Home / Plantas / O Que Acontece se Comer Muita Chia?

O Que Acontece se Comer Muita Chia?

As sementes de chia são ótimas para a nossa saúde. Elas reduzem a inflamação, aumentam a energia, nos mantêm hidratados e fazem muitas outras coisas maravilhosas. Mas, como qualquer alimento, o que acontece se comer muita chia?

Essa pode ser uma experiência traumatizante, caso você não saiba preparar ou consumir em quantidades além da conta. Você já ouviu falar naquela frase “tudo o que é demais faz mal?” Pois então, nesse artigo será possível entender mais sobre a chia e qual é o resultado da sua ingestão exagerada. Confira!

Um Pouco Sobre a Chia

Chia na Colher de Madeira
Chia na Colher de Madeira

A popularidade das sementes de chia e seus muitos usos se tornou extremamente relevante no setor de saúde. Médicos e cientistas a considera um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo, elogiando os infinitos benefícios.

Com muitas receitas e informações nos dizendo como usar as sementes, há evidências suficientes por trás de seus benefícios. Assim, para saber se elas são realmente capazes de melhorar nossa saúde devemos filtrar bem os conhecimentos.

As sementes de chia já existem há muito mais tempo do que você imagina. De fato, nos anos 80 eles eram quase mais populares do que são agora. No entanto, seu uso inicial remonta ainda mais aos astecas e maias, que os consideravam um alimento básico.

Derivada da planta Salvia Hispanica, a chia se originou no vale central do México. Cultivada e colhida pelas antigas civilizações astecas, era uma das principais culturas alimentares e uma das sementes mais valiosas colhidas a cada ano.

Planta Salvia Hispanica
Planta Salvia Hispanica

Tão importante, de fato, que costumava ser usado como forma de pagamento entre civilizações. A planta em si é considerada uma erva e cresce cerca de um metro de altura. Folhas verdes de tamanho médio e flores azuis a compõem e estão relacionadas com o que acontece se comer muita chia, afinal, algumas pessoas consomem a planta toda.

A chia é rica em ácidos graxos e proteínas, cada semente absorve mais de 12 vezes o seu peso em água. Depois que a água é absorvida, as sementes de chia criam uma camada protetora de gel responsável por proporcionar uma textura exclusiva.

No entanto, quais são alguns dos principais benefícios para a saúde e o que acontece se comer muita chia?

Os Benefícios da Chia

Antioxidantes

As sementes de chia são incrivelmente ricas em antioxidantes. Assim como esses antioxidantes trabalham para proteger os nutrientes sensíveis das sementes contra estragos, quando consumidas, elas também protegem o corpo dos radicais livres que podem causar envelhecimento prematuro e até câncer. Devido a essa camada protetora, essas sementes têm uma vida útil substancial de quase dois anos sem refrigeração.

Os antioxidantes são essenciais porque nossos corpos produzem naturalmente radicais livres, que podem ser extremamente prejudiciais. Eles podem até dominar o número de antioxidantes que ocorrem naturalmente.

O consumo desses alimentos, em oposição aos suplementos, pode permitir que nosso corpo absorva melhor os nutrientes e evite efetivamente que os radicais livres causem danos. Mas fique atento, pois o que acontece se comer muita chia pode ser prejudicial.

Benefícios da Chia
Benefícios da Chia

Proteínas de Alta Qualidade

Para uma semente tão pequena, ela contém uma quantidade significativa de proteína quando comparada à maioria das outras plantas. De fato, 14% do peso de uma semente de chia é composto de proteínas e aminoácidos, que ajudam ainda mais nosso corpo a produzir proteínas com eficiência.

Melhora a Saúde Dental

As vitaminas e nutrientes encontrados n chia, como cálcio, fósforo, zinco e até vitamina A, são essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes.

O cálcio não é apenas necessário para isso, mas desempenha um papel vital para manter o organismo forte e saudável. O cálcio insuficiente pode levar a dentes fracos que eventualmente lascam, racham ou ficam infectados.

Bom Para a Saúde do Coração

Se você deseja saber o que acontece se comer muita chia, deve saber que ela reduz a inflamação. Juntamente com suas propriedades anti-inflamatórias, as sementes também foram credenciadas com a regulação do colesterol e a redução da pressão arterial, tornando-as o lanche perfeito para o coração!

As altas quantidades de três ácidos graxos ômega-3 ajudam seu corpo a absorver melhor vitaminas essenciais como A, D e E. Os fortes efeitos anti-inflamatórios dos ômega-3 ajudam a reduzir o estresse em todo o corpo e a impedir a pressão dos vasos sanguíneos na prevenção de doenças cardíacas.

Promover Perda de Peso

Enquanto as sementes de chia contêm um poderoso soco de fibras e proteínas, assim como a farinha de aveia, sua textura faz com que elas se expandam. Isso contribui para a sensação de plenitude quando consumidas. Essa sensação de saciedade no início de uma refeição prova ser muito eficaz na prevenção de excessos e ganho de peso.

As sementes também são consideravelmente ricas em fibras e proteínas. A fibra encontrada trabalha para satisfazer seus desejos mais cedo ou mais tarde. Além disso, como ela permanece no seu sistema por algum tempo, também pode ajudar a mantê-lo mais cheio por mais tempo. A fibra também mantém seu estômago saudável, permitindo que você elimine adequadamente qualquer excesso que seu corpo possa estar retendo.

O Que Acontece se Comer Muita Chia

Chia no Saquinho
Chia no Saquinho

As sementes podem absorver muitas vezes seu peso na água. Assim, elas se expandem e se alojam no esôfago. Isso ocorre especialmente se houver histórico de problemas de deglutição. É isso o que acontece se comer muita chia. Mas tem mais…

Não se deve consumir sementes de chia secas. Como elas aumentam em até 27 vezes o seu peso, adicione líquido antes de consumi-las. Depois de expandidas, eles são seguros para comer e serão facilmente digeridos.

Geralmente, a matéria e as sementes vegetativas podem pelo menos se decompor e deslizar. A popularidade das sementes de chia está crescendo, e isso ocorrerá com mais frequência. Se você tem algum histórico de problemas de deglutição, por enquanto, afaste-se desse alimento.

Enquanto uma quantidade adequada de fibra é boa para você, muita pode provar ter um efeito oposto, resultando em problemas estomacais e gastrointestinais. As sementes são extremamente ricas em fibras e muita fibra não funciona com todos os tipos de corpo.

A alta quantidade de proteína encontrada nas sementes de chia também pode ser um alérgeno. Assim, deve ser evitado se ocorrerem sintomas.

Gostou de saber o que acontece se comer muita chia? Você certamente recebe vários benefícios comendo esse alimento diariamente, mas pode também ser bombardeado pelo excesso. Tome cuidado!

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *