Home / Plantas / Horta Com Pouco Sol

Horta Com Pouco Sol

Se o seu jardim não oferecer as 6 a 8 horas de sol por dia recomendadas para o cultivo da maioria dos vegetais, isso não importa.

A sua Horta é Semi-Sombreada ou Totalmente à Sombra?

Uma sombra que se estenda sobre a horta algumas horas por dia não terá o mesmo impacto em suas plantações do que um tom onipresente. Livros de jardinagem, empresas de sementes e jardineiros definem diferentes tipos de sombra, dependendo da duração do sol.

O jardim de sombra parcial é aquele que recebe cerca de 4 ou 5 horas de sol por dia (ou menos, se a sombra for mesmo parcial, por causa de uma árvore com folhagem curta por exemplo). É um tipo comum de sombra, mais recorrente nas áreas residenciais, e pode ser causada também por um edifício ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

O jardim sombreado é um jardim que recebe entre uma e duas horas de sol por dia (ou luz indireta várias horas por dia), ou que aproveita o sol da manhã (até às 9h ou 10h) ou à noite (após as 16h).

Um jardim é totalmente sombreado quando não recebe nem o sol direto nem a luz refletida. Pensar em cultivar alguns vegetais é ilusório.

Os Efeitos Colaterais da Sombra

Plantas na Sombra
Plantas na Sombra

O impacto da sombra nas plantas também depende de outras variáveis: pela sua natureza (construção, folhagem densa, etc); ou seu deslocamento e seu aperto no chão ao longo do dia, mas também com as estações do ano (a posição mais alta ou mais baixa do sol no céu e a presença de folhagem decídua são decisivas).

A natureza do solo: úmido, pesado, compacto … Um solo que mantém a água mais fria que um solo bem drenado. As temperaturas , variando de acordo com a exposição, local e época. O sol aquece mais em um local do que em outro; Também uma planta pode apreciar uma exposição semi-sombreada no sul, mas exige pleno sol no norte.

A sombra do meio dia no verão é a mais procurada pois permite fazer semeadura de verão e evitar o aumento de sementes e as queimaduras de sol inoportunas. A sombra matinal do início da primavera permite que o solo aqueça lentamente, em uma época do ano em que as diferenças de temperatura entre a noite e o dia podem ser muito significativas. A sombra do final do dia é a que tem menos consequências.

Limitar o Impacto da Sombra

A sombra é móvel ao longo das horas e estações. Quando você inicia uma horta em um terreno sombreado ou semi-sombreado, identifique as áreas mais expostas. Será nesses lugares que os vegetais mais gananciosos em calor e brilho terão que ser instalados.

Para ampliar estas áreas, estudar a possibilidade de reduzir as fontes de sombra , por exemplo, reduzindo a altura de uma cobertura de plantas, substituindo uma parede de vedação por uma cerca perfurada, reduzindo a coroa da árvore, etc.

Mulher Cuidando de Sua Horta em Terreno Sombreado
Mulher Cuidando de Sua Horta em Terreno Sombreado

Oriente as filas de culturas norte / sul ou nordeste / sudoeste para aproveitar o máximo de sol durante o dia e espaçar suas plantações o máximo possível . Certifique-se de que as plantas mais altas não sombreiam as menores, as raras vezes em que o sol vai iluminar o seu jardim.

A cultura em coberturas também é uma maneira de aproveitar ao máximo os momentos de sol, criando uma encosta voltada para o sul. Apoiando-se contra uma parede , de preferência clara, a cobertura transformado em estufa se beneficiará, além de uma luz indireta (reflexo dos raios solares) e do calor que armazena no dia.

Horta Com Pouco Sol

Em geral, os legumes que podem crescer na sombra são folhas verdes e vegetais de raiz. Frutas vegetais são mais difíceis de crescer na sombra. Tomates, pimentões, pepinos e berinjelas, por exemplo, não gostam de crescer na sombra e precisam de calor e luz solar direta. Sem suas oito horas de sol por dia, elas não crescem nem um pouco.

Tenha cuidado, não faça generalidades, pois existem milhares de espécies de tomates e vegetais de frutas que são aclimatados para crescer com apenas cinco ou seis horas de sol por dia. Este é o caso, por exemplo, de tomates que são usados ​​para grandes variações de temperatura e para ter a sombra da floresta. Continua sendo exceções, mas é possível.

Tentarei fazer aqui a lista mais completa possível de vegetais e plantas que crescem na sombra leve ou parcial. Os nomeados são: rúcula, beterraba, brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, couve, couve-rábano e todos os brotos em geral, cenoura, aipo, acelga, repolho chinês (Pak Choi), manjericão, salada, endívia, escarola, alho, rabanete, alface, alho-poró, mostarda, espinafre, pastinaga, ervilha, batata , rabanete,cebolinha, nabo, agrião, feijão, ruibarbo, abobrinha e eu provavelmente ainda esqueci muitos.

Ervas que crescem em um jardim parcialmente ou ligeiramente sombreado incluem angelica, manjericão, cerefólio, cebolinha, hortelã ou bálsamo, agrião de jardim, rábano, erva-cidreira, hortelã, salsa, alecrim, valeriana, etc.

Benefícios de Horta com Pouco Sol

Diz-se que as plantas cultivadas na sombra têm menos probabilidades de ter um sabor amargo e a sua textura é mais flexível porque são menos atacadas pelo sol. Outra vantagem é que no calor anual é menor, você pode cultivar legumes usados ​​para as estações frias por um longo período.

Semear as sementes à sombra é mais fácil porque é menos provável que você veja o substrato ou o solo secar e evitar a germinação. Áreas sombreadas precisam de menos rega. A última vantagem é que você será menos propenso a ver suas plantações queimadas pelo sol ardente.

É inútil desperdiçar sua energia e tempo tentando aclimatar legumes frutificando se você não tem sol direto. Você economizará tempo e evitará decepções ao abrir mão desse tipo de verduras. Mais cedo ou mais tarde, a natureza vai te pegar e você verá que a seleção natural é muito eficaz …

Como o crescimento e o amadurecimento de seus vegetais serão limitados pela falta de sol, você pode germinar suas sementes dentro de casa, sob uma lâmpada de horticultura. Isso vai lhe poupar dias preciosos que lhe permitirão colher, apesar de tudo, a tempo. Certifique-se de que não será tão rápido como se você estivesse crescendo ao sol, mas não se desespere; paciência é uma das melhores virtudes.

Você pode pintar suas paredes, edifícios ou cercas em branco para refletir melhor a luz do sol. Idem com a água, você pode construir um lago artificial para ajudar a refletir os preciosos raios do sol. Você pode otimizar as sombras podando ou podando árvores próximas. Crescer em vasos sobre rodas para acompanhar o sol com seus legumes e ervas também é uma boa idéia.

Veja também

Esporos

O Que São Esporófitos E Esporos? O Que São Esporos Briófitas?

Pra quem mexe usualmente com plantas talvez já tenha tomado contato com termos como esporófito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *