Home / Plantas / Jardim De Miosotis: Como Fazer, Fotos E Como Cuidar

Jardim De Miosotis: Como Fazer, Fotos E Como Cuidar

As plantas, as flores e as árvores existem há milhares de anos, e elas estão presentes na Terra antes mesmo do primeiro ser humano nascer.

Elas são tão importantes para a sobrevivência do mundo em si que são estudadas, pesquisadas e protegidas durante todo esse tempo.

Antigamente, as plantas, os frutos, as ervas, as flores, entre outras, eram as únicas opções disponíveis para os nossos ancestrais conseguirem se alimentar ou medicar, e em alguns casos, se presentear.

No entanto, ainda hoje, elas possuem os mesmos propósitos, com vários frutos, legumes, verduras sendo produzidos todos os anos.

Mas a paixão de muitas pessoas são as flores, pois elas possuem significados tão antigos quanto a sua existência, e podem servir para diversas coisas, como decoração, presentes, muros, entre outros.

Por isso, hoje vamos falar sobre a planta Miosótis, e você vai aprender tudo sobre as suas características, como plantar, como fazer um jardim, e como cuidar dessa planta.

Acompanhe essa leitura e saiba tudo sobre essa planta que existe há milhares de anos e que recebeu diversos significados ao longo desse tempo.

Características do Miosótis

Planta Miosótis
Planta Miosótis

A miosótis é uma planta que possui origem na Rússia, mas é possível encontrar cultivares em locais da América do Norte e na Ásia Ocidental também.

O seu nome, segundo os dicionários, é um substantivo que serve para os dois gêneros, então não é errado se referir a essa planta como a miosótis.

Essa planta pode alcançar cerca de até 30 centímetros de altura e a sua ramificação ocorre vigorosamente e forma pequenos, porém maciços, verdejantes, pois ela possui folhas que são ovaladas com acentuação que é lanceolada e uma textura muito aveludada.

A miosótis possui inflorescências que são pequenas e que o seu final consegue formar buquês azulados ou roxos e as suas flores possui cinco pétalas, com centro normalmente branco ou amarelo.

Essa planta também é conhecida como não-se-esqueça-de-mim, e ela é muito usada em jardins e em parques de grandes cidades ao redor do mundo.

A miosótis pertence à família de nome Boraginaceae, e o seu gênero é o Myosotis L. que pode incluir cerca de 14 ou mais espécies diferentes.

Nos jardins, a miosótis é usada principalmente para montar caminhos, bordaduras, renques e é ótima para equilibrar um jardim com gramas, árvores e flores.

Como Plantar Miosotis

A planta miosótis prefere climas que são temperados, no entanto, por ela ser bastante rústica e também resistente, é possível plantar em locais com climas tropicais.

O solo para a plantação do miosótis deve ser muito rico em matéria orgânica e também deve ser muito drenável.

É altamente recomendado que o solo que vai receber a plantação de miosótis tenha um pH neutro, com pouca alcalinidade.

A reprodução do miosótis pode ser feita de duas formas, por meio de touceira ou por meio de sementes.

O espaço mínimo que deve ser respeitado para plantar um miosótis é de pelo menos 30 centímetros por cada uma das mudas e o seu substrato deve ser preparado com matéria orgânica em ótima quantidade.

Essa planta pode ser plantada em local que recebe pleno sol ou então à meia sombra, e ela é uma ótima escolha para fazer a forração de árvores com copas que são grandes ou ainda em trilhas e canteiros.

As podas das plantas miosótis precisam ser feitas depois que ocorre a floração no verão, e deve-se eliminar as flores e as folhas que já estão velhas.

Quando ocorre a floração, normalmente são folhas de cor azul, pequenas, extremamente delicadas e ovaladas.

Como Fazer Um Jardim De Miosótis

Miosótis no Vaso
Miosótis no Vaso

A miosótis é muito utilizada em parques, cidades, canteiros, jardins de prédios antigos, casas, entre outros.

Uma das formas mais comuns de se plantar a miosótis é em forma de jardim, pois ela possui uma cor muito bonita, chamativa e agradável.

Sua plantação é feita normalmente embaixo de grandes árvores ou copas, e o resultado é muito bonito.

Esse tipo de plantação também pode ser feito para indicar canteiros, caminhos ou em bosques.

Quando a miosótis é utilizada para indicar caminhos, o resultado é muito eficaz, por conta da sua cor chamativa.

Ela também pode ser utilizada para forma bordaduras, ou seja, dar limites ou um tipo de moldura nos canteiros dos jardins.

Nos jardins, as suas flores costumam atrair uma grande quantidade de abelhar e de outros insetos que fazem a polinização das flores que são hermafroditas.

Seu uso também pode ser visto em vasos, jardineiras, muros ou de forma maciça, ou ainda, fazendo composição com outras flores e plantas.

Essa planta é, como podemos ver, muito resistente e pode ser utilizada de diversas maneiras, por isso, ela é tão encontrada pelos lugares onde vamos.

De fácil plantação e fácil cuidado, você mesmo pode começar a montar o seu jardim de miosótis!

Como Cuidar

Como citado, a miosótis prefere os locais com climas temperado, ou seja, que são um pouco mais frios e com altitude elevada.

Por isso, ela deve estar sempre à meia sombra, para que o sol não a aqueça de forma muito forte.

A plantação deve ser regada de forma frequente, com o cuidado, é claro, de não encharcar o solo, mas é ideal que ele fique pelo menos úmido.

Mesmo com todos os cuidados e instruções corretas, com o tempo, é muito comum que a beleza do miosótis seja totalmente perdida.

Quando você perceber que as flores estão sem aquele vigor do início, é recomendado que a plantação seja renovada com novas mudas, e isso é feito, normalmente, de forma anual.

Durante o período de verão ou durante períodos mais úmidos, a plantação de miosótis pode ter problemas com fungos, então, é recomendado que a distância de uma planta para a outra seja de cerca de 6 centímetros.

A plantação de miosótis pode acabar se tornando uma invasora caso ela não seja cuidada de forma adequada, por isso, é importante que as orientações sejam sempre seguidas.

E então o que você achou do conteúdo? Você possui um miosótis no seu jardim ou ficou com vontade de ter? Deixe nos comentários a sua impressão.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *