Home / Plantas / Lírio da Paz Como Fazer Florir? Quanto Tempo Demora?

Lírio da Paz Como Fazer Florir? Quanto Tempo Demora?

O lírio da paz ( nome científico: Spathiphyllum wallisii) é uma planta muito apreciada por sua beleza e também por ser muito fácil de ser cultivada. É utilizada comumente em rituais religiosos e místicos e são necessário poucos cuidados para manter a planta sempre bonita. Ela costumar ser é muito resistente e pode durar por muitos anos embelezando a sua casa.

Entretanto, algumas precauções  são necessárias para evitar pequenos problemas que atrapalham o seu lírio florescer.  Vamos destacar aqui algumas dicas importantíssimas para o cultivo e florescimento do lírio da paz. Não deixe de conferir:

Cuidados com Lírio da Paz

Procure cultivar a planta em locais quentes mas que possuam sombra. O lírio da paz também gosta de um pouco de umidade para se desenvolver bem. Se a sua dúvida é se deve deixar a planta dentro ou fora de casa, saiba que em ambientes internos ela se desenvolve bem melhor.

A luz do sol deve atingir a planta de forma indireta já que  o excesso de calor pode fazer com que ela não resista e acabe morrendo. Outro detalhe muito importante é a forma como os lírios devem ser regados.

O primeiro passo é verificar se o solo está seco. Caso esteja, regue e fique atento para não deixar poças. Água demais pode ser um grande vilão e proporcionar o apodrecimento da raiz e, consequentemente, atrapalhar o desenvolvimento do lírio da paz.

Além disso você deve aparar as folhas que  estejam  secas ou enfraquecidas. Um corte próximo ao solo nessas folhas apodrecidas pode auxiliar  sua planta a “gastar” energia apenas com as folhas com uma aparência saudável.

Como Fazer o Lírio da Paz Florir?

As floradas costuma acontecer na época da primavera depois da época mais fria do ano, em que o bulbo do lírio da paz já passou pelo período de descanso. É exatamente essa mudança brusca de temperatura entre o inverno e a primavera que farão a plantar florescer.

Em algumas regiões do país onde a estação do inverno não é muito fria,  as plantas costumam apresentar problemas no florescimento pois não existe frio suficiente  para “ acordar” o lírio da paz e proporcionar a sua floração.

Lírio da Paz Florido
Lírio da Paz Florido

Veja a seguir uma técnica muito eficaz para resolver esse problema e obter lindas flores:

  • Após passar a última floração reserve os bulbos do lírio da paz na terra.
  • É preciso cortar as partes secas e retirar os pequenos raminhos que você encontrar.
  • Lave, enxugue e em seguida guarde na geladeira embrulhado com um papel toalha.
  • Ao chegar a primavera, plante os bulbos e aguarde o resultado: lindos lírios da paz florescendo.

Muitos cultivadores da planta costumam reclamar que mesmo o lírio da paz tendo uma boa aparência elas não conseguem florir. Isso acontece porque muitas vezes a planta está recebendo mais sol do que o recomendado.  Desta forma, é indicado evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente, nos horários em que os raios  são mais intensos.

 Pode Cultivar Lírio da Paz em Vasos?

Lírio da Paz em Vaso
Lírio da Paz em Vaso

A resposta é sim! É possível envasar um lírio da paz, mas não sem antes tomar alguns cuidadinhos básicos.O primeiro deles é o tamanho ideal do vaso. Ele deve ter espaço suficiente paras as raízes da planta se espalharem e crescerem. Para o lírio desenvolver bem o indicado é que o vaso tenho um diâmetro de aproximadamente 25 centímetros.

Lembre-se de deixar alguns buracos no vaso para água escorrer e promover a drenagem da terra. Algumas lojas especializadas em jardinagens oferecem adubo especialmente feitos para os lírios. Vale a pena investir nessa dica!

Tipos de Lírios e Cores

Conheça alguns tipos e cores que o lírio da paz pode ser encontrado.

Tipos:

  • Americana
  • Asiático:  Candidum
  • Martagon
  • Trompete

Com relação as cores, podemos encontrar lírios da paz nos tons de rosa, amarelo, branco e laranja. São opções para todos os gostos, não é?

Como já citamos, uma opção para o plantio do lírio da paz são os bulbos. Eles podem ser encontrados em lojas especializadas em jardinagem e são bem simples de serem manuseados. Após comprá-los, realize o plantio privilegiando as estações do inverno e outono para ter mais chances de florescimento na primavera.

Cave no adubo um buraco entre 10 e 15 centímetros de profundidade.  Em seguida, coloque o bulbo dentro e mantenha em local com luz do sol indireta e um pouco de umidade. É possível colocar mais de um bulbo por vaso. Para isso, separem um do outro com uma distância de 15 centímetros para que os dois possam se desenvolver bem.

Dicas e Curiosidades Sobre o Lírio

  • Não deixe o adubo apresentar sinais de ressecamento. Nas estações chuvosas fique atento para o excesso de água, que também prejudica o desenvolvimento da planta.
  • Adubo em grande quantidade pode deixar o lírio da paz com folhas manchadas. Além disso, pode ser um dos motivos da ausência de flores. A terra precisa ser fértil, mas lembre-se: sem exageros!
  • O lírio é uma flor muito conhecida por seus significados ligados a religião e ao misticismo. Conta a história que a flor surgiu a partir da lágrima de Eva ao abandonar o Jardim do Éden. Outras culturas relacionam o lírio a pureza e beleza. As cores também carregam muitos mistérios: o amarelo é ligado a decepção, o rosa lembra o amor e a beleza e os brancos simbolizam a pureza.
  • O lírio é uma flor muito utilizada em arranjos florais, em especial, em buquês de noivas. O resultado obtido sempre é um arranjo clássico e muito bonito.

Gostou do nosso artigo?  Ficou alguma dúvida? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar sobre a sua experiência com o lírio da paz e a sua florada. Até a próxima!

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *