas da pele.

Além disso, a vitamina C serve como um limpador de radicais livres, combatendo o desenvolvimento de câncer de pele e envelhecimento prematuro.

Melhores Modos De Se Beneficiar Dos Morangos

Morangos são uma das frutas mais pulverizadas, então considere comprar orgânicos para limitar sua exposição a pesticidas. Esta fruta versátil pode ser consumida como um lanche ou de várias outras maneiras, como em smoothies (batidas), sobremesas, molhos ou em saladas.

Etimologia Da Palavra “Morango”

Para quem tem curiosidade, ela deriva do latim “moru”, que significa amora. Não se sabe o porquê as duas frutas foram ligadas uma à outra, porém, o nome da fruta de estudo deriva de outra também bastante conhecida no nosso país.

 

Referências do artigo

“História do Morango”, do blog Onde Vivo;

“Morango” na Wikipédia;

“Benefícios do Morango”, do site De Bem com a Beleza.

Veja também

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *