Home / Plantas / Pé de Jaca Não Dá Fruto? Jaca Cai do Pé? Por que?

Pé de Jaca Não Dá Fruto? Jaca Cai do Pé? Por que?

Uma única jaqueira pode produzir até três toneladas de alimentos desta enorme e absolutamente única fruta por ano, proporcionando uma fonte quase milagrosa de nutrição para as pessoas que vivem em países tropicais!

A jaca também é cada vez mais usada em outras partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos, como uma alternativa de carne à base de vegetais, pois os frutos jovens e imaturos absorvem bem o sabor e têm uma textura fibrosa semelhante à da carne quando cozidos.

Diante desses fatos, a jaqueira tem sido amplamente divulgada como uma solução para o problema da fome em países carentes e muito tem sido sugerido para que se amplie o cultivo dessa planta salvadora.

Pé de Jaca Não dá Fruto? Jaca Cai do Pé? Por que?

Há alguns anos atrás uma situação inusitada ocorreu com uma jovem em Campina Grande na Paraíba. Ela havia saído de casa empolgada cedo com uma nova possibilidade de emprego e aguardava na rua pela hora certa da entrevista marcada quando seus planos para o dia foram por água abaixo, ou melhor, por jaca abaixo.

Uma jaca de aproximadamente dez quilos caiu sobre a cabeça dessa moça e, em resultado, ela perdeu o emprego, perdeu o resto do dia em uma emergência médica e apenas ganhou sequelas neurológicas e uma baita dor de cabeça com o ocorrido. Como pode notar, jaca cai do pé sim, e pode ser perigoso pra quem estiver embaixo.

Apesar do caso ser real e a advertência ser importante frisar, o que nosso artigo deseja explicar é que tipo de razão pode levar uma jaqueira a não sustentar seus frutos. No caso mencionado já tratava-se de uma fruta madura , mas existem situações em que a fruta não vinga, caindo do pé antes mesmo de se desenvolver.

O que provoca isso e o que pode ser feito? Se estivermos falando de uma jaqueira nova, em seu primeiro ano de produção, pode ser normal que alguns de seus frutos caiam antes do tempo desejado e isso é parte de um processo normal de desenvolvimento da planta. Em outros casos porém, é evidente uma deficiência de nutrientes.

Pé de Jaca

Quedas precipitadas de frutos ou a improdutividade da jaqueira na maioria das vezes indica uma pobreza de potássio no solo e isso deve, portanto, ser sanado. Teste seu solo pra confirmar a deficiência de potássio e realize o tratamento adequado para resolver. Sugerimos também que refaça um trabalho de polinização na planta.

Como Cultivar a Jaqueira

Para que situações como as mencionadas não ocorram, como cultivar árvores de jaca adequadamente? Bem, primeiro de tudo você precisa viver em um clima tropical úmido para tropical temperado. As jaqueiras em crescimento são extremamente sensíveis à frio extremo e também não suportam a seca. Eles florescem em solo rico, profundo e um pouco poroso.

Jaqueiras gozam de uma fonte constante de umidade, embora não possam tolerar raízes úmidas e deixarão de dar frutos ou mesmo morrer se forem mantidos muito encharcados. Altitudes de 1.000 metros acima do nível do mar são prejudiciais, assim como áreas de ventos altos ou sustentados.

Se você acha que atende aos requisitos acima, a propagação é geralmente obtida através de sementes, que têm uma vida útil curta de apenas um mês. A germinação leva de três a oito semanas, mas pode ser acelerada pela imersão das sementes na água por 24 horas. Uma vez que as jaqueiras em crescimento ganham quatro folhas, elas podem ser transplantadas, embora a raiz principal extra longa e delicada possa dificultar isso.

Se, afinal de contas, toda essa informação pessimista de jaqueira não o dissuadir de plantar, há certos itens relacionados ao cuidado de jaca que você deve saber. As jaqueiras crescentes produzem dentro de três a quatro anos e podem viver até os 100 anos de idade, com a produtividade declinando com a idade.

Adubar sua jaqueira em crescimento com nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio aplicado em uma proporção de 8: 4: 2: 1 a 30 gramas por árvore aos seis meses de idade e dobrando a cada seis meses até dois anos de idade. Após a marca de dois anos, as jaqueiras em crescimento devem receber 1 kg. por árvore na quantidade de 4: 2: 4: 1 e é aplicada antes e no final da estação chuvosa.

Outro cuidado de jaca dita a remoção de madeira morta e o desbaste da árvore de jaca em crescimento. A poda para manter a jaca a cerca de 3,5 metros de altura também facilitará a colheita. Mantenha as raízes das árvores úmidas, mas jamais alagadas.

As Vantagens do Cultivo de Jaca

Bem, é um investimento vitalício; todas as partes da árvore jaqueira são úteis. É uma bela árvore rústica que lembra carvalho. Ela fornece sombra, abrigo e habitat natural para aves e polinizadores. Uma única árvore fornece suficientes frutos caseiros que não apenas uma única pessoa, mas toda uma comunidade pode ser saciada alimentando-se dela.

O frutos maduros são doces, aromáticos e fibrosos, que podem ser consumidos sozinhos ou usados ??na fabricação de xaropes, bolos, sorvetes e geleias. Quando não está madura, a jaca tem um sabor mais neutro, como uma batata, e funciona bem em pratos salgados.

Uma grande coisa sobre jacas verdes (imaturas) é que elas não têm um sabor forte por conta própria, então elas podem absorver ervas, temperos e outros aromas. Isso permite que as frutas sejam transformadas em versões vegetais de frango desfiado, carne de porco desfiada ou outras refeições à base de carne.

Enfim, a jaca pode ser transformada em uma grande variedade de pratos, doces e salgados. E as sementes são frequentemente cozidas ou assadas e comidas como salgadinhos. As sementes são semelhantes a castanhas ou macadâmia em sabor e aroma.

Uma Escolha Sustentável Para um Mundo em Crescimento

Com seu enorme tamanho, densidade de nutrientes e gosto agradável à multidão, a jaca pode ser uma das soluções mais promissoras para alimentar de forma sustentável o mundo. Surpreendentemente, uma jaqueira pode cultivar cerca de 100 a 200 frutos em um ano.

Em comparação com os recursos intensivos de terra e água necessários para produzir carne, a jaca é muito mais eficiente como fonte global de alimentos. Danielle Nierenberg, presidente da Food Tank, que foca na agricultura sustentável, disse ao The Guardian sobre jaca:

“É fácil crescer. Sobrevive a pragas e doenças e a altas temperaturas. É resistente à seca moderada. Alcança o que os agricultores precisam na produção de alimentos quando enfrentam muitos desafios sob a mudança climática.”

Pesquisadores também pretendem aumentar o consumo de jaca na Índia, onde a comida caiu em desgraça e frequentemente é desperdiçada. Tornar a jaca um alimento básico favorito novamente poderia ajudar a alimentar milhões de pessoas que estão enfrentando insegurança econômica.

Veja também

Fraco de Óleo de Lavanda

Qual O Melhor Óleo Essencial De Lavanda?

O óleo essencial de lavanda tem sido uma das opções mais utilizadas para diversos tratamentos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *