Home / Plantas / Benefícios do bambu para os cabelos

Benefícios do bambu para os cabelos

O bambu se trata de uma planta presente em praticamente todos as regiões do planeta. Da subfamília dos Bambusoideae, o bambu é conhecido como uma linda planta ornamental, além de oferecer benefícios diversos ao organismo e também à estética.

E uma de suas utilizações estéticas bem conhecidas os Benefícios do bambu para os cabelos. Sabia que partes do bambu podem tratar integralmente os fios?

Querendo cuidar da saúde e da beleza dos seus cabelos? Saiba tudo sobre os Benefícios do bambu para os cabelos, receitas caseiras e muito mais! Não saia daqui e se surpreenda!

Bambu Para Os Cabelos

Como já mencionado, o bambu possui propriedades que fazem muito bem aos cabelos. Os benefícios vão desde a hidratação dos fios, até o estímulo dos vasos capilares (que promove crescimento das madeixas) até o combate da oleosidade excessiva, reconstrução e tonificação. A diferença entre esses resultados está, em geral, no modo de aplicação do bambu e de suas partes utilizadas.

Para você ter uma ideia melhor, a seguir, confira os principais Benefícios do bambu para os cabelos:

  • Hidrata e evita o ressecamento: o bambu promove a retenção de água pelas fibras capilares;
  • Contribui com a reconstrução de cabelos danificados, pois o bambu é rico em importantes aminoácidos. Essas substâncias penetram na fibra capilar como se preenchesse os espaços danificados e porosos, com a vantagem de não endurecer os fios como fazem outras plantas. Além disso, proporciona cabelos mais encorpados e brilhosos, devido à presença do amido.
  • Estimula o crescimento: como hidrata, evita a oleosidade (e, consequentemente, reduz a queda e a quebra) e tonifica e reconstrói, o bambu ajuda muito os fios a crescerem mais rapidamente e com uma bonita aparência. Ainda, o bambu possui nutrientes estimulantes, que fazem a circulação sanguínea do couro cabeludo acelerar, ajudando ainda mais no crescimento dos fios.
    Bambu Para Os Cabelos
    Bambu Para Os Cabelos

Receitas Caseiras Com Bambu Para Os Cabelos  

Não está podendo gastar com tratamentos em salões de beleza, comprando produtos caros ou mesmo quer contribuir com o meio ambiente preparando os seus próprios tratamentos para os seus cabelos? Então, confira, a seguir, receitas caseiras espetaculares com bambu e outros ingredientes baratos e fáceis de serem encontrados para dar o tratamento que o seu cabelo realmente merece. Vamos lá?

1 – Hidratação com Bambu

Que tal dar mais vida aos cabelos e mantê-los saudáveis sempre? Entre os Benefícios do bambu para os cabelos, está essa máscara caseira potente com bambu para hidratar os fios. Veja:

– 4 folhas grandes de bambu (ou o equivalente a essa quantidade);

– ½ abacate amassado ou ½ pote de iogurte natural sem açúcar ou ½ mamão papaia;

– 1 colher de chá de azeite de oliva;

– ½ copo americano de água mineral.

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou com um mix, até formar uma pasta. Aplique nos cabelos (menos na raiz). Deixe agir por 30 minutos e lave em seguida. Finalize usando um condicionador e um produto com ação térmica e seque com secador e, se puder, passe uma prancha alisadora (isso ajuda a fechar as cutículas dos fios e fazer com o que tratamento com a receita de bambu se fixe ainda mais nos cabelos).

Pode repetir o procedimento 1 vez na semana.

2 – Tonificação, Fortalecimento E Crescimento Com Bambu

Precisando de mais força nos cabelos? Aposte nessa receitinha:

– 1 mão cheia de folhas de bambu;

– 2 brotos de bambu médios triturados;

– 300 ml de água mineral.

Cabelo Forte
Cabelo Forte

Faça uma infusão bem concentrada com as folhas de bambu. Use apenas 100 ml de água. Após levantar fervura, abafe o chá por 15 minutos. Depois, coe e espere esfriar. Reserve o caldo.

Misture a infusão fria das folhas de bambu com os brotos triturados. Os brotos devem estar quase que em pó (para isso use um liquidificador com um pouco de água ou um mix).

Depois, adicione os 300 ml de água e mexa bem. Guarde em u recipiente com dosador ou bico.

Aplique, todas as noites, cerca de 10 gotinhas dessa mistura no couro cabeludo e massageie. Guarde o produto caseiro na geladeira. O produto dura cerca de 15 dias. Faça esse tratamento por cerca de 2 meses, pelo menos.

Essa receita tonifica, fortalece e estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, também promovendo o crescimento dos cabelos.

3 – Brilho Para Os Cabelos Com Bambu

Tratamento Capilar Com Bambu
Tratamento Capilar Com Bambu

Que tal manter os fios sempre brilhantes com mais uma receitinha com bambu? Veja como preparar e usar:

– Infusão concentrada de 3 folhas de bambu (use pouca água);

– 1 colher de sobremesa de vinagre de maça;

– 50 ml de água mineral.

Misture muito bem os ingredientes e coloque em um borrifador. Ao logo do dia, borrife um pouco da mistura nos fios. Eles ficarão brilhantes e com a aparência sempre de lavados!

Propriedades Benéficas Do Bambu Para Os Cabelos

Você ainda está se perguntando o porquê de o bambu trazer tantos beneficios para os cabelos? A resposta você confere a seguir:

  • Rico em fibras;
  • Agentes antioxidantes naturais, como o cobre;
  • Rico em vitaminas, como as do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina, entre outras);
  • Possui agentes hidratantes e condicionantes, como o ácido pantoténico;
  • Rico em outras vitaminas e minerais, como: ferro, manganês, cálcio, fósforo;
  • Possui agentes estimulantes da circulação sanguínea como o potássio.

 Classificação Científica do Bambu

  • Domínio: Eukaryota
  • Reino: Plantae
  • Superdivisão: Spermatophyta
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Subclasse: Commelinidae
  • Ordem: Poales
  • Família: Poaceae
  • Subfamília: Bambusoideae

Curiosidades sobre o Bambu

Agora que já sabemos o porquê dos Benefícios do bambu para os cabelos e algumas receitas caseiras para os seus fios e demais informações interessantes, conheça outros fatos curiosos sobre essa planta:

Talvez, o bambu seja uma das espécies de plantas mais remotas do mundo. Há registros que os bambus já eram usados de diversas formas há mais de 2.500 anos, na China.

Do bambu podem ser obtidos também tecidos, como o linho e o algodão. Isso porque ele possui fibras celulósicas.

O bambu é usado também para melhorar a saúde, tendo propriedades que atuam positivamente no sistema respiratório; além de ser um excelente agente antibacteriano.

Saiba que há mais de 1200 espécies de bambus no mundo? Além de cerca de 90 gêneros diferentes da planta.

O bambu é empregado também na indústria da construção. Em muitos países eles são a matéria prima para a fabricação de pontes, telhados, instrumentos musicais, móveis, entre outros.

O bambu ainda é matéria prima para combustível, como alguns tipos de etanol.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *