Home / Plantas / Alpínia Purpurata é Tóxica? Ela é Perigosa? Como se Prevenir?

Alpínia Purpurata é Tóxica? Ela é Perigosa? Como se Prevenir?

Há algo de sedutor nas espécies ruivas … vermelho e rosa. Ambos exibem um belo cone cilíndrico de um poder de flores duradouro. Isso faz com que seja como um troféu e é procurado em muitos arranjos florais. E ambos os gengibres representam perfeitamente o Havaí. Pensamos que o poço vermelho reflete o fato de que essas belas ilhas nasceram do fogo.

Alpínia Purpurata

O gengibre vermelho às vezes é chamado de gengibre em cone rosa ou pluma de avestruz. É uma planta da Malásia nativa com brácteas vermelhas brilhantes. Eles se parecem com a flor, mas a flor real é a pequena flor branca no topo. O gengibre cresce espessas hastes subterrâneas e suas flores emitem uma fragrância sutil. Prefere sombra parcial e condições úmidas e precisa ser bem regada. Também contribui para uma boa planta de casa.

Descrição

A planta de gengibre vermelho tem muitos nomes comuns, incluindo rainha da selva (que tem uma flor rosa), rei da selva (flor vermelha), gengibre tahitiano e pluma de avestruz.

O gengibre vermelho pode crescer alto – até 8 pés, e tem um pico espetacular de flores. O que é tradicionalmente chamado de flor é na verdade os brácteas florais (folhas especializadas para se parecer com flores e chamar a atenção para as flores imperceptíveis da planta nas proximidades). As variedades rei da selva e rainha da selva florescem o ano todo. Suas flores são frequentemente cortadas e usadas em arranjos (as flores de plantas maduras podem durar até 25 dias).

As flores pequenas, discretas, tubulares e brancas emergem entre brácteas florais coloridas em espigas terminais. Plântulas jovens emergem da base das velhas inflorescências e podem criar raízes se tocarem o chão. As flores são seguidas ocasionalmente por cápsulas de sementes arredondadas. As folhas são verdes, alternadas, sésseis e de forma oblonga. Os pseudo-itens (formados pelas bainhas das folhas) emergem dos rizomas subterrâneos.

O gengibre vermelho possui brácteas longas e coloridas, popularmente usadas em arranjos de flores; útil para ter no jardim. Nenhum desses gengibres é conhecido por ter um cheiro, mas descobrimos que uma flor totalmente desenvolvida carrega uma leve sugestão de um cheiro de gengibre.

Alpínia Purpurata Características

É muito fácil cuidar dessa planta e pode crescer tão bem em recipientes de plantas que você terá que podá-la com frequência.

Habitat

O Red Ginger geralmente é encontrado crescendo à beira de florestas, trilhas e estradas de terras baixas. As flores produzem flores de corte bonitas e duradouras e são populares para arranjos de flores tropicais.

Família Ginger

Toda a vegetação de folhagem tropical, plantas e palmeiras, respingos de cores brilhantes nos jardins tailandeses contemporâneos podem ser fornecidos pela família de plantas Ginger.

Composto por 45 gêneros contendo 700 espécies, os Gingers são uma família variada. Uma linhagem popular da família Ginger, frequentemente utilizada nos jardins tailandeses, é o ‘Red Ginger’ (alpinia purpurata), menos conhecido como ‘o rei da selva’.

Para não ficar atrás, o gengibre rosa também tem seus fãs raivosos. Compartilhando todas as qualidades de seu primo – o gengibre vermelho – ostenta uma cor mais clara que mostra o lado mais leve do Havaí.

Origem

Nativas da Malásia, elas também são amplamente reconhecidas como a flor nacional da Samoa e podem ser cultivadas com sucesso em pleno sol ou sombra clara. Eles preferem solo úmido e bem drenado, por isso exigem uma boa quantidade de rega nas estações mais quentes da Tailândia, mas geralmente são bastante robustos e bons em cuidar de si mesmos.

Plantas Tóxicas

As flores, tipicamente brilhantes e bonitas, também têm um lado sombrio. De flores carnívoras a poses venenosas, nem todas as flores são tão doces e inocentes quanto parecem.

  • Oleandro – O elegante oleandro Nerium, cujas flores são carmesim, magenta ou branco-creme, é uma das plantas mais tóxicas do mundo . Cada parte da planta, do caule à seiva, é incrivelmente venenosa se ingerida. Até inalar a fumaça de um oleandro em chamas é uma ameaça à saúde.As toxinas da flor causam um batimento cardíaco irregular, que inicialmente dispara e depois cai para um ritmo muito abaixo do normal, até o coração parar de bater completamente.
Oleandro

•  Flor de Aconitum – parece ser a desgraça de todos: é também conhecida como lobo-do-mato (originalmente lebre do lobo), cana-de-cachorro, lobo do rato, lebre do leopardo, ladrão do tigre, ladrão do tigre, ladrão da bruxa e ladrão da mulher. Como o oleandro, é uma planta de jardim bonita, mas mortal.Durante a Idade Média, as bruxas usavam o lobisomem em suas poções “voadoras” por causa dos sentimentos de tontura e dormência provocados por seus efeitos colaterais irregulares dos batimentos cardíacos . Eles também os usavam em poções do amor, mas como esses elixires venenosos frequentemente acabavam matando o amante, a planta também ganhou o nome de viúva de luto.

Flor de Aconitum
  • Mamona – A planta mais venenosa do mundo, de acordo com o Guinness Book of World Records, a mamona também é conhecida como a “palma de Cristo”, ou Palma Christi, que decorre da capacidade do óleo de curar feridas. No entanto, ele também tem o poder de matar, pois apenas um miligrama do veneno da planta pode matar um adulto, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC).As sementes da planta, no entanto, contêm ricina, uma toxina extremamente venenosa. A ricina também está presente em concentrações mais baixas nas folhas brilhantes da planta, que geralmente são verde-escuras ou bordô. As flores da mamona se assemelham a pompons pontiagudos e rosa-choque e são especialmente perigosas para crianças pequenas.
Mamona

Alpínia Purpurata é Tóxica? Ela é Perigosa?

Algumas plantas podem ser venenosas se você as comer. Outros podem machucá-lo se você os colocar na pele. Para algumas plantas, todas as partes da planta são venenosas. Para outros, apenas certas partes da planta são prejudiciais. O perigo pode variar de irritação leve a doença grave ou morte.

Mesmo plantas não venenosas, nem tóxicas como a alpínia purpurata, podem causar asfixia se alguém tentar comê-las. Toda situação é diferente.

Como se prevenir:

Se alguém comer uma planta venenosa, ligue para o Serviço Médico mais próximo,  para obter conselhos;

Descubra o nome da planta. Se alguém come uma planta, o Controle de Envenenamento precisa saber o que é;

Mantenha plantas de interior onde as crianças não possam alcançá-las;

Observe as crianças pequenas quando brincam ao ar livre;

Ensine as crianças a perguntar sempre a um adulto antes de comer ou beber qualquer coisa;

Ao acampar ou fazer piqueniques – coma apenas plantas silvestres se você souber CERTAMENTE o que são. As pessoas morreram depois de confundir cicuta com cenoura selvagem.

Veja também

Dálias Únicas: Características, Nome Científico, Cultivo e Fotos

A dália é uma das plantas mais espetaculares que existem hoje em jardins de todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *