Home / Plantas / Benefícios do Banho de Alecrim: Pra que ele Serve?

Benefícios do Banho de Alecrim: Pra que ele Serve?

Sem dúvida, inúmeras plantas por aí possuem propriedades incríveis e que podem ajudar na nossa saúde e no nosso bem-estar de maneira muito significativa. É o caso do alecrim. Ou melhor: do banho de alecrim.

Nas próximas linhas, vamos explicar melhor as propriedades dele.

Qual a Finalidade de um Banho de Alecrim?

Em primeiro lugar, podemos dizer que um banho com essa erva é um componente importante para a restauração da paz interior de cada pessoa. Você se sente “pesado”, e percebe que o seu ambiente está “sugando” todas as suas energias? Pois bem, espiritualmente falando, esse banho ajudará a restaurar a sua alegria e a sua força de vontade.

E, por que isso é possível?

Cientificamente falando, o alecrim é usado em várias partes do mundo para o tratamento de dores musculares, além de servir como fortalecedor do sistema imunológico. Em suma, o alecrim ajuda a tornar o nosso organismo mais resistente. Sem contar que essa erva auxilia bastante no bom funcionamento do sistema circulatório, no combate à perda de memória.

Em suma, podemos dizer que o alecrim, de um modo geral, costuma acalmar e relaxar o organismo, algo essencial nos dias de hoje.

Mas, como fazer esse banho? É o que veremos logo mais.

Banho Comum de Alecrim: Como Fazer?

Para fazer esse banho, o que você vai precisar apenas de 2 litros de água e de um punhado de alecrim. O primeiro passo é colocar a água pra esquentar, sem deixá-la ferver por completo. Ao apagar o gogo, jogue o alecrim na água, abafando o recipiente por cerca de 10 minutos mais ou menos (pode ser até 20 minutos, caso você queira intensificar as suas propriedades).

Preparação para Banho de Alecrim

Após esse procedimento, coe a mistura a fim de retirar o excesso de ervas, levando a água com a essência de alecrim para o banheiro. De resto, é tomar o seu banho normalmente. Ao acabar, o próximo passo é jogar a água do alecrim sobre o corpo, sempre do pescoço para baixo.

Uma boa indicação é fazer esse banho à noite, antes de dormir, já que ele é excelente para relaxar corpo e mente.

Outras Formas de Tomar Banho de Alecrim

Dentre as diferentes maneiras de usar o alecrim num banho, você pode aproveitar para misturar a erva com outros produtos e potencializar os seus efeitos. O primeiro desses banhos alternativos é formado, além de um punhado de alecrim, um punhado arruda, 3 folhas de louro, algumas folhas de laranjeira, um pouco d manjericão, 10 gotas de essência de lavanda, 3 litros de água mineral e raspas de 1 limão.

O modo de preparo para esses ingredientes é, primeiro, esquentar a água, sem deixá-la ferver, e após ela esquentar, desligar o fogo e acrescentar os ingredientes. Tampe o recipiente, e deixe a infusão descansar por cerca de 30 minutos. Tome, então, um banho normal, e depois derrame a mistura da cabeça aos pés. , secando-se levemente com a toalha.

Outra forma de tomar um bom banho de alecrim, é acrescentando os seguintes ingredientes: 1 punhado de sal grosso e 30 gotas de essência de verbena, além de 4 litros de água. A quantidade de alecrim usada Poe ser 10 ramos de folhas da erva.

Para a preparação desse banho, você vai aquecer a água sem fervê-la, e depois reservá-la. Em seguida, macere as folhas de alecrim, colocando-as na água, junto com os demais ingredientes. Depois de aproximadamente uns 15 minutos, tome um banho normal, e derrame a água preparada com alecrim da cabeça aos pés.

Por fim, temos um banho de alecrim que leva os seguintes ingredientes: 1 ramo de alecrim, 3 paus de canela, 3 cravos da índia e mais 1 litro de água.

A preparação desse aqui é bem parecida com a dos demais. Primeiro, você vai esquentar a água sem fervê-la, e, nesse momento, vai colocar o alecrim, e deixar esquentar por mais alguns minutos. Pinha os cravos e as canelas, e deixe no fogo por mais 3 minutos, e desligue p fogo. Coe a mistura, tome um banho normal, e depois se leve com a água do alecrim, deixando o corpo secar naturalmente.

Outras Propriedades do Alecrim, e Como Usá-lo Além dos Banhos

O alecrim é realmente uma erva muito interessante, e além dela ser excelente para banhos corporais, ela também possui ótimos benefícios para ser ingerida também.

Entre esses benefícios está o de melhorar o sistema digestivo. As propriedades dessa erva impedem a produção desenfreada de gases, e ainda podem aliviar problemas como azia, diarreia e constipação. Sem contar o fato que essa planta possui propriedades antibacterianas, o que pode ser de grande valia para o tratamento da gastrite causada pelo H. pylori.

Outro ponto muito positivo do alecrim é que ele atua como um potente antioxidante, justamente por ele ser rico em substâncias como ácido rosmarínico, ácido cafeico e ácido carnósico. Dessa forma, o sistema imunológico fica mais fortalecido, prevenindo infecções, e até mesmo ajudando a ficar com uma pele mais bonita.

Finalizando, podemos dizer que essa planta é ótima para o alívio de dores nos ossos, especialmente, daquelas provocadas por artrites.

Já com relação a outras formas de usar o alecrim, além dos já mencionados banhos, você pode usar a erva em chás, como, por exemplo, um muito bom para problemas digestivos. Para fazê-lo, você tem que colocar 4 folhas de alecrim numa xícara de água fervente, deixando repousar por cerca de uns 10 minutos mais ou menos. Depois, é coar e beber o chá 3 vezes Ao dia, sempre depois de cada refeição.

Outra alternativa é usar o chamado óleo de alecrim, que pode ser usado, por exemplo, em tratamentos de aromaterapia, massagens ou mesmo nos já citados banhos com a planta.

Existe Alguma Contra-Indicação no Uso do Alecrim?

Na verdade, se você consumir excessivamente o alecrim, em especial, na forma concentrada de óleo, é bem capaz de você ter problemas do tipo náuseas, vômitos, irritação nos rins, sangramento no útero, vermelhidão na pele, aumento da sensibilidade ao sol e, por fim, algumas reações alérgicas.

Sem contar que o uso dessa planta como medicamento não é nem um pouco recomendável para mulheres grávidas e que estejam em processo de amamentação. Pessoas que usam frequentemente medicamentos à base de aspirina também devem evitar o consumo de alecrim.

Fique de olho, e aproveite as ótimas propriedades dessa planta, especialmente em seus banhos.

Veja também

Qual É O Maior Estado Produtor De Soja No Brasil? E a Região?

A soja, sem dúvida, um dos carros-chefes do agronegócio brasileiro, ali, lado a lado com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *