Home / Plantas / Jaca Origem, História Da Fruta E Da Árvore

Jaca Origem, História Da Fruta E Da Árvore

As jacas são frutas extremamente conhecidas e adoradas aqui no Brasil, sendo vistas muitas vezes em sítios, fazendas, e até mesmo nas ruas de determinadas cidades. Ela tem um gosto e todo um formato bem interessante que chama a atenção de todos. E é sobre essa fruta e de sua árvore que iremos contar sobre. No post de hoje contaremos um pouco mais sobre a origem da jaca e sua história, tanto da árvore em si, quanto da fruta. Continue lendo para aprender mais, e tudo isso com fotos!

Origem, História E Etimologia Da Jaca

A jaca é uma fruta que advém da jaqueira, sua árvore. Seu nome científico é Artocarpus heterophyllus, que é derivado dos vocábulos gregos. Em geral significa: artos, que é pão; karpos, que é fruto; heteron, traduz como distinto; e phyllus, que vem de folha. No total então temos o seu significado “fruta pão de folhas diferentes). Enquanto que o termo jaca mesmo, é derivado do malaialo, chakha. E essa é a questão de sua etimologia.

A história dessa fruta inicia-se na Índia, onde é seu local de origem. No Brasil, ela só chega no século 18, quando foi trazida diretamente da Índia para cá. É popular em países tropicais e subtropicais, principalmente no continente americano, africano e em alguns países da Ásia. Uma curiosidade interessante e muito importante para nosso país, é que ela foi a única planta que se deu bem no solo da Floresta da Tijuca e que começou o processo de reflorestamento do local. Até hoje, vemos muito as jacas em locais urbanos, pelos mais variados motivos, mas que ajudam ao meio ambiente e a melhorar o ar das cidades.

Características Gerais Da Jaca Manteiga

A jaca é uma fruta muito popular aqui no Brasil que vem diretamente da árvore da Jaqueira. Essa árvore é tropical e teve sua origem na Índia. Chegou ao Brasil somente no século 18, mas conseguiu facilmente se estabelecer e hoje é vista em basicamente todo o país. Seu nome científico é Artocarpus integrifolia. O seu tamanho pode passar de 20 metros de altura, com um tronco de mais de 1 metrô de diâmetro. No Brasil, a maior parte de sua cultivação fica na região da Amazônia e na região costeira tropical daqui. Ela é uma planta perene, ou seja, suas folhas ficam durante o ano todo.

Dessa árvore, nós temos o fruto jaca, sendo a jaca manteiga uma das mais conhecidas e consumidas. Essa fruta nasce diretamente do tronco e galhos mais embaixo, e são formados por gomos. Cada gomo tem uma semente grande que é recoberta pela parte que comemos, a polpa cremosa. A coloração dela é amarela e uma superfície áspera, quando já estão maduras. Quando ainda não estão, são de uma cor esverdeada.

Um único fruto de jaca manteiga pode chegar a pesar até 15 quilogramas! Ele é riquíssimo em diversos componentes, tais como: carboidratos, sais minerais (especialmente cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro), algumas vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C. Para o cultivo da árvore Jaqueira, é preciso antes de tudo escolher um local arejado e que tenha um bom espaço. Como falamos, é uma árvore que cresce bastante. O solo deve ser bem rico, cheio de húmus fresco e que tenha um bom sistema de drenagem. Sua propagação é feita através de sementes, e sua germinação dura em torno de 3 a 8 semanas.

Quando houver quatro folhas, as mudas já precisam ser removidas, sempre evitando que mais folhas apareçam antes disso. Um cuidado necessário é que elas são propícias a terem ataque de pulgões, moscas e até cochonilhas. Assim que tiver alguma dessas situações, imediatamente resolva o problema para evitar a morte da planta. O melhor clima para cria-la é no clima equatorial, subtropical ou tropical. Precisa de estar na meia sombra logo no começo, mas depois passar para o sol pleno sempre.

Pé Jaca Manteiga
Pé Jaca Manteiga

A maturação completa da jaqueira ocorre de 3 a oito meses desde sua floração. Podemos perceber isso pela mudança de cor, saindo do verde mais claro e indo para um amarelo pardacento. Esse fruto também muda em questão da sua firmeza, pois ele começa a ceder quando pressionamos os dedos, e ao darmos batidas, tem um som diferente. Você pode consumi-la verde, mas logo após o começo do amadurecimento, ela rapidamente apodrece. Por isso, o seu transporte comercial acaba sendo mais prejudicada, deixando a fruta com um valor maior no mercado, e difícil de encontrar em áreas que não tem produção da jaca manteiga.

Os frutos são bem saborosos e perfumados, podendo ser consumido in natura (tanto quando ainda está verde, quanto maduro), também adicionada em geleias, licores e outros. Ela é muito utilizada na hora de substituir a carne animal, para introduzir uma dieta vegetariana, pois a textura e o sabor são semelhantes. Suas sementes também podem ser consumidas cozidas ou até tostadas, e têm o sabor parecido com as castanhas.

Fotos Da Jaca E Da Jaqueira

Veja a seguir algumas fotos da jaca e da jaqueira, para você que não conhece, conseguir distinguir da próxima vez e experimentar a fruta deliciosa que é. Também pode ser utilizada em sucos, geleias e para outros usos.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a jaca, suas características e principalmente sua origem e história de sua fruta. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre jaca e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *