Home / Plantas / Qual é a Época de Plantar Mamão?

Qual é a Época de Plantar Mamão?

Se você adora mamãe e gostaria muito de ter sempre fácil na sua casa sem precisar correr sempre para o supermercado fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

O nome científico dessa fruta é Carica papaya L., é uma fruta muito comum no nosso país, inclusive o Brasil hoje é considerado um dos grandes produtores. Ele é perfeito para o clima do Brasil, não tolera clima muito frio.

Por aqui algumas variedades são mais encontradas que as outras, são cultivados o mamão papaya e o formosa. Se você for hoje ao supermercado, são esses que vai encontrar.

O mamão pode ser consumido in natura, pode ser utilizado em conservas, através de sucos, geléias e frutas cristalizadas.

Mamão e Saúde

Saiba que essa fruta pode ter diversas propriedades medicinais, então é uma excelente ideia ter um pé de mamão orgânico no seu quintal. Confira as propriedades medicinais do mamão:

Ação anti inflamatória, efeito cicatrizante, poderoso diurético, ação laxante natural, auxilia na digestão. Saiba que você pode consumir também as sementes dessa fruta, elas podem ajudar a tratar problemas com vermes a limpar o seu estômago. Como se não bastasse tantos benefícios, é uma fruta muito rica em macro e micronutrientes, possui fibras, minerais, tem açúcar natural, vitaminas diversas e muito mais.

Depois de conhecer tantos benefícios dessa fruta fica impossível resistir de ter uma em casa não é verdade? Então para te auxiliar separamos uma série de dicas para ter um mamão livre de agrotóxicos no quintal de casa. E sabia que é muito fácil plantar um mamoeiro, basta apenas acompanhar as dicas abaixo.

Qual é a Época de Plantar Mamão?

Antes de qualquer coisa é importante saber qual a melhor época para o plantio dessa fruta, dessa forma você garante o sucesso do seu pé de mamão. Na realidade essa espécie pode ser plantada durante o ano inteiro, mas é importante observar algumas coisas, sobre água por exemplo. Por isso, a melhor época para plantar um mamoeiro é na época do começo das chuvas, pois assim você já garante uma boa irrigação.

  • Clima e Ambiente – Sabia que existe um clima ideal para que essa planta se desenvolva bem, as temperaturas ideais devem estar entre 22 e 26º, devem ser expostas diretamente ao sol, e receber chuva.
  • Luz – Esse também é um fator importante para essa planta, eles ficam melhor em locais onde recebe mais luz solar. A mamoneira deve receber no mínimo 4 horas de sol por dia.
  • Mudas – Na maior parte das vezes o pé de mamoeiro é plantado utilizando sementes da própria fruta.
  • Sementes do Mamão – É muito fácil, basta retirar da própria fruta, ou até mesmo comprar em lojas especializadas se preferir. É importante estourar a membrana que a recobre, para isso basta pressioná-la contra uma peneira, só cuide para não destruir as sementes. Depois basta colocá-la para secar em um ambiente escuro.

Como Plantar Mamão?

Com as sementes em mão você já está pronto para iniciar o plantio, que podem ser feitos em vasos ou canteiros. Caso opte pelo vaso, prefira um vaso grande para que ela tenha mais espaço. Mas de qualquer forma, em algum momento vai ser necessário realizar um transplante do mamoeiro para um local com mais espaço. Caso a intenção seja mesmo de deixar ele no vaso, escolha um vaso de no mínimo 100 litros e capriche no adubo.

Caso resolva plantar diretamente no solo, abra covas de 1,25 cm de profundidade e deixe 5 cm de distância entre uma e outra. Quanto mais sementes plantadas, maior o número de mudas entre machos e fêmeas.

Quando elas alcançarem 90 cm de altura você já pode escolher as mudas que deseja, também já consegue distinguir o macho das fêmeas.

Não é difícil diferenciar, o macho floresce antes da fêmea, seu caule é mais longo, fino e florido. No caso da fêmea, a flor aparece perto do caule, e ela é maior que o macho. Você deve então selecionar uma muda de macho para cada 15 mudas de fêmea.

Dicas

  • Solo e mais – Para plantar no solo respeite o espaçamento de 3 a 4 metros entre as linhas,   e o espaçamento das plantas deve ser de 1,80 a 2,50. Ela aprecia um solo arenoso argiloso, corras de solos rasos.
  • Adubação – Invista em adubo orgânico, algumas sugestões são esterco de gado e galinha e torta de mamona. Adube a planta uma vez por mês, em locais mais úmidos de 2 em 2 meses.
  • Água – Ele vai demandar bastante água para se desenvolver bem. As mudas devem receber água ao menos 2 vezes ao dia. Mas fique de olho para não encharcar a muda.

Quando Colher o Mamão?

Agora separamos algumas dicas de como fazer a colheita, e em qual momento isso deve acontecer para você ter sucesso.

Esse é um fato que vai depender da maneira que foi feito o cultivo. No geral consideramos que o fruto está maduro depois de 4 a 6 semanas que a flor se abriu, é nesse momento que você pode colher. 

Agora, caso a sua ideia seja vender frutas, você deve colher quando o mamão apresenta metade cor amarela. Atenção, pois ser uma fruta muito sensível deve ser manejada com cuidado.

Atenção a Saúde do Mamoeiro

É necessário cuidar do mamoeiro e ficar atento frequentemente com o surgimento de doenças. As doenças mais comuns apresentam mudança na coloração das folhas que podem ficar amareladas e enrugadas, as nervuras podem ficar mais claras. Mas fique tranquilo pois tem tratamento, inclusive pode ser feita diretamente no pé sem necessidade de sacrificar a planta. Retire as folhas afetadas e tudo que estiver velhas, evite plantar próximo plantas que hospedam esses vírus com a berinjela, a pimenta, o repolho, o quiabo e a couve flor. Fique sempre atento, renove a sua produção no período entre 2 e 4 anos para garantir frutas saudáveis. Mantenha boa irrigação, invista em uma boa adubação, controle das pragas e doenças.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.