Home / Plantas / Como Plantar Alfazema, Cuidar e Fazer Mudas

Como Plantar Alfazema, Cuidar e Fazer Mudas

O hábito de ter plantas e cuidar delas está se tornando cada vez mais comum no Brasil, deixando de ser algo apenas para pessoas mais velhas e passando de geração em geração, se tornando também um hábito comum aos jovens de hoje em dia, que vivem uma vida corrida e procuram hobbies relaxantes para os momentos de descanso.

Quando o assunto é planta, a alfazema é uma das queridinhas nacionais; com uma cor linda e sem tantas dificuldades para ser cultivada, ela conquista desde os mais leigos em jardinagem até os que já plantam flores há muito tempo e querem dar uma diversificada no jardim.

Porém, antes de resolver plantar uma planta é extremamente importante entender quais as necessidades dela, como cultivar e cuidar ao longo do tempo, para que ela cresça saudável e, consequentemente, muito forte.

Portanto, neste artigo iremos falar detalhadamente sobre o plantio de alfazema. Vamos te ensinar como plantar a alfazema desde a semente, como cuidar de sua planta, como fazer mudas, e também daremos diversas dicas. Continue lendo o texto antes de plantar sua alfazema!

Como Plantar a Alfazema – Preparação

Plantar uma planta desde a semente é um dos processos mais terapêuticos do mundo: observar as flores nascendo e a planta crescendo com o passar do tempo e saber que você é o responsável por aquilo com certeza é uma sensação extremamente boa.

Apesar disso, é necessário saber o que está fazendo para que essa sensação seja realmente boa e não uma completa decepção ao se deparar com sua planta sem vida. Portanto, siga o nosso passo a passo caso você queira plantar uma alfazema desde a semente da maneira correta para ter uma planta linda e saudável.

  • Preparação

Antes de mais nada, é preciso preparar bem o ambiente que receberá a alfazema. Por isso, a preparação está dividida nos seguintes passos:

  1. Escolha um local em que o sol bata de maneira indireta e não haja vento, assim as folhas crescerão com o sol mas não cairão com o vento;
  2. Escolha um solo arenoso e pouco úmido, ou então as raizes da planta podem acabar apodrecendo com o passar do tempo;
  3. Meça o pH do solo, que deve ser entre 6,5 e 7,5 para a alfazema crescer da maneira ideal.

Como Plantar a Alfazema – Momento Do Plantio

  • Plantando

Após ter o ambiente decidido e propício para sua planta, está na hora de finalmente plantar as sementes. Você pode encontrar as sementes em casas de jardinagem, em alguns supermercados ou até mesmo pela internet. Após ter as sementes em mãos, siga o passo a passo:

  1. Faça um buraco no chão;
  2. Pegue cerca de 5 sementes, ou o tanto que achar necessário para o espaço que você possui disponível;
  3. Cubra bem as sementes com a terra;
  4. Regue as plantas da maneira correta a partir desse momento: encharque bem a planta, mas apenas quando a raiz já estiver bem seca.

Depois de ter as suas sementes plantadas, você precisará ter alguns cuidados básicos para que sua planta não morra, por isso continue lendo o texto para saber como cuidar da maneira correta.

Como Fazer Mudas de Alfazema

Mudas de Alfazema no Vaso de Alumínio
Mudas de Alfazema no Vaso de Alumínio

Fazer mudas para trocar de local é extremamente simples e prático. Muito provavelmente você plantou a sua muda em um vaso pequeno e agora que a planta está crescendo não sabe muito bem o que fazer, né? Não se preocupe, basta seguir o passo a passo para conseguir transformar sua alfazema em mudas e trocá-las de lugar.

  1. Escolha o tempo certo. Para fazer as mudas o tempo não pode estar nem muito quente e nem muito frio, mas sim ameno; desta forma, a planta não morrerá quando as plantas ficarem expostas por um tempo fora da terra;
  2. Corte o caule da sua planta na parte que achar melhor, tudo dependerá do tamanho de muda que você irá querer;
  3. Pegue um vaso maior do que o antigo ou escolha um canteiro com as características propícias para a planta, como dissemos no tópico anterior;
  4. Coloque a nova muda na terra e regue regularmente.

Pronto! Fazer a muda é extremamente simples. Com o tempo ela irá criar raizes e a raiz da qual ela foi cortada também irá crescer, dessa forma você transformou uma única muda em duas!

Dicas Para Cuidar da Alfazema

Após ter suas mudas plantadas ou suas sementes, é hora de cuidar da maneira correta de sua planta para que ela dê bons frutos e não acabe morrendo com o passar do tempo. Apesar de ter sido plantada no solo correto e na luz do sol certa, outros cuidados são necessários para que tudo dê certo e sua planta cresça bem saudável e bonita.

Portanto, basta seguir as dicas que daremos para que sua alfazema fique maravilhosa com pouco esforço e sem gastar dinheiro com fertilizantes e adubos industrializados.

  • Regando

É importante que a rega seja feita apenas quando o solo já estiver seco; por isso, regue apenas uma ou duas vezes na semana, dependendo do clima do local em que você mora. Além disso, é importante lembrar que você precisa encharcar o vaso para ter certeza de que as raízes receberam a água. Ou seja: regue poucas vezes na semana, mas em grandes quantidades.

  • Adubando
    Semente de Alfazema
    Semente de Alfazema

A boa notícia é que, apesar de ser um pouco chata, a alfazema não precisa de um fertilizante em específico para crescer bem. Por isso, apenas foque no ambiente ideal para ela e tudo dará certo.

  • Temperatura

A alfazema não é exigente quanto à temperatura; porém, ela pode não crescer em ambientes muito úmidos ou com temperaturas muito baixas. Por isso, em dias muito frios pode ser bom deixá-la fora do ar livre.

Após esse texto você com certeza já sabe como cuidar da sua alfazema e não tem mais medo de arriscar! Lembre-se que basta seguir o passo a passo que passamos e com certeza o seu cultivo será um sucesso!

Quer saber um pouco mais sobre a alfazema? Não se preocupe! Leia também em nosso site: A História Da Flor De Alfazema E Origem Da Planta

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *