Home / Plantas / Árvore Magnólia Roxa: Características, Fotos e Nome Científico

Árvore Magnólia Roxa: Características, Fotos e Nome Científico

Nome Científico: Magnolia liliflora;
Nomes Populares: Magnólia, Magnólia-roxa;
Família: Magnoliaceae;
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado;
Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais;
Altura: 3.6 a 4.7 metros;
Origem: Ásia, China, Japão;
Ciclo de Vida: Perene;
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno.

A magnólia é um grande arbusto de folha caduca (ou pequena árvore) que ostenta flores rosa ou roxo-avermelhado, pouco antes de as folhas aparecerem. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a magnólia com folhas roxas.

Ela é uma espécie muito cultivada, principalmente para aqueles que desejam ostentar uma obra de arte nos seus quintais. Se este é o seu objetivo, saiba que a magnólia roxa trará muit atenção para o seu jardim.

Se quiser saber mais sobre esta árvore, não perca este artigo. Ele está recheado de informações sobre a magnólia. Vamos lá?

Descrição

A magnólia cresce a uma altura madura de 2,5 a 3,5 metros (normalmente), com uma propagação similar. Ela tem uma forma compacta e arredondada e produz uma exibição massiva de flores rosa ou vermelho-púrpura em forma de lírio com seis ou sete pétalas, com cada pétala de 7 a 10 centímetros de comprimento.

Às vezes as flores são seguidas por frutas roxas ou marrons em forma de cone, chamadas folículos. Tal como acontece com outras espécies de magnólia, a polinização é facilitada por besouros.

Quando as flores se desvanecem, aparecem folhas em forma de elíptico verde-escuras. A folhagem de outono não é vistosa.

Informação Botânica

A magnólia é nativa do sudoeste da China, mas foi cultivada em toda a China e no Japão por vários séculos. Seu nome taxonômico é Magnolia liliflora (algumas vezes escrito lilliflora).

O nome refere-se à forma de lírio das flores. A forma da espécie é freqüentemente plantada em aplicações de paisagem.

A magnólia é uma das plantas-mãe de um híbrido extremamente popular, a magnólia de disco (Magnolia soulangeana). O outro progenitor é a magnólia Yulan (Magnolia denudata).

Usos Da Paisagem E Cuidados Ao Plantá-La

A magnólia é mais frequentemente cultivada como um espécime ou planta de acentuação em áreas ensolaradas, e também é boa em plantações de grupo ou como uma cobertura ou tela informal. A planta é moderadamente tolerante à seca, uma vez que as raízes tiveram a chance de se ancorarem firmemente após vários anos.

A primeira coisa que você deve saber quando estiver plantando uma Magnólia roxa é o local onde você está inserido. Ele é frio ou calor? Ele é seco ou úmido? Qual é o clima predominante na maior parte do ano? Sabendo algumas respostas simples, você saberá quais são os cuidados que você deve ter com a sua planta.

Para dar uma colher de chá aos iniciantes da jardinagem, as magnólias se dão melhor nos estados que estão no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Isso só indica que ela precisará de menor cuidado e não que as outras regiões não possam plantá-la.

O que gera a predileção nesse caso é que as regiões Norte e Nordeste são quentes. Isso pode gerar uma maior necessidade de regá-la. Já no Sul do país, o frio pode atrapalhar a sua floração e, também, pode dificultar o seu processo de crescimento.

Mas, nada disso é tão crucial. A magnólia pode ser plantada nas 5 regiões presentes no Brasil.

Floração

Para melhor floração, a magnólia requer um local com pleno sol, embora também cresça adequadamente na sombra parcial. A planta funciona melhor em solos úmidos e ricos, ligeiramente ácidos e que drenam bem.

Solos pesados devem ser alterados com turfa ou composto antes do plantio. A magnólia é melhor plantada em uma área semi-abrigada que é protegida de ventos fortes e temperaturas frias. Evite exposições em locais frios, onde os botões podem abrir muito cedo na primavera. Isso diminuirá o tempo de vida da árvore.

Regue o arbusto regularmente ao longo do ano durante os primeiros anos e cubra a zona da raiz com cobertura morta para equilibrar os níveis de umidade do solo e as temperaturas. Uma vez estabelecidas, elas são moderadamente tolerantes a condições secas.

Árvore Magnólia Roxa Florida
Árvore Magnólia Roxa Florida

As magnólias não respondem bem à poda severa, mas quando ela fica coberta demais ou quando há galhos mortos ou danificados, pode o arbusto imediatamente após a floração. Se você podar muito tarde, reduzirá a floração na primavera seguinte.

Você pode propagar esta magnólia tomando estacas ou plantando as sementes. Se você plantou uma variedade cultivada, as plantas resultantes das sementes podem ser diferentes da planta-mãe.

Problemas

A Magnólia é um arbusto relativamente livre de problemas, e os problemas que ocorrem raramente ameaçam a vida. Por “sorte”, elas são uma das espécies recomendadas para iniciantes na jardinagem, justamente pelo seu cuidado fácil.

Algumas Curiosidades

Insetos em escala sugam a seiva das hastes. Incentive as joaninhas a visitar o seu jardim, pois elas vão lanchar na balança e ajudar a solucionar o problema em algum grau.

Óleos hortícolas e dormentes podem ser usados em diferentes fases do ciclo de vida, embora eles não sejam tão eficazes contra adultos que formaram uma barreira de cera em seus corpos.

Uma fuligem preta pode se formar em plantas infestadas com a escala de magnólia. Eles deixam cair uma substância açucarada chamada honeydew que o molde cresce. Controle as balanças para ajudar a controlar o problema do molde.

O oídio (uma espécie de fungo) é outro problema fúngico que pode surgir, especialmente em condições úmidas, mas raramente mata a planta.

Para reduzir o oídio, você pode podar para melhorar a circulação de ar. Mantenha a área ao redor da árvore livre de detritos. Pulverizar o arbusto com água no início do dia pode ajudar a desalojar os esporos de mofo. Fungicidas aplicados no início da temporada também podem prevenir o míldio.

Elas são lindas, não é mesmo? Além de despertar o fascínio de todo mundo que a vê, ela ainda é bem simples de ser plantada. O que acha de, agora mesmo, tentar cultivá-la em seu quintal? Com toda certeza, o seu jardim ficará marcado como um lugar esplêndido! Pegue todas as dicas que foram lançadas aqui e boa sorte!

Referências

Artigo “Como cultivar Magnólia em seu jardim”, do site Flores Mix;

Texto “Fazendo as Magnólias Crescerem”, do site O preço;

Texto “Magnólia”, do site Jardineiro.

Veja também

Para Que Serve o Extrato da Soja? Produtos Derivados da Soja

A soja é uma leguminosa como feijão, grão de bico ou lentilha, mas não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *