Home / Plantas / Goiaba Roxa: Sabor, Como Podar, Características e Fotos

Goiaba Roxa: Sabor, Como Podar, Características e Fotos

Pra quem não sabe, existem muitas variedades de frutas bastante populares. Peguemos como exemplo a goiaba roxa, que se trata de um tipo de goiaba não muito conhecida das pessoas, mas que seria bem interessante sabermos um pouco mais a respeito dela.

E, é o que vamos fazer nas próximas linhas: apresentar a você um pouco sobre essa variante de uma fruta tão deliciosa.

Principais Características da Goiaba Roxa

De nome científico Psidium Guajava, a chamada goiaba roxa não tão conhecida assim das pessoas pelo fato da comercialização dela não ser tão intensiva quanto das goiabas mais comuns. Não é à toa também que há uma carência de informações quanto à origem dessa fruta. Já em se tratando dos aspectos visuais, podemos fazer a distinção entre uma e outra facilmente. Além da característica cor arroxeada, a Psidium Guajava também tem um sabor mais adocicado, além de possuir poucas sementes em sua polpa.

Além disso, trata-se de uma planta que tolera bem vários tipos de solo, desde aqueles mais úmidos, até os mais secos. A regeneração natural dela é bem intensa, muito por conta da dispersão de suas sementes pelas aves. A árvore, por sua vez, pode variar bastante de tamanho, indo dos 3 aos 10 metros de altura. Já o tronco é tortuoso e ramificado, sendo bastante liso, descamando em placas bem características, cuja coloração é cinza-avermelhada ou arroxeada. A sua madeira, inclusive, é bem pesada, dura, compacta e razoavelmente durável.

A copa dessa árvore é irregular e rala, possuindo folhas simples, opostas e oblongas, com ápice arredondado ou então levemente agudo. As flores, por sua vez, são arroxeadas e bem vistosas. O fruto é em forma de baga, com casaca roxa, tendo uma polpa de coloração igual. O habitat onde essa planta vive naturalmente é em vegetações da Mata Atlântica.

O desenvolvimento dessa planta é muito ágil, e o seu cultivo é mais eficaz em locais quentes, mesmo tolerando vários tipos de solo. Os frutos da goiaba roxa são de porte médio, mas com podas de condução e limpezas constantes, o seu tamanho pode aumentar um pouco.

Goiaba Roxa
Goiaba Roxa

Já a coloração arroxeada tanto dos frutos, quanto das flores dessa planta, deve-se ao fato desse vegetal ser impregnado de antocianinas, que são pigmentos compostos por fenólicos, pertencentes ao grupo dos flavonoides.

Como Cultivar e Podar Goiaba Roxa?

As principais formas de cultivo para essa planta são através enxertia ou estaquia. Muitos acreditam, por sinal, que o cultivo através de sementes podem gerar árvores de qualidade duvidosa, demorando mais pra se desenvolverem. Independe do tipo de solo, este precisa ser profundo e muito bem drenado, em um terreno que seja de preferência plano.

É necessário podar a goiaba roxa para fins de limpeza e condução da planta, pois, assim, você consegue um crescimento saudável da planta, e não corre grandes riscos de doenças ou pragas. A primeira poda é a de formação, enquanto a planta ainda se encontra pequena. O corte precisa ser feito no ponteiro da plantam deixando uns três ou quatro galhos para começar a produzir. Aí vem a segunda poda, que é a de condução, onde você esticar esses galhos, deixando que eles fiquem assim por, pelo menos, uns 2 anos, colocando uma espécie de peso, ou mesmo um fio no chão para que o galho fique em formato de taça.

São essas primeiras podas que garantem que a árvore fique com um formato onde os galhos crescerão dos lados, já que, desse jeito, os pés ficam com aproximadamente dois metros de altura, o que facilita o manejo e a colheita da fruta posteriormente. Para produzir várias goiabas ao longo do ano, uma poda bem importante é a poda de produção. Na época de inverno, é podar baixo, perto do tronco mais grosso, cortando a maior parte dos galhos. No verão, esses galhos crescem de novo.

A poda dessa planta deve ser feita a cada dois meses.

De que Maneira Consumir a Goiaba Roxa?

Essa, assim como outros tipos de goiaba, pode ser incluída no seu cardápio de várias maneiras. Basicamente, no entanto, o consumo in natura, ou em sucos e vitaminas, é o mais indicado, pois dessas formas todos os nutrientes que essa fruta possui ficam mais conservados. Inclusive, você pode deixar certas bebidas com goiaba ainda mais nutritivas com a adição de limão, laranja ou até mesmo gengibre.

Outra boa alternativa é consumir essa fruta em tortas, sorvetes, mousses e doces dos mais variados tipos. Claro nunca é demais buscar a recomendação de um nutricionista, afinal, cada pessoa pode reagir de maneiras diferentes a determinados tipos de alimentos.

Alguns Benefícios da Goiaba Roxa

Como quase toda fruta, a goiaba roxa é repleta de ótimas indicações para a nossa saúde, em diversas áreas. Por exemplo, as fibras presentes nela podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, fazendo da goiaba roxa uma ótima aliada para quem possui diabetes. Automaticamente, essas mesmas fibras servem para limpar o sistema digestivo, e ainda mantém o intestino livre.

Outro benefício claro que essa fruta traz é que, por ser rica em retinol, ela tem forte impacto na saúde. Além disso, o potássio, também bem abundante nessa fruta, controla os níveis de pressão arterial ocular.

Inclusive, trata-se de uma fruta que auxilia até mesmo na perda de peso, muito devido às fibras que compõem a fruta. Uma goiaba roxa, por exemplo, tem em torno de 9 g de fibras, mantendo o nosso organismo “cheio”, e fazendo com que nos sintamos saciados. Automaticamente, come-se menos, e perde-se peso.

Por fim, podemos dizer que a goiaba roxa é excelente no trato com as viroses, como a gripe ou a dengue. No caso da gripe, essa goiaba é ótima, pois ajuda a reforçar o nosso sistema imunológico, prevenindo esse tipo de doença. Já em se tratando da dengue, a fruta é excelente para tratar a febre causada por essa enfermidade. Nesse caso, a recomendação é beber o suco da goiaba roxa três vezes ao dia.

Pois é, viu só como uma simples variedade de uma fruta bastante conhecida pode ser tão benéfica assim? Agora, é só aproveitar esse delicioso produto natural caso você o encontre por aí, ou até mesmo resolva plantá-lo.

Veja também

Flores de Clusia

Pé De Clusia: Árvore, Raiz, Folhas, Flores, Tronco e Fotos

A clusia é uma planta tropical, muito comum em regiões do Sudeste brasileiro, ainda mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *