Home / Plantas / Qual o Ciclo da Cana de Açúcar? Quanto Tempo Leva pra Colher?

Qual o Ciclo da Cana de Açúcar? Quanto Tempo Leva pra Colher?

A cana-de-açúcar é das gramíneas, uma grande família botânica onde encontramos trigo, milho, centeio etc. Se seus primos são cultivados por suas sementes e a cana-de-açúcar é o seu caule.

Família

Mais ou menos ereta, a cana com casca grossa e cerosa é lisa e sua cor varia de amarelo a roxo, dependendo da espécie. Dividido a cada 10 a 20 cm por “bases”, termina com uma panícula esbelta e prateada que carrega flores. A cana pode atingir 5 m de altura e 3 a 6 cm de diâmetro.
Existem duas categorias principais de cana: selvagem e cultivada. O primeiro, mais rústico e mais amadeirado, apresenta ciclo de melhor crescimento, enquanto o segundo, maior, resultante da hibridização de várias variedades, é mais rico em açúcar.

Calor

Ela adora calor e umidade, tornando-a uma planta tropical por excelência. Sua área preferida é entre latitude 35 ° N e latitude 30 ° S, que inclui os principais países produtores: Brasil, Índia, China, Cuba, Austrália, México, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos. Na Europa, é encontrado apenas na Ilha da Madeira e no sul da Espanha.

Exigente

A cana é uma planta perene: repele espontaneamente após cada corte. Mas, depois de alguns anos (4 a 7), envelhece e precisa ser substituída. Os tocos velhos são arrancados e sulcos são preparados nos quais serão colocadas estacas (pedaços de cana com cerca de 30 cm de comprimento, geralmente com três brotos ou olhos) cobertos de terra.
Em breve, os primeiros brotos aparecerão, mas leva cerca de um ano para a cana atingir seu ciclo de floração . Dura de dois a três meses e seu fim anuncia a conclusão do crescimento e maturidade da planta. É nesse momento que o mecanismo da fotossíntese intervém, o que, sob a dupla ação da seca e do frescor noturno, leva à formação de sacarose. Isso se acumula no caule, onde é distribuído de maneira desigual, sendo o cume chamado “ponta branca” o menos rico.

Plantio

As estacas são dispostas no fundo dos sulcos em fileiras simples ou duplas e cobertas com 2 a 5 cm de solo fino. Quando estiver frio, apenas 2 a 3 cm de solo serão colocados; quando estiver quente e úmido, serão cobertos com 4 a 5 cm de solo e, se estiver seco, serão cobertos com 7 a 10 cm de solo.
A colocação das estacas deve ser feita o mais rápido possível após a abertura dos sulcos. Os olhos são colocados ao lado e não abaixo. Uma boa emergência começa após 10 a 15 dias.

Tempo

O plantio deve ser feito o mais rápido possível após o corte das estacas. No cultivo de sequeiro, o plantio é feito desde o início das chuvas (ou seja, no final da temporada) para as bengalas que serão colhidas em virgem por cerca de 12 meses (bengala de um ano ou safra pequena).
Durante ou no final da estação das chuvas (em campanha), as canas colhem aos 16 ou 18 meses (canas com 18 meses de idade ou “agricultura em larga escala”).

A Colheita

Demora entre 8 meses (na Louisiana) e 22 meses (no Havaí) para a cana amadurecer . A rentabilidade da colheita depende, é claro, do clima, terreno, irrigação, variedade e grau de controle de doenças e pragas.

O ciclo da cana, seu crescimento e maturação estão intimamente condicionados pelo clima. Água e calor são favoráveis ​​ao crescimento, enquanto a seca e o frio (especialmente noturnos) são favoráveis ​​ao amadurecimento.
A colheita está espalhada por vários meses (de fevereiro a junho nas Índias Ocidentais, de julho a novembro na reunião). As hastes são cortadas o mais próximo possível do solo e depois cobertas.

Exceto nos locais menos desenvolvidos, onde esse trabalho ainda é feito à mão, as canas são geralmente cortadas e depois recolhidas por meios mecânicos (carregadeiras de serra elétrica, carregadeiras de garras). Como se deterioram muito rapidamente, caminhões e tratores os levam à fábrica sem demora.

A cana deve imperativamente passar o moinho entre 12 e 36 horas após o corte . O rendimento médio varia entre 60 e 100 toneladas / hectare. Uma tonelada de cana permite obter cerca de 115 kg de açúcar . As duas regiões produtoras da França são as Antilhas e a Reunião.

Os Parasitas

Parasitas da Cana de Açúcar
Parasitas da Cana de Açúcar

A cana é presa de muitos insetos nocivos : vermes brancos, pulgões, cochonilhas e especialmente “brocas” que vivem às custas da planta. Para combatê-los, os homens utilizam principalmente soluções biológicas (desenvolvimento de parasitas de insetos de brocas), químicas (pesticidas) e genéticas (criação de variedades resistentes a esses parasitas). Os ratos também causam danos significativos.
A aplicação de sementes de veneno ou o uso de iscas anticoagulantes são os dois meios utilizados para controlar esses roedores. Nemátodos, especialmente em solos arenosos e cupins, são outros “destruidores de culturas”.

Doenças

Existem três tipos de doenças que podem afetar a cana. Alguns são causados ​​por fungos como oídio, antraz, ranho vermelho ou ferrugem, outros por bactérias (goma, escamação e rebrota). Outros ainda vêm de vírus : mosaico, doença de Fiji e estrias cloróticas.

Para intervir contra esses males, novas variedades de cana foram criadas . Ao mesmo tempo, ações estão sendo implementadas (quarentena, desinfecção de facas …) para prevenir ou retardar a propagação de doenças . Produtos químicos e calor também são usados ​​para proteger e curar estacas. Finalmente, o saneamento de viveiros e possivelmente campos é praticado, se necessário.

Variedade

As variedades ou clones são obtidos por hibridação entre os pais que têm em seus ancestrais vários saccharum. A partir do cana nobre (S officinarum), o suprimento sanguíneo da cana selvagem permitiu a criação de híbridos mais produtivos, tolerantes a certas condições adversas ou resistentes a doenças. Além disso, é melhor plantar variedades com diferentes períodos de maturidade para garantir a regularidade do suprimento da planta de processamento.

Ciclo

A multiplicação da cana é feita por estacas.
Fase de recuperação: 2 a 4 semanas após o plantio das mudas, os primeiros caules aparecem.
Fase de crescimento: dura cerca de 5 a 7 meses. No final do crescimento, a vegetação para e a inflorescência aparece. Esta fase ocorre principalmente durante o calor e chuvas fortes.

Fase de maturação: dura em média 6 meses após o período de baixa estatura e frio com chuva fraca. Corte de cana-de-virgem: geralmente ocorre apenas entre os dias 15 e 18 após o plantio das mudas.

Mudas de Cana de Açúcar
Mudas de Cana de Açúcar

Dependendo da data do plantio, essas bengalas virgens podem ser cortadas entre 12 e 14 meses após o plantio. Este corte termina o 1º ciclo.

Fases de crescimento e maturação dos primeiros rebrotamentos. Eles duram 12 a 14 meses após o corte das bengalas virgens.

Corte dos primeiros rebrotamentos: ocorre 2 anos a 30 meses após a instalação das mudas. Este corte termina o segundo ciclo.

Posteriormente, o corte de rebrota será realizado a cada 12 a 13 meses. Assim, o ciclo vegetativo completo da cana-de-açúcar pode durar muitos anos se as condições ambientais forem favoráveis. No entanto, não é rentável manter os mesmos pés na mesma terra indefinidamente. O ciclo da colheita, portanto, dura apenas 5 a 7 anos, em média. A proliferação de cigarras obriga os plantadores a não exceder o número de 3 a 4 rebrotações após a colheita das bengalas virgens.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Um comentário

  1. a plantar da cana de açucar e resistance a neve?Moro em Massachusetts USA e gostaria de Saber se e melhor plantar no vasa grande ou pode plantar na Terra mesmo?
    E como faço pra fazer um bom adulbo pra plantar a cana de açucar? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *