Home / Plantas / Cacto Flor de Maio: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto Flor de Maio: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto flor de maio é o nome comum para uma das espécies do gênero schlumbergera, pertencentes à família dos cactaceae. Eles vêm das florestas costeiras brasileiras, onde crescem como epífitas em grandes árvores.

Os cactos flor de maio cultivados para ornamentação são exclusivamente híbridos, as formas silvestres não desempenham um papel como plantas de casa e, infelizmente, agora todos correm um grande risco em seus locais naturais.

Cacto Flor de Maio: Características e Fotos

Os cactos flor de maio são cultivados como plantas domésticas clássicas porque não são resistentes em algumas latitudes. Devido à sua floração, eles são particularmente populares como parte das decorações. Seus brotos caídos predestinam-nos para vasos altos ou cestos pendurados, onde as flores exuberantes podem pairar sobre a borda.

Apesar de pertencer aos cactos, a flor de maio não possui espinhos reais, mas apenas cerdas finas. Os brotos são planos, carnudos e pendurados, o que torna o cacto flor de maio particularmente adequado para vasos altos. Com bons cuidados, a planta arbustiva pode atingir um tamanho de até 40 centímetros.

Uma das característica do cacto flor de maio são seus rebentos longos, planos e verde-médio, que consistem em vários membros de folhas, alguns dos quais com formas muito diferentes, dependendo do tipo e variedade. Os membros individuais são geralmente alongados em forma de ovo e às vezes mais, às vezes menos profundamente incisados. Na borda dos membros das folhas existem pequenas aréolas das quais se projetam cerdas curtas.

As impressionantes flores do cacto flor de maio ficam nas pontas dos brotos. As flores alongadas do gênero não são particularmente duradouras; elas duram apenas cinco a sete dias em média. No entanto, como são formadas em grandes quantidades, o período de floração pode demorar várias semanas. As flores são unidas em uma forma escamosa e formam uma inflorescência muito bonita de até 10 centímetros de comprimento em diferentes tons de vermelho, rosa ou branco. As pétalas são dobradas para trás, os estames se projetam um pouco da flor.

O cacto flor de maio forma frutos curtos, semelhantes a frutos silvestres, que são, no entanto, bastante discretos e nos quais são encontradas as sementes grandes de aproximadamente um milímetro. Os híbridos de cactos flor de maio não gostam do sol direto do meio-dia, mas o local ainda deve ser brilhante o suficiente. No verão, a planta pode sair em um local parcialmente sombreado.

O Nome Cacto Flor de Maio
O Nome Cacto Flor de Maio

Como uma planta chamada de dia curto, o cacto flor de maio apenas brota quando os dias se tornam mais curtos e a temperatura média diurna cai abaixo de 23 graus, mas não abaixo de 10 graus. Um local fora ou no quarto frio é ideal para estimular a formação de brotos no outono. Durante esta fase, menos rega e mais fertilização devem ocorrer até que os brotos se formem. É melhor evitar a iluminação artificial à noite, para que a hora brilhante do dia não seja prolongada artificialmente.

Cacto Flor de Maio: Como Cultivar e Fotos

A melhor coisa a fazer é colocar os cactos do gênero em uma panela com solo de alta qualidade e bem drenado, ou solo de cacto, para que nenhum alagamento possa se formar mais tarde. O cacto flor de maio prefere um local iluminado, mas sem luz solar direta.

Uma característica especial é a sensibilidade do cacto flor de maio à água calcária, que pode causar a morte da planta. É melhor regar as plantas com água da chuva, água da torneira fervida ou natural. A camada superior do solo deve sempre secar completamente entre as regas, mas a bola radicular deve estar completamente úmida após a rega. Folhas murchas são uma indicação de terra muito úmida. A pulverização regular com água pobre em cal também é boa para a planta da floresta.

Aproximadamente a cada duas a três semanas e durante a floração, o cacto flor de maio deve ser fornecido com algum fertilizante líquido para cactos. Quando as raízes do cacto flor de maio enchem completamente o vaso, você deve colocar a planta novamente em um recipiente maior. O melhor momento para fazer isso é após a floração.

Na verdade, os híbridos de cactos do gênero não precisam ser cortados. No entanto, você pode separar membros individuais conforme necessário; por exemplo, porque a planta cresceu muito para você. O melhor momento para fazer isso é após o período de floração. Aqueles que colocam os membros cortados em alguma terra podem em breve esperar ainda mais cactos.

Cacto Flor de Maio: Variedades e Proliferação

As espécies mais comuns do gênero são o schlumbergera truncata e o schlumbergera x buckleyi. Este último tem rebentos bastante verticais que só afundam com o tempo. Os elos dos brotos são retangulares com bordas entalhadas. O cacto é a espécie parental mais importante dos híbridos disponíveis em nossos centros de jardinagem e viveiros. Possui membros folhosos com dentes fortes e, no final, duas pontas que parecem pequenos croissants.

Estacas de folhas são ideais para propagar cactos do gênero. Para fazer isso, desparafuse brotos individuais com vários membros da planta e insira-os tão profundamente no solo que eles ficarão sozinhos. À temperatura ambiente normal, eles se enraízam rapidamente e começam a crescer após quatro semanas.

Cacto Flor de Maio: Outros Cuidados

Há o período tão aguardado em que as flores grandes e impressionantes aparecem aos poucos. Várias fases de floração seguidas não são incomuns com bons cuidados. A fase de floração é seguida por uma fase de descanso de aproximadamente seis semanas, na qual a quantidade de água é reduzida novamente e a fertilização é interrompida. A fase de crescimento vegetativo começará quando novos brotos se formarem. Dura até florescer novamente no início do outono.

Cuidados Necessários - Cacto Flor de Maio
Cuidados Necessários – Cacto Flor de Maio

Os cactos do gênero geralmente não são muito suscetíveis a doenças e pragas. Poucas pragas as afetam e ocorrem ocasionalmente. Se algum cacto do gênero não prosperar, isso invariavelmente ocorrerá por erros de cultivo ou um local incorreto. Rascunhos, alagamentos, uma bola de raiz muito seca ou fortes flutuações na temperatura ambiente podem ser a causa. Um cultivo adequado sempre lhe proporcionará a beleza desejada!

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *