Home / Plantas / Pitanga Roxa: Benefícios, Características e Fotos

Pitanga Roxa: Benefícios, Características e Fotos

Se você está procurando por uma planta de crescimento rápido, você pode querer estudar o crescimento das pitangas. Também conhecidas como cerejeiras, as pitangas são uma ótima fonte de vitaminas para os seres humanos.

Continue lendo para descobrir como cultivar a cerejeira e outras informações úteis sobre a pitanga.

Informações Sobre a Pitanga

A pitanga (Eugenia uniflora) é membro da família Myrtaceae e estão relacionadas à goiabeira, macieira, jabuticaba e outros membros da Eugenia. Este arbusto, muitas vezes referido como uma árvore, também é mais comumente conhecida como a cerejeira de Suriname ou cereja da Flórida, devido à naturalização do arbusto em todo o estado.

Ela é nativa do leste da América do Sul, estendendo-se do Suriname, Guiana e Guiana Francesa até o sul do Brasil e do Uruguai, onde pode ser vista crescendo em matas ao longo das margens dos rios.

O Suriname faz um excelente trabalho com folhas aromáticas, resinosas e lisas, que são brilhantemente vermelhas quando jovens. Essas folhas pequenas e finas são receptivas à poda e a planta permanece densa até sua base, tornando-a ideal para sebes. A árvore atinge uma altura de 7,5 metros. Com um hábito alto e esguio.

As flores pequenas, brancas e aromáticas são seguidas por bagas vermelhas e com nervuras que proporcionam uma cor surpreendente na paisagem. Ornamental eles podem ser, mas são comestíveis? Sim, com toda certeza essas pitangas podem ser usadas para o consumo.

Eles não são encontrados nas mercearias locais, mas são amplamente cultivados em algumas regiões. Essas “cerejas”, que na verdade não são cerejas, podem ser transformadas em conservas, tortas, xaropes ou adicionadas à salada de frutas ou sorvete. Os brasileiros fermentam o suco da fruta em vinagre, vinhos e outros licores.

Qual é o Gosto da Pitanga Roxa?

Algumas fontes dizem que elas têm gosto muito parecido com a manga, o que definitivamente soa saboroso, enquanto outros afirmam que a alta quantidade de resina na planta dá esse sabor para a fruta. A fruta é incrivelmente rica em Vitamina C.

Existem duas variedades principais de pitanga: O sangue vermelho comum e o menos conhecido carmesim escuro a preto, que é menos resinoso e mais doce. Na Flórida e nas Bahamas, há safra na primavera e depois uma segunda safra de setembro a novembro.

Pitanga Roxa
Pitanga Roxa

Como Cultivar a Pitanga Roxa

Tenha em mente que se você está cultivando elas no chão, elas são plantadoras rápidas e precisarão de algum espaço, então planeje suas fileiras a uma distância de 5,5 metros. Para sebes (ou cercas), plantar entre 4,5 metros de distância.

Se você está plantando apenas um arbusto, planeje plantá-lo a pelo menos 3 metros de outras árvores ou arbustos. Você também pode cultivar esse tipo de pitanga em um contêiner, desde que escolha um tamanho grande o suficiente para sustentar o crescimento.

As pitangas roxas não gostam de raízes úmidas, então o solo bem drenado é extremamente importante. Uma combinação de solo, areia e perlita manterá sua cereja feliz. Para o melhor rendimento de frutos, plante-a em pleno sol com pelo menos 12 horas de luz solar sempre que possível.

Cuidados que Você Deve Tomar Assim que Plantá-la

Uma vez estabelecido, o cuidado que você deve ter com a planta é mínimo. Porque a planta tem um sistema radicular profundo, pode lidar com períodos de seca, mas prefere alguma irrigação. Regue a árvore semanalmente ou diariamente dependendo das condições ou se ela estiver em uma panela.

Não a mate de tanto regá-la! Essa é uma maneira certa de destruir a árvore. Uma vez regada, espere até que as 5 cm de terra estejam secas antes de regar novamente. Fertilize ao mesmo tempo em que rega com um fertilizante durante o período vegetativo.

Pitangas Roxas e seu Auxílio Contra o Diabetes

Alguns estudos dizem que as pitangas, em particular, contêm antocianinas que podem aumentar os níveis de insulina. E isso ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. A ingestão de antocianinas mostrou um aumento de 50% na produção de insulina, ajudando os pacientes a lidar com os sintomas do diabetes.

Outro estudo brasileiro também fala sobre como os extratos de pitanga podem combater a inflamação frequentemente associada ao diabetes.

Ajudar a Combater o Câncer

Os antioxidantes nas cerejas combate os radicais livres, e isso pode desempenhar um papel na prevenção do câncer. Isso também pode ser atribuído aos outros compostos fenólicos. E como as cerejas também estão ligadas à inflamação reduzida, elas certamente podem ter um papel na prevenção do câncer.

Previne Inflamação E Gota

Já vimos como a presença de antioxidantes ajuda os frutos a combater a inflamação. De fato, até mesmo as folhas desempenham um papel aqui. O suco das folhas é extraído e usado frequentemente em preparações anti-inflamatórias.

As folhas também contêm cineole (e também o óleo extraído dos frutos), que apresenta propriedades anti-inflamatórias. Estudos demonstraram que estes aspectos anti-inflamatórios do fruto podem ser úteis no tratamento da inflamação pulmonar. As cerejas melhoram a função pulmonar e até ajudam a tratar a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Estas propriedades anti-inflamatórias das pitangas roxas também podem ser eficazes no tratamento da gota.

Aumenta a Função Imunológica

As cerejas são ricas em vitamina C, um nutriente essencial para uma imunidade forte. Ele aumenta os mecanismos defensivos do corpo e protege contra doenças. A vitamina C nas cerejas funciona acelerando a produção de anticorpos e combatendo os micróbios causadores de doenças.

Melhorar a Saúde Gastrointestinal

As propriedades adstringentes e antissépticas das pitangas ajudam-no a lidar com problemas gastrointestinais. Estes incluem diarreia e algumas formas de feridas intestinais. De fato, a casca da planta também tem sido extensivamente usada para melhorar a saúde gastrointestinal.

Elas não são complicadas de serem encontradas no Brasil. O grande problema é o seu nome, que muda de acordo com cada região. Muitos nunca ouviram falar da pitanga, apenas as conhecem como cerejas.

Outras pessoas as confundem com frutas parecidas, como a acerola. Apesar de possuírem as propriedades nutricionais relativamente iguais, consumir essa fruta será um benefício enorme para a sua saúde. As pitangas são excelentes alternativas para melhorar o seu sistema imunológico, então, não deixe para consumí-las depois!

Veja também

Pêssego Precisa Descascar? O Que Fazer Com a Casca?

Pêssego é uma fruta suculenta e deliciosa. Muitos concordam que se parece com uma maçã, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *