Home / Plantas / Flor de Alfazema: Como Cuidar e Imagens

Flor de Alfazema: Como Cuidar e Imagens

Lavanda e alfazema está entre as plantas mais utilizadas e apreciadas desde os tempos antigos para limpar, desinfetar e curar o corpo. Crescem espontaneamente em toda a bacia do Mediterrâneo, mas também pode ser facilmente cultivada no jardim e em seus terraços e sacadas, onde ela dará a você esplêndidas flores decorativas com um aroma persistente e inebriante.

Flor de Alfazema: Como Cuidar e Imagens

A alfazema é uma planta perene onde um arbusto de lavanda nunca ficará nu, por isso, mesmo no inverno, terá folhas. Para ver a floração de alfazema porém você terá que esperar pelo verão quando os arbustos de lavanda serão cobertos pelas famosas flores roxas. O conselho é sempre proceder com o plantio de pequenas mudas já desenvolvidas. Desta forma, você logo terá um arbusto florido.

Com a semeadura, você terá que ser mais paciente: não é fácil fazer o broto de alfazema! Depois de ter comprado as sementes, coloque-as todas para ter certeza de ver sua flor de alfazema. Escolha um vaso amplo capaz de conter a planta de alfazema quando ela se desenvolver. A semeadura deve ocorrer no outono, se você estiver em uma área amena, caso contrário, proceder com a semeadura no início da primavera.

Para crescer sua alfazema em vasos ou em seu jardim, escolha um solo argiloso e alcalino; evite solos muito férteis e certifique-se de que o solo esteja bem drenado, inserindo seixos no solo, se necessário. Esta é uma planta que cresce muito: portanto, antes de plantar, certifique-se de que ela tenha o espaço necessário para crescer sem ser perturbada. Se você decidir cultivá-lo em um vaso, escolha um vaso grande.

A alfazema é uma planta que precisa ser cultivada em pleno sol: basta colocá-la no sol para obter um arbusto forte com muito pouco cuidado. Escolha um local onde possa receber a luz solar diretamente ou a flor será fraca. Lavanda alfazema é alérgica a água estagnada, então você terá que regá-las com muito cuidado. Faça rega leve e espere até que o solo esteja completamente seco antes de proceder a uma nova rega.

As raízes da alfazema apodrecem muito facilmente na presença de água estagnada, então você terá que ter muito cuidado para evitá-las. Alfazemas não devem ser podadas apenas para tornar a florescer com mais força, mas também para conter o seu crescimento; deve ser podada no final do inverno, quando a planta está pronta para retomar o crescimento. O corte é, sem dúvida, a maneira mais prática e rápida de ter uma nova muda em seu jardim.

Como Fazer Crescer Alfazema no Jardim

Alfazema pode ser cultivada por estacas ou por sementes, de preferência durante o outono ou início da primavera, quando o clima é mais ameno. Se você decidir prosseguir com o cultivo por meio de estacas, terá de obter hastes de pelo menos 10 cm de comprimento e colocá-las em vasos ou diretamente no solo.

É uma planta rústica que cresce naturalmente. É resistente ao calor e ao frio, embora sofra com geadas. No sol, será mais luxuriante certamente. O pré-requisito mais importante para o cultivo de lavanda no jardim é, portanto, identificar uma área adequada. Escolha um local suficientemente ensolarado, arejado, não úmido e longe de outras plantas que poderiam limitar seu desenvolvimento.

Alfazema no Jardim

As regas devem ser regulares, mas nunca abundantes. Água somente se o solo estiver seco por alguns dias. Não precisa de muita água e de fato teme as estagnações que levam à decadência das raízes. Para crescer luxuriante, de fato, precisa de muita luz e pouca água e um solo bem drenado que evite a formação de estagnação perigosa para a saúde da planta. Durante a estação vegetativa o solo pode ser fertilizado para favorecer o desenvolvimento das partes aéreas da planta e obter flores ainda mais abundantes.

Como Fazer Crescer Alfazema em Vasos na Varanda e nos Terraços

Para embelezar um terraço ou dar um toque de vivacidade à varanda, basta pegar um punhado de sementes ou um par de estacas, um belo vaso alto e espaçoso, um bom solo seco e um pouco de argila expandida, que você colocará no fundo do terraço, no recipiente para promover a drenagem.

Durante a primavera será necessário potenciar a planta e trocar o solo, que deve estar sempre fresco e drenado. Será necessário também colocar o vaso em local bem ventilado e ensolarado e proceder com pequenas regas para evitar a seca somente.

Poda da Planta Alfazema

Depois de obter uma alfazema luxuriante, você terá que lembrar de fazer uma poda precisa, que é no entanto uma fase muito delicada. A poda de lavanda só deve ser feita no final do período de floração e você deve tentar remover cuidadosamente as orelhas agora secas e pelo menos 2/3 da folhagem da alfazema.

Não se preocupe em vê-la temporariamente despida, é vital para a planta e irá torná-la cada vez mais exuberante no futuro. O conselho mais importante é podá-la entre as folhas, com a previsão de manter pelo menos quatro botões para cada haste de sua alfazema.

O Usufruto da Alfazema e Dicas Finais

Para desfrutar das virtudes curativas e cosméticas desta planta, você pode coletar suas flores. Este é um procedimento muito delicado. Nós devemos começar dos topos floridos e então recolher as laterais, tomando cuidado para não podar demais a planta.

Após a secagem da alfazema , em local fechado, fresco, sombreado e ventilado, as pétalas retêm seu aroma por muito tempo. Da destilação a vapor das flores recém-colhidas, obtém-se um óleo amarelado essencial, com sabor amargo e uma fragrância intensa.

Seja qual for o espaço disponível para o cultivo de sua alfazema, lembre-se: para facilitar a drenagem da água, misture o solo com material orgânico; a primeira fertilização deve ser realizada pelo menos dois anos após a semeadura, preferencialmente com um produto orgânico.

A planta normalmente atinge o pico de desenvolvimento em 3 anos após a semeadura. Deve ser podado todos os anos, imediatamente após a floração e será sempre preciso proteger a planta do frio durante o inverno. Sendo uma planta bastante rústica e tenaz, não necessita de cuidados especiais, mas se seguir os conselhos básicos, poderá cultivar esta planta vigorosamente e com saúde no seu jardim por muito tempo.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *