Home / Plantas / Qual a Melhor Pimenta do Brasil?

Qual a Melhor Pimenta do Brasil?

Quem gosta muito de pimenta aí levanta o copo d’água! Gosta? Gosta mesmo? E se isso aqui fosse uma enquete sobre pimenta, acha que se sairia bem? Sei que parece tolice pra alguns, mas o tema pimenta é levado muito a sério.

Merece escalas pra determinar qual a mais ardida, ganha muitas e muitas competições mundo afora pra escolher o campeão que mais consome pimenta sem ir parar no pronto socorro. Sim, falar de pimenta é assunto que ganha discussões, mesas redondas e programas de televisão exclusivos.

A internet, portanto, não seria diferente. Certamente vai encontrar aqui uma infinidade de artigos que não querem ficar pra trás e sempre trarão à tona diversas matérias, enquetes e novas notícias sobre o tema pimenta.

Esse artigo levantou uma questão tema: qual a melhor pimenta do Brasil? Tem uma? Será que é possível em meio a tanta diversidade de culturas e infinitas predileções individuais eleger uma única pimenta como merecedora dessa honraria?

Concurso Melhor Pimenta do Brasil

Bom, em 2017 houve um concurso, na verdade a segunda edição de um torneio que julgava exatamente essa questão (a primeira edição foi em 2015 e, até o momento da publicação deste artigo, ainda não há informações sobre um novo concurso).

O concurso, na verdade, não considerou pimentas in natura, mas sim, molhos de pimenta. E nesse quesito, quatro categorias foram analisadas: sabor predominantemente doce, sabor predominantemente salgada, maior sensação picância e molhos de pimentas artesanais.

Nessa segunda edição, levou a melhor pelo segundo ano consecutivo um molho de pimenta de fabricação paranaense na categoria sabor predominantemente salgado (Dragon’s Bite); na categoria predominantemente doce categoria sensação picância o prêmio foi para a empresa Pimenta Fogo Mineiro e na categoria molhos artesanais o prêmio foi para uma pessoa física e não jurídica.

Quando se trata de definir como melhor do Brasil uma pimenta em natura, no entanto, nenhuma enquete ou concurso válido e reconhecido ainda existiu ou foi devidamente divulgado. Pode-se porém, levar em conta o que tem sido divulgado como as pimentas mais populares do país.

Qual Dessas Deve ser a Melhor do Brasil?

O que tornou as pimentas um item tão merecidamente divulgado e destacado em mídias por todo o país, eu não sei. Antes a pimenta era um item culinário quase que exclusivamente preferido nas mesas do norte e nordeste brasileiro.

Talvez com a explosão dos programas culinários e da globalização social através da internet, o item seleto ganhou tamanha projeção proporcional ao valor que a pimenta realmente tem qual condimento saboroso e essencial para enriquecer o tempero de nossos alimentos.

Hoje já possível determinar, por exemplo, quais pimentas já ganharam maior popularidade por todo o país, dados que podem ser atestados ao se analisarem as estatísticas de consumo desses itens pelas prateleiras dos supermercados, depósitos e semelhantes.

A pimenta biquinho encabeça essa lista como uma das mais consumidas, talvez pela diversidade de utilizações que se faz da mesma. Ela tem sido utilizada não só como adição a temperos e acompanhamento em pratos principais ou em conservas, mas é vista até mesmo como parte de bebidas ou doces.

Outra muito popularizada pelo Brasil é a conhecida pimenta dedo-de-moça. Uma pimenta considerada moderada em ardência e aroma, muito utilizada sozinha ou acompanhada de outras pimentas pra temperar diversos tipos diferentes de pratos ou mesmo até de sobremesas.

Ao mencionarmos pimenta que arde, considera-se a pimenta cumari a mais popular no Brasil nesse quesito. É tida não só como ardida mas também amarga e, mesmo assim, tem quem ame a adição dessa pimenta mesmo na hora de comer o básico, como arroz e feijão.

A pimenta malagueta talvez possa levar o título de a mais tradicional do Brasil pois é de fato amplamente difundida pelo país e vendida em todas as suas formas possíveis e imagináveis. É certamente a mais cultivada, é bem picante mas nem por isso menos saborosa e apreciável.

Talvez para o quesito ‘a mais cheirosa’, creio ser possível colocar a pimenta de bode entre as candidatas finalistas. Já muito popular também pelo Brasil, especialmente por seu aroma distinto e sua picância considerável. Não tem como ir principalmente para a região centro oeste do país e não experimentar essa belezura.

E no Quesito Melhor do Mundo?

Quando se trata de escolher pimenta in natura, não tem jeito! Pode se mencionar o sabor, o cheiro, até a crocância… Mas o que mais vale mesmo pra classificar uma boa pimenta é a picância, não tem outra coisa! A ardência é o que mais importa, tanto que existe até uma escala padrão pra isso.

A famosa escala Scoville já virou padrão no mundo todo pra medir por unidade de potência qual a pimenta melhor no que diz respeito a sua picância. E o negócio é sério, muito sério! Não brinca com esse negócio não porque uma pimenta com alto teor de potência nessa escala Scoville pode até matar, ou melhor, já matou!

Escala Scoville
Escala Scoville

O Brasil já entrou nessa disputa tentando estar entre as dez mais violentas pimentas ardidas do mundo, mas a competição tem ficado cada vez mais acirrada, com muitas indústrias acelerando suas pesquisas e desenvolvimentos híbridos em laboratório para ganhar status nessa competição.

Parece que já há quatro anos consecutivos uma pimenta americana, conhecida como ‘carolina reaper’ detém esse título, pois oferece uma dose potente de pungência tão dolorosa quanto um spray químico de pimenta. Tão forte e perigosa é essa pimenta que um aventureiro precisou ser hospitalizado ao encarar essa pimenta num concurso em 2018.

A Pimenta e os Limites do Consumidor

E você, tem coragem? Comece experimentando uma jandaia laranja ou a juruti aqui no Brasil. Se uma dessas já te derrubar, aceite um conselho: nem tente chegar perto então das dez mais do mundo! Não conhece nenhuma das duas? Bom, nosso blog tem um artigo falando sobre as pimentas mais ardidas que encontra-se no nosso país. Dê uma conferida lá e experimenta pra ver se aguenta.

E se você acha exagero pensar que pimenta faz mal, talvez seja interessante conferir também nosso artigo que lista os malefícios e benefícios da pimenta pra o ser humano. É bom se prevenir de informação antes de pensar em encarar qualquer pimenta por aí… Quem avisa, amigo é!

Veja também

Trigo de Verão: Características, Nome Científico e Fotos

O trigo de verão, são gramíneas popularmente conhecidas como coix, originárias da Índia e agora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *