Home / Plantas / Orquídea Bambu com Pontas Secas. O Que Fazer?

Orquídea Bambu com Pontas Secas. O Que Fazer?

Já imaginou ter seu próprio jardim cheio de plantas lindas e bem cuidada? Esse sonho vem sido um desejo cada vez maior entre as pessoas e uma recomendação de muitos psicólogos. Isso porque o ato do paisagismo, ou simplesmente jardinagem, é uma ótima forma de desestressar e ficar mais tranquilo. Além de ajudar com diversas outras doenças psicológicas.

Uma das plantas que mais vem sido escolhida para esse método é a orquídea. Com uma boa variedade, deixando que a pessoa escolha a que mais tem a ver com seu estilo, e de fácil cultivo, ela vem aparecendo muito mais. Uma das espécies que estão ficando famosas é a orquídea bambu.

Ela possui um cultivo fácil, assim como as outras orquídeas, só requer determinadas observações. Uma delas, é em relação ao aparecimento de pontas secas nas folhas. Além de deixar a planta feia, mostra que algo não está correto. Por isso viemos te ensinar como lidar e o que fazer quando sua orquídea bambu está com pontas secas.

Orquídea Bambu

Essa orquídea mostra sua primeira diferença das outras pelo fato de ser uma orquídea terrestre. Ou seja, não fica apoiada em outras árvores e não podem ser chamadas de plantas aéreas. Por isso, requer terra e cuidados que normalmente as orquídeas aéreas não precisam.

Ela também é chamada de arundina em alguns locais, pois seu nome científico é Arundina graminifolia. Tem sua origem asiática, e lá se espalhava como mato. Faz parte de um pequeno grupo de espécies, (7 espécies no total), e é considerada bem rústica, ótima para ser utilizada em jardins mais modernos. Seu calo pode chegar a mais de 2 metros de comprimento. Suas folhas costumam ser finas e bem estreitas, entre 9 e 19 centímetros de comprimento, e no máximo 1,5 centímetros de largura. Daí que veio seu nome, pois essas folhas são semelhantes ao bambu.

As flores são lindas, em uma coloração de lilás rosado, com o labelo de cor púrpura. Elas florescem somente no verão e primavera, todos os anos, porém só duram por 3 dias cada flor. Seu perfume também é bem forte e doce, o que atrai bastante polinizadores como as abelhas. Também enchem de borboletas! O maior uso que elas têm é para ornamentação. Para quem quer deixar o jardim com uma cara mais rústica e bela, a orquídea bambu é uma ótima opção, colocando a perto de muros ou em vasos altos. E que também requer pouca manutenção e de fácil cultivo.

O Que Fazer Quando a Orquídea Bambu Está Com Pontas Secas

Há momentos que você pode notar que sua orquídea está ficando com as folhas meio diferentes. Suas pontas estando mais secas quer dizer que sua planta está com problemas. Elas são chamadas de queimaduras, e precisam de um tratamento imediato, pois começam nas pontas mas vão chegando até o centro.

Essa queimadura se dá pelo fato de desidratação. Com o sol forte o dia todo, é necessário que sua rega seja bem rica de sais minerais. Quando damos uma rega pobre, isso só prejudica a planta. Um exemplo, é utilizar a água da torneira, que é cheia de cloro e produz ainda mais as queimaduras na ponta das folhas, além de danos no restante da planta, incluindo a raiz.

A qualidade da água deve estar sempre combinada com a quantidade da rega. Você não quer exagerar regando sua orquídea muito ou pouco. Outra forma de ajudar, é retirar a orquídea daquele local. Coloque-a em um lugar que receba um pouco menos de luz solar direta, sem tirar por completo, pois a bambu precisa disso para seu desenvolvimento

Dicas de Cultivo da Orquídea Bambu

Cultivo da Orquídea Bambu
Cultivo da Orquídea Bambu

Agora que você entendeu o que é e como tratar de suas folhas com pontas secas, vamos te dar mais algumas dicas para um melhor cultivo da sua orquídea bambu.

  • A temperatura perfeita para sua orquídea estar é entre 25 e 30 graus Celsius. Nunca as deixe ficar muito tempo em temperaturas abaixo de 12 graus Celsius.
  • O solo deve ser adubado sempre de 15 em 15 dias, e estar úmido e permeável.
  • Não esqueça de tira-las da luz do sol de vez em quando, colocando a em meia sombra.
  • A rega deve ser feita 3 vezes na semana em tempos mais quentes e secos, e duas vezes na semana quando está mais úmido. No inverno você pode regar uma única vez por semana.
  • Essas orquídeas muitas vezes são atacadas por pragas. Nesses casos procure a melhor forma de elimina-las, tentando evitar coisas muito fortes.
  • Caso haja uma geada ou algo semelhante em que a temperatura caia muito, você pode levar a orquídea para dentro de sua casa. Assim, ela ficará protegida da baixa temperatura. Não esqueça de deixar alguma janela aberta para que o ar circule, se não ela pode ficar doente.
  • Se você notar que sua orquídea está ficando meio curvada, pode ser porque ela está muito tempo na sombra. Tente coloca-la mais no sol. Isso acontece porque ela fica ramificando seus galhos e se curvando em busca do sol.
  • Caso queira multiplica-las, divida-as em touceiras. Esse é um dos métodos mais fáceis e melhores para sua reprodução.
  • Uma dica para o melhor local de colocar sua orquídea, é virada sempre para o Norte. Pois ali ela terá a incidência perfeita de luz solar.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender melhor o que fazer quando suas orquídeas bambu estão com pontas secas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre orquídeas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *