Home / Plantas / Para Que Serve a Farinha de Berinjela? Como Fazer?

Para Que Serve a Farinha de Berinjela? Como Fazer?

Berinjela, cujo nome científico é Solanum melongena, é uma planta da família das solanáceas cultivada por seus frutos comestíveis. A berinjela requer um clima quente e é cultivada no sudeste da Ásia, desde a antiguidade remota.

Um prato básico na culinária da região mediterrânea, a berinjela aparece com destaque em pratos clássicos como o moussaka grego , a berinjela italiana parmigiana e o sabor do Oriente Médio, baba ghanoush. Também é frequentemente servido como um vegetal cozido, grelhado, frito ou cozido e é usado como guarnição e em ensopados.

Embora forneça muitos alimentos conhecidos para as pessoas, incluindo batata, tomate, pimenta e berinjela, a maioria das plantas da família Solanaceae também contém alcaloides venenosos. A menos que haja entradas específicas com informações sobre usos comestíveis, seria imprudente ingerir qualquer parte desta planta, todas as partes verdes da planta são venenosas.

Características das Berinjelas

A berinjela geralmente é cultivada anualmente e apresenta um caule ereto e espesso que às vezes é armado com espinhos. As folhas são grandes, ovadas e ligeiramente lobadas. As flores violeta pendentes são caracteristicamente solitárias e têm aproximadamente 5 cm. de diâmetro. A fruta é uma baga grande em forma de ovo, com uma superfície brilhante que varia de cor de roxo escuro a vermelho, rosa, amarelado ou branco e às vezes é listrada; a cor e a forma da variedade branca são a fonte do nome comum.

Solanum melongena é uma planta geralmente muito ramificada, com caules que podem se tornar mais ou menos lenhosos. Pode crescer até 1,5 metros de altura, ocasionalmente até 2 metros.

Cultivo de Berinjelas

A planta é frequentemente cultivada, especialmente em áreas tropicais e subtropicais, em altitudes de até 1.200 metros, por seus frutos comestíveis, geralmente vendidos nos mercados.

Pré-mergulhe as sementes por 24 horas em água morna e semeie em um canteiro ou em recipientes.  A germinação leva 8 a 12 dias a temperaturas de 22 a 28 graus Celsius. A expansão dos cotilédones leva alguns dias e a primeira folha verdadeira aparece após uma semana. Plante com 8 a 10 cm de altura.

A planta não é tolerante ao gelo, mas em regiões mais quentes da zona temperada, pode ser cultivada ao ar livre como uma colheita anual. É necessária uma temperatura constante de 25 a 30 graus Celsius durante a estação de crescimento para a melhor produção de flores e frutos. As plantas podem ser cultivadas nas estações chuvosa e seca, embora a precipitação excessiva diminua o crescimento e reduza a floração.

Cultivo de Berinjelas
Cultivo de Berinjelas

Requer uma posição ensolarada. As plantas crescem melhor em um solo arenoso e bem drenado, com muita matéria orgânica, embora tenham sucesso na maioria dos solos. Eles exigem muita umidade, embora o solo deva ser bem drenado. Requer um pH na faixa de 5,5 a 6,8.

A colheita pode começar cerca de 3 a 4 meses após a semeadura e pode continuar por mais de um ano nos trópicos. Foram alcançados rendimentos de até 5 toneladas por hectare.

Em climas mais frios, quando cultivadas anualmente, as plantas devem ficar restritas a não mais que 4 frutas para garantir que atinjam um bom tamanho e amadurecem adequadamente. As plantas raramente são incomodadas por pragas ou doenças.  Lesmas, caracóis e lagartas adoram esta planta.

Utilidades da Berinjela

Delicioso Prato de Berinjela
Delicioso Prato de Berinjela

A berinjela é usada principalmente como alimento, mas também tem vários usos medicinais que a tornam uma adição valiosa à dieta. Em particular, a fruta ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e é adequada como parte de uma dieta para ajudar a regular a pressão alta.  A pasta de frutas aquecida é aplicada nas articulações dolorosas. O fruto é anti-hemorroida e hipotensivo, também é usado como antídoto para cogumelos venenosos.  É machucado com vinagre e usado como cataplasma em mamilos rachados, abscessos e hemorroidas.

As folhas são narcóticas. Uma decocção é aplicada à descarga de feridas e hemorragias internas.  Um cataplasma calmante e emoliente para o tratamento de queimaduras, abscessos, herpes labial, hemorroidas e condições semelhantes pode ser feito das folhas .  As folhas de berinjela são tóxicas e devem ser usadas apenas externamente.

As cinzas do pedúnculo são usadas no tratamento de hemorragias intestinais, hemorroidas e dor de dente.  Uma decocção da raiz é estimulante antiasmático e adstringente.  É transformado em pó e aplicado internamente e externamente como remédio para sangramento.  O suco da raiz é usado no tratamento de otite e dor de dente.

Berinjelas crescem bem com feijão, estragão e tomilho.  Plantas aromáticas como lavanda, tansy, malmequeres ou absinto ajudam a manter os pulgões afastados.  Cresce muito com batatas, cebolas e alho.

Para Que Serve a Farinha de Berinjela? Como Fazer?

Farinha de Berinjela
Farinha de Berinjela

Os vegetais ricos em amido podem ser usados ​​como espessante para molhos, sopas ou ensopados, cozinhando primeiro e depois esmagando ou fazendo purê. A farinha de legumes pode ser feita de abóbora, berinjela, inhame, batata ou cenoura. Descasque e corte em pedaços, depois seque em um forno ou desidratador muito lento. Moer até um pó fino. Ao usar farinhas alternativas para engrossar, dissolva primeiro em água fria para evitar grumos, assim como faria com o amido de milho.

Primeiro descasque a berinjela, depois corte a berinjela em fatias finas que secam mais rápido. Qualquer coisa mais espessa que um centímetro corre o risco de selar a umidade no interior da fatia.

Passe a desidratar as fatias de berinjela – ponha as fatias nas prateleiras de um desidratador de alimentos e desidrate até que as fatias fiquem quebradiças. Você também pode usar um desidratador solar se tiver clima nessa época do ano ou secar as fatias no forno na temperatura mais baixa, com um ventilador funcionando para circular o ar.

Próximo passo é moer a berinjela seca em pó. Esta é a parte em que a berinjela seca se transforma em farinha de abóbora. Você pode usar um liquidificador ou processador de alimentos. Um moedor dá bons resultados, mas a maioria é pequena demais para acomodar as fatias de berinjela seca. A consistência que você se busca é quase a mesma que uma farinha de grãos integrais. A moagem é barulhenta;  pode-se diminuir um pouco o ruído envolvendo a tigela do processador de alimentos ou do liquidificador com uma toalha, mas certifique-se de não bloquear as saídas de ar do motor do aparelho.

Guarde a farinha de berinjela em um recipiente hermético na despensa. A farinha de berinjela pode substituir até um quarto da farinha de grão exigida na maioria das receitas de assados. A farinha de berinjela é menos adequada para receitas com sabor delicado, mas funciona especialmente bem em pães integrais, panquecas e waffles.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *