Home / Plantas / Lista de Tipos de Alpínia: Espécies com Nomes, Como Cuidar e Fotos

Lista de Tipos de Alpínia: Espécies com Nomes, Como Cuidar e Fotos

Como já dizia a música do Jorge Ben Jor, “moramos em um país tropical”. O clima é muito benéfico para o cultivo de diversas plantas que se adaptam muito bem nas nossas condições. Uma delas é a alpínia, flor que necessita de baixo investimento e pode ser uma excelente alternativa para aqueles que querem ingressar no ramo da floricultura.

As belas flores da alpínia são uma boa opção para a composição de espaços como jardins e em criações paisagísticas de casa e empresas. Por ser uma flor de corte muito fácil e extremamente simples de cultivar, ela é sempre muito usada  na produção de arranjos florais para diversos eventos.

O seu nome científico é Alpinia purpurata e ela pode ser encontrada nas diversas regiões do Brasil, sempre encantando com suas cores vibrantes. Conheça mais sobre essa planta:

Características da Alpínia

Com a utilização de técnicas de hibridação a alpínia pode aparecer em diversas cores como: vermelho, rosa e branco. Composta de um pedúnculo que abriga as flores, a alpínia é comumente encontrada em forma de lança e com folhas bem compridas.

A planta pode chegar a atingir quatro metros de altura e costuma se reproduzir entre os meses de outubro e abril. Por ter sol durante boa parte do ano, a região Nordeste pode ser uma boa região para o plantio de alpínia. Já as regiões mais frias, como é o caso do sul do Brasil, as plantas demoram a apresentar a florada.

Outra caraterística da planta é que ela deve ser regada com muita frequência, pois os solos secos não são indicados para o seu cultivo.

Como Plantar e Cuidar da Alpínia

É muito importante manter o solo da alpínia com a cobertura de adubo. A limpeza dos galhos, folhas e flores secas também deve ser feita para que a planta não gaste energia “à toa”. A aplicação de fertilizante também é aconselhada para evitar a proliferação de doenças.

Lembre-se de plantar a alpínia próxima de arvores de grande porte. Elas servirão de proteção contra os raios solares mais intensos. Quer  prender a plantar alpínia? Veja como:

  • Use raízes (rizomas) de produtores conhecidos. Isso vai garantir que a sua planta possa crescer com qualidade.
  • Lembre- se que a alpínia goste de sol, mas nada de exageros, ok? O ideal é que a planta desenvolva com temperaturas de 24° a 30°, com índices de alta umidade do ar.
  • Procure rizomas maiores e mais pesados. Eles possibilitarão uma floração mais rápida, aproximadamente com 1 ano/ 1 ano e meio do plantio.
  • Não esqueça de tirar as partes “estragadas” dos rizomas. A aplicação de produtos de controle de fungos e insetos também é recomendada. Os solos mais recomendados são os profundos e que possuem muita matéria orgânica.
  • A irrigação deve ser cuidadosamente feita sem exageros. Escolha as manhãs ou finais de tarde para efetuar a rega.

Tipos de Alpínia

Um dos tipos mais encontrados de aloínia é Alpinia purpurata, que também pode ser conhecida com o nome de gengibre vermelho. É muito comum a utilização desta planta em arranjos florais. Conheça um pouco mais dessa espécie:

Ficha Técnica:

Nome Científico: Alpinia purpurata

Nomes Populares: Alpínia, Gengibre-vermelho

Família: Zingiberaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes

Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical

Origem: Ásia, Indonésia, Oceania

Altura: 1.2 a 1.8 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

Além das belas flores, as folhas do gengibre vermelho também são utilizadas frequentemente garantindo um aspectos rústico e natural ao arranjos. Para manter a planta sempre viva e bonita lembre-se: irrigação regular e meia sombra. As mudas podem ser transportadas com cuidado e dão origem facilmente a novos indivíduos. Ah, não esqueça que as alpínias não gostam de frio.

Outro tipo de alpínia é a Alpinia zerumbet. Confira sua ficha técnica:

Alpinia Zerumbet
Alpinia Zerumbet

Família: Zingiberáceas
Nomes Populares: colônia, falso-cardamomo, helicondia, jardineira, alpínia, gengibre-concha.
Outros nomes: collar de novia (em espanhol), shell ginger e pink porcelain lily (em inglês).

Esse tipo de planta é parente do gengibre e pode atingir até 3 metros de altura. Com folhas grande e muito cheirosas, a planta costuma apresentar flores nas estações do verão e outono. O fruto possui sementes, mas o tipo de reprodução mais viável e eficiente é por meio de divisão dos rizomas da árvore

A alpínia Alpinia zerumbet precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia e solo deve ser bem adubado e apresentar um bom sistema de drenagem, já que a planta não gosta do excesso de umidade. Portanto, capriche nas regas, mas de forma espaçada!

Benefícios Medicinais da Alpínia

Outra curiosidade sobre esse tipo de alpínia é que ela tem origem na Ásia e é cultivada em nosso país como planta ornamental, mas possui em suas folhas uma substância medicinal.

De sua folha pode ser extraídas matéria prima para fármacos que possuem características que combate o estresse e proporcionam relaxamento. Interessante, não é? Além de embelezar os ambientes, as alpínias pode ser usada para cuidar da saúde. Mas ainda tem mais: o seu óleo essencial quando extraído pode ajudar a combater a hipertensão e promover melhoras para a doença.

Diversas outras substância também são encontradas na planta e servem para a produção de produtos fitoterápicos, são eles: sódio, potássio, taninos, cânfora e magnésio. Os produtos são utilizados para o tratamento de enfermidades como asmas, artrite e febre.

Chá de Alpínia
Chá de Alpínia

Entretanto, os produtos feitos de alpínia não são recomendados para o uso de gestante, já que podem causar infecções e alterações no coração.
Esperamos que vocês tenham gostado do nosso artigo e tenham aprendido um pouco mais sobre os tipos e cuidados que devemos ter com a alpínia! Não esqueça de deixa o seu comentário ou a sua dúvida.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *