Home / Animais / Como Atrair Rato Escondido e Pegar? O que Fazer para Ele Sair?

Como Atrair Rato Escondido e Pegar? O que Fazer para Ele Sair?

Os ratos são pequenos mamíferos roedores de focinho pontudo, orelhas arredondadas e longa cauda. São vetores de uma diversidade de doenças, dentre elas a leptospirose, hantavirose, peste e até mesmo salmonela.

Estes animais estão agrupados em ratazanas (ou rato de esgoto), rato de telhado e camundongo. Cada um deles equivalente a uma espécie distinta e possuindo sutis características diferenciadoras.

Os ratos são frequentemente vistos em esgotos e próximo aos lixões. Quando estão no ambiente doméstico, isto se torna um verdadeiro terror, uma vez que neste local é que nos alimentamos, dormimos, nos higienizamos e realizamos outras atividades.

É possível recorrer a muitas armadilhas e iscas para pegar o rato, mas primeiro é preciso atraí-lo, já que provavelmente ele ficará bem tímido na presença de seres humanos e sairá para atividade apenas quando todos na casa estiverem dormindo.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas sobre o assunto.

Então venha conosco e boa leitura.

Ratos Considerações Gerais

Os ratos mais comuns em ambiente urbano são a ratazana (nome científio Rattus novergicus), camundongo (nome científico Mus musculus) e rato de telhado (nome científico Rattus rattus). No ambiente silvestre, são encontrados os ratos-de-campo ou de mato (gênero taxonômico Apodemus). Também existem alguns ratos destinados a serem criados como animais de estimação.

O comportamento furtivo é quase comum a todos os ratos.

No ambiente silvestre, e até mesmo no urbano, os principais predadores desses animais são cobras, gatos, cães, aves de rapina, corujas, raposas e até mesmo alguns artrópodes.

Grande parte dos ratos possuem hábitos noturnos. Em relação aos sentidos, a visão é limitada, contudo olfato e audição são bastante apurados, permitindo evitar predadores e localizar comida com mais facilidade.

Seja na natureza ou no ambiente urbano, gostam de construir tocas ou se abrigar naquelas já existentes (através de estruturas parecidas como túneis, ou frestas na parede ou teto).

Tanto machos quanto fêmeas atingem a maturidade sexual com 50 dias, contudo algumas fêmeas podem ter o seu primeiro cio em um período ainda mais precoce (entre 25 a 40 dias).

A gestação dura aproximadamente 20 dias, resultando em 10 a 12 indivíduos.

Como Atrair Rato Escondido e Pegar? O que Fazer para Ele Sair?

Utilizar o alimento que os ratos mais gostam (tais como queijo, manteiga de amendoim, nozes e frutas) é uma estratégia para atrai-los. Produtos que já passaram da validade também são bem-vindos, uma vez que esses animais não são exigentes. Todavia, alimentos que exalam aroma marcante são ainda mais aconselháveis.

Os ratos também gostam muito e grãos, sendo assim não é raro encontra-los próximos a comedouros de pássaros ou sacos de grãos.

Os alimentos apodrecendo no cesto de lixo são como um verdadeiro buffet para esses roedores. Logo, caso tenha alguma lixeira do lado exterior da casa, mantê-la aberta atrairá ratos com muita facilidade. No verão, as lixeiras são ainda mais atrativas, uma vez que o calor acelera o processo de decomposição.

Pilhas de folhas e adubos podem funcionar como esconderijos para ratos, logo é aconselhável revistar essas pilhas periodicamente com um ancinho. Caso a intenção seja atrair ratos para essas pilhas, a recomendação é posicioná-las em locais escuros e escondidos, uma vez que locais com essas características são mais atraentes do que os locais abertos.

Rato Escondido
Rato Escondido

Também há produtos químicos comercializados que funcionam como excelentes atrativos para ratos. Geralmente, estes produtos contêm compostos naturais que mimetizam o cheiro da saliva dos ratos. Caso os roedores passem por estes locais, vão perceber o cheiro e achar que há algo comestível por perto.

Como Detectar a Presença de Ratos em Casa?

Embora os ratos permaneçam a maior parte do tempo escondidos, é possível identificar quando estão dentro de casa através de alguns sinais básicos.

Em alguns casos, é possível notar a presença de pequeníssimas pegadas. Muitas vezes, esses rastros só são detectáveis se no local houver poeira ou elementos como sal e farinha de trigo. Nas pegadas das patas dianteiras, há quatro dedos; ao passo que, nas pegadas das patas traseiras, há cinco dedos. Marcas e longas e lineares (fazendo alusão ao arrastar da cauda) também podem estar presentes no conjunto.

Os ratos costumam deixar excrementos. Suas fezes possuem entre 2 a 3 centímetros e possuem coloração preta ou cinza. No geral, quanto maior a quantidade de excrementos, maior a infestação de ratos em casa. É importante lembrar que as fezes secas podem transmitir doenças quando se misturam às partículas de ar, logo devem ser descartadas o quanto antes. No momento do descarte, recomenda-se utilizar luvas de borracha, assim como utilizar uma máscara de limpeza para proteger o nariz e a boca.

Ratos em Casa
Ratos em Casa

Danos na estrutura da casa como arranhões e sulcos também podem ser um indicativo da presença de roedores. Por vezes, marcas de dentes e manchas escuras podem ser observadas, embora que algumas vezes sejam sutis. As marcas costumam ficar concentradas ao redor de locais como rodapés, calhas, peitoris de janelas.

A presença de ratos dificilmente não gera ruídos ou sons que indicam movimentação. A maioria desses ruídos pode ocorrer à noite, período de maior atividade do rato e quando ele sai à procura de comida.

Sugestões de Armadilhas para Ratos

Armadilhas Para Ratos
Armadilhas Para Ratos

A armadilha genérica da ratoeira ainda é bastante bem-vinda. Outra sugestão é utilizar placas adesivas colantes (geralmente compradas em supermercado).

Tanto para a ratoeira quanto para as placas adesivas, deve-se inserir uma isca para atrair a atenção do animal, primeiramente pelo olfato.

Muitos venenos podem ser encontrados à venda, contudo não devem ser utilizados caso haja crianças pequenas ou animais de estimação dentro de casa. Quando utilizados, a sugestão é misturá-los às iscas de comida para mimetizar o cheiro. Estes venenos podem matar em alguns minutos ou até semanas.

*

Agora que você já conhece algumas estratégias para atrair ratos o convite é para que continue conosco e, dessa forma, visite também outros artigos do site.

Contamos com um amplo acervo nas áreas da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

WikiHow. Como Atrair Ratos. Disponível em: < https://pt.m.wikihow.com/Atrair-Ratos>;

Wikipédia. Rato. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato>;

Veja também

Lagartixa na Mão

Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Dependendo da espécie, as lagartixas podem ter de um a meio a quarenta centímetros de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *