Home / Plantas / Dalia Anã: Como Plantar, Características, Nome Cientifico e Fotos

Dalia Anã: Como Plantar, Características, Nome Cientifico e Fotos

A dalia anã, conhecida pelo nome cientifico Dahlia pinnata Cav, é uma planta herbácea perene de até 1,2 m, com rizoma e raízes tuberosas. O caule é ereto, sendo ramificado apenas na inflorescência. As folhas são geralmente simples, com folhetos ovados e de até 10 cm de comprimento. As cabeças de flor de 2 a 8 têm um diâmetro de até 10 cm em hastes de 15 cm de comprimento. As 8 florzinhas têm até 5 cm de comprimento, ovais e rosa a roxo escuro. O período de floração se estende de julho a outubro.

O Plantio

Alimente a dalia cerca de uma vez por mês com um fertilizante orgânico com menos nitrogênio e mais fósforo e potássio, como uma proporção de 1-2-2. Com composto suficiente, a sua dalia ficará bem sem fertilizante. Certifique-se de que a sua dalia consiga uma polegada de água por semana. Mantenha o controle das chuvas para que a água seja consistente. A dalia é uma planta dependente de água, não se esqueça!

Dalia Anã Rosa Mesclada com Branco

Corte as flores gastas para incentivar mais florescimento. É um ótimo método! Embora opcionais, alguns jardineiros removem muitos dos botões de flores para concentrar a energia da planta em menos, maiores e mais vistosas flores com hastes longas. Os botões de flores vêm em grupos de três. Se desejar, remova os dois brotos laterais e deixe crescer o do meio, e continue beliscando mais brotos laterais que se formem ao longo do final do caule.

Para uma aparência mais natural, aperte as plantas dalia quando pequenas para incentivar a ramificação. As dálias podem ser divididas no outono ou na primavera. Desenterre os tubérculos e use uma faca afiada para cortar em seções, certificando-se de que cada seção tenha pelo menos um olho. Deixe os tubérculos secarem durante a noite antes de replantar.

Fotos Dalia Anã Rosa

Se as dalia s forem resistentes na sua zona, basta cortá-las após a primeira geada forte e aplicar uma camada extra de cobertura morta para protegê-las do frio. Remova a cobertura extra na primavera.

Essas plantas coloridas e extravagantes produzem lindas flores desde o verão até o outono, quando muitas plantas são as melhores. Em zonas mais frias, você precisará desenterrar e armazenar os tubérculos antes da primeira geada forte, se desejar cultivá-los como perenes. Veja como plantar, cultivar, colher e armazenar dálias.

Dália é um gênero de plantas tuberosas que são membros da família Asteraceae; espécies relacionadas incluem girassol, margarida, crisântemo e zínia. Eles crescem a partir de pequenos tubérculos bienais marrons plantados na primavera.

Características

  • O uso de recipientes é comum por alguns grupos de plantadores. Alguns jardineiros começam os tubérculos dentro de casa em recipientes um mês antes para dar um pulo na estação. Dálias de tamanho médio a anão se sairão bem em recipientes.
  • Utiliza um ambiente de plantação com muito sol! Um sol bem posicionado em quantias uniformes. Essas plantas possuem alto crescimento caso seja de 7 a 9 horas de luminosidade totalmente direta. Amam a luz solar! Lembre-se sempre de proteger a sua dalia das rajadas de vento.

  • Evite tubérculos de dália que pareçam enrugados ou podres. “Olhos” rosados ​​(botões) ou um pouco de crescimento verde são bons sinais. Não quebre nem corte tubérculos individuais da dália como faria com as batatas.
  • Cultivares altas e de flores grandes exigirão apoio. Coloque estacas (de um a dois metros de altura) em torno das plantas no momento do plantio e amarre as hastes à medida que as plantas crescem.
  • As dálias começam a florescer cerca de 8 semanas após o plantio, começando em meados de julho.

  • Não molhe os tubérculos logo após o plantio; isso incentiva a podridão. Aguarde até os brotos aparecerem acima do solo para regar.
  • Não se incomode em proteger as plantas. A cobertura de cima guarda lesmas e dálias como o sol em suas raízes.
  • Não existe precisão de molhar o solo para que a dalia apareça. Realmente, o excesso de umidade pode acabar prejudicando o seu plantio, chegando ao aprodrecimento da sua planta. Por isso todo cuidado é necessario! Mantenha-se atento, regue de 2 a 3 vezes por semana.
  • Alguns gostam de jogar pesado com a mãe natureza! E por isso mesmo se veem obrigados a utilizar fertilizantes, com o intuito de aumentar a eficacia no plantio de dalia. Diversas vezes, as dálias acabam sendo melhoradas por fertilizante em formato de liquidez de baixo nitro(igual o usado para legumes), como um 5-10-10 ou 10-20-20. Adubar após brotação e depois a cada 3 a 4 semanas, desde o meio do verão até o início do outono.

  • O tamanho da dalia é algo fundamental no entendimento de como esta indo o seu plantio. Quando as plantas tiverem cerca de 1 pé de altura, aperte 3 a 10 cm do ramo central em crescimento para incentivar as plantas mais arbustivas e aumentar a contagem e o comprimento do caule. Lembre-se que todo cuidado com a sua dalia é pouco. Esteja atento.
  • Se você quer crescer grandes flores tentar descorna. Remoção das 2 botões menores ao lado do central no conjunto de flor. Isso permite que a planta coloque toda a sua energia em menos flores, mas consideravelmente maiores.
  • Dálias de cama não precisam de apostas ou disfarces; simplesmente aperte o ponto de crescimento para incentivar o arbusto e o deadhead à medida que as flores desaparecem. Aperte a parte central, logo acima do terceiro conjunto de folhas.

Cuidado com os dias de tempo gelado!” Desenterre suas dálias antes de sua geada forte. Veja suas datas de geada no  inverno. Uma boa indicação de momento certo quando desenterrar seus tubérculos, é quando a planta começa a ficar marrom, esse é um grande sinal de que esta morrendo.

Como Desenterrar Tubérculos

  1. Depois que a geada do outono escurecer a folhagem, corte tudo menos 2 a 4 polegadas do crescimento superior.
  2. Cavar cuidadosamente em torno dos tubérculos com um forcado (ou pá) sem danificá-los.
  3. Levante e sacuda suavemente o solo dos tubérculos.
  4. Embale em um material macio e solto (vermiculita, areia seca, amendoim de isopor).

Agora você esta pronto para plantar, colher e aproveitar a sua Dalia! Bom plantio.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *