Home / Plantas / Árvore Magnólia Amarela: Características, Nome Científico e Fotos

Árvore Magnólia Amarela: Características, Nome Científico e Fotos

Pesquisar sobre plantas e cultivar diversas delas com certeza é um hobbie para muitas pessoas apaixonadas por jardinagem. Com a vida corrida que todos levam atualmente, ter uma plantação com certeza é um hábito extremamente benéfico para o ser humano.

Porém, antes de resolver cultivar uma planta é necessário conhecê-la mais profundamente. Ou seja, você precisa saber as características básicas dela, como cultivá-la e até mesmo pode saber um pouco mais de informações científicas sobre a mesma.

Por esse motivo, neste artigo falaremos de forma mais aprofundada sobre a árvore magnólia amarela. Com certeza o plantio de uma árvore é muito diferente do plantio de uma flor, e por isso você pode querer saber mais informações sobre essa árvore tão bela e interessante antes de cultivá-la!

Árvore Magnólia Amarela – Classificação Científica

A classificação científica de um ser vivo tem exatamente a função que o próprio nome já diz: classificar cientificamente um ser vivo de acordo com outros seres e de acordo com o ambiente em que ele está inserido.

Portanto, é muito interessante analisar a classificação científica de uma planta antes de cultivá-la, já que essa classificação diz muito sobre a planta e sobre as características que ela terá ao se desenvolver, além de explicar diversas necessidades da mesma ao longo do cultivo.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Magnoliales
Família: Magnoliaceae
Gênero: Magnolia
Espécie: Magnolia champaca

Como podemos perceber, a magnólia amarela faz parte da ordem Magnoliales, mesma ordem de outras plantas que possuem características parecidas, como por exemplo flores hermafroditas e perenes.

Além disso, a magnólia amarela faz parte mais especificamente da família Magnoliaceae, constituída por mais de 250 espécies e representante das magnólias e tulipeiros.

Por fim, podemos destacar que ela pertence ao gênero Magnolia e à espécie champaca, o que acaba constituindo o seu nome científico: Magnolia champaca, formado respectivamente por gênero + espécie.

Apenas por meio da classificação científica já foi possível ter uma boa ideia de como a magnólia amarela é, então agora vamos te ensinar como cultivá-la da maneira correta!

Árvore Magnólia Amarela – Dicas De Cultivo

Muda de Magnólia Amarela
Muda de Magnólia Amarela

Cultivar uma planta requer cuidados únicos e especiais; logo, pode ser necessário estudar um pouco sobre esse cultivo antes de colocá-lo em prática realmente. Então, siga nossas dicas para cultivar sua magnólia amarela por muitos anos de maneira saudável e correta.

  • Solo

Para cultivar a sua árvore, o solo deve ser extremamente fértil, drenável e muito rico em matérias orgânicas. Isso significa que o cultivo deve ser feito em um solo pleno e propício para planta.

  • Irrigação

Durante o primeiro ano de cultivo a irrigação deve ser feita de maneira regular, praticamente todos os dias, mas não de maneira exagerada para que a raiz não fique tão encharcada.

  • Clima

A magnólia é uma árvore tropical, e por isso o clima brasileiro já é naturalmente bom para o seu cultivo. Porém, durante as épocas de frio é importante lembrar que ela aguentará leves geadas apenas quando já estiver forte, o que pode levar certo tempo.

  • Substrato e escarificação

A escarificação deve ocorrer em água para que todo arilo seja retirado (já que ele tende a inibir a germinação da semente), após isso você precisará de um substrato arenoso

A tendência é que um mês e meio depois do plantio a germinação ocorra e sua árvore começará a se fortalecer e nascer.

  • Paciência

É muito importante lembrar que uma árvore não é uma flor. O tempo de cultivo é muito maior e, pelo menos no início, você precisará cuidar com bastante frequência da magnólia amarela para que ela se fortaleça e, caso ela esteja em ambiente externo, a natureza tome conta da sua muda sozinha.

Porém, tudo vale a pena quando você encontrar sua árvore saudável anos depois e souber que aquilo foi resultado do seu esforço!

Características Da Árvore Magnólia Amarela

Você com certeza já percebeu algumas características da árvore magnólia amarela por meio de nossa explicação sobre a classificação científica, mas o estudo fica ainda mais interessante e dinâmico quando vemos algumas características básicas. Por isso, preste atenção.

A magnólia amarela tem sua origem no sudeste da Ásia e é usada principalmente para ornamentos, já que sua flor é extremamente cheirosa e bonita, chamando muita atenção. Ela possui um porte médio, medindo até 30 metros de altura quando cultivada e 50 metros de altura em habitat natural.

Por se tratar de uma árvore com esse porte, o tronco da magnólia pode chegar a medir 2 metros de diâmetro, ocupando um bom espaço no terreno; além disso ele pode ser múltiplo, ocupando ainda mais espaço.

As flores originadas da magnólia podem mudar de cor de acordo com a espécie, mas nesse caso elas são amarelas. Seus frutos possuem de 2 a 4 sementes cobertas por arilo, o que atrai diversas aves normalmente.

Aves Atraídas Pela Árvore

Como já dissemos, a árvore magnólia amarela tende a atrair muitos pássaros por conta de seus frutos cobertos por arilo. E por esse motivo também é muito interessante saber quais são as aves mais atraídas por essa árvore, principalmente se alguma espécie de ave é muito presente na sua região.

Portanto, segue a lista de algumas espécies atraídas pela magnólia amarela naturalmente, de acordo com um estudo feito por cientistas da cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais:

  • Mais frequentes: Bem te vi e Saí azul;
  • Algumas outras registradas: Sanhaço cinzento, Suiriri, Saí andorinha, Suiriri cavaleiro e Pomba asa branca.

É interessante notar que ao todo cerca de 19 espécies consumiram os frutos da planta durante o estudo; portanto, ela realmente é uma árvore que atrai muito os pássaros e com certeza poderá gerar um incômodo caso você queira cultivá-la mas não gosta de aves.

Portanto, agora você já sabe como cultivar sua magnólia amarela e quais são as características dela. Basta separar um espaço e começar o seu próprio cultivo!

Quer saber um pouco mais sobre as outras variedades de magnólia e não sabe onde encontrar informação? Nós temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Árvore Magnólia Roxa: Características, Fotos e Nome Científico

Veja também

Tudo Sobre a Flor Amor-Perfeito: Características e Nome Cientifico

As flores sempre despertaram particular interesse nas pessoas, seja pela sua beleza que encanta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *