Home / Plantas / Como Se Planta a Uva?

Como Se Planta a Uva?

Hoje vamos saber tudo sobre a plantação de uvas, então se você adora essa fruta fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Para começar vamos entender quando é a melhor época para fazer essa plantação de videiras.

No sudoeste da Europa, por exemplo, as videiras começam a ser plantadas no mês de dezembro e seguem até a primavera. Então podemos dizer que na maior parte das vezes isso ocorre entre dezembro e maio. Por lá é de certa forma tradicional que as videiras sejam plantadas em dezembro, justamente quando começa o inverno, pois assim elas ficam mais expostas à chuva nesta época. Mas nos dias de hoje com a tecnologia muita coisa melhorou, o sistema atual de irrigação permite que as videiras sejam plantadas também na primavera.

Dicas Sobre a Plantação de Videiras

Videira
  • Clima Ideal – A videira é bastante resistente e tem condições de se adaptar bem a climas desfavoráveis, por isso inclusive hoje em dia ela pode ser encontrada em diversos locais que vão de regiões tropicais, subtropicais até região com risco de desertificação ou semi – desértica, e em região de baixas temperaturas.
  • Temperatura – A temperatura ideal deve estar acima de 18 Cº para que a uva possa amadurecer corretamente, isso assim que a coloração do cacho altera.
  • Altura – A altitude é sim um ponto importante, são considerados até 800 m de altitude no nível do mar, mas na Europa por exemplo existem vinhas plantadas a 1.300 m de altitude.
  • Água – O volume de água necessário para as videiras fica em torno de 350 a 500 mm no ano. Essa é uma planta que resiste bem a períodos de seca.

Como Se Planta a Uva?

Saiba como plantar videiras, e ter a sua própria vinha. Vem com a gente aprender o passo a passo.

  • Para começar faça uma cova no solo com pelo menos 40 cm de profundidade utilizando um subsolador;
  • Agora coloque as plantas com cuidado na cova, a videira deve ser inserida até o enxerto. Se atente para deixar o excerto acima do solo, faça com cuidados para que não se formem bolhas de ar entre o solo e a vinha;
  • É necessário que agora você capriche na irrigação, não economize, cerca de 10 litros de água por planta;
  • Cuidado com geadas, caso suspeite procure deixar a planta toda coberta e protegida, assim que não for gear mais descubra – a com cuidado. Você pode procurar por tubos de proteção. Agora se você mora em regiões que não correm esse risco pode ficar tranquilo e não precisa se proteger.

Conservação da Muda de Videira

Videira
Videira

Saiba que o tempo que essas plantas podem ficar no viveiro vai depender muito da umidade e da temperatura. Para ser seguro não abra a embalagem original, a deixe em local úmido e fresco. Melhor ainda se você tiver à disposição um ambiente frio. O ideal é entre 3 e 5ºC, é bem fechado. Dessa forma fica tranquilamente por 15 dias.

Você pode comprar uma muda também pela internet ou em lojas especializadas. Elas chegam prontas para serem plantadas. Elas costumam vir com dois brotos, a parte do enxerto é cuidadosamente revestida com uma cera vermelha, que é uma forma natural de proteger, elas também já vem com a raíz aparada.

Quando Nascerá as Primeiras Uvas?

Videira com Uvas
Videira com Uvas

Depois de seguir tantas instruções fica todo mundo ansioso para saber quando poderá colher as primeiras uvas não é verdade? A gente sabe disso, mas é necessário ter paciência com cada processo, pois nada na natureza é exato.

Podemos dizer que esse tempo pode depender de uma série de fatores, são eles: as condições do solo de onde foram plantadas, também as condições climáticas da sua região, da utilização ou não de fertilizantes, do método de irrigação e claro, dos seus cuidados.

No geral podemos dizer que as primeiras uvas devem começar  a surgir cerca de 18 meses depois de plantadas, mas isso pode variar. Agora sem muita ansiedade hein, tudo no seu tempo.

Tipos de Uvas

Agora que você já sabe como plantar uvas vai precisar conhecer sobre os tipos. Saiba que existe uma infinidade, nesse post vamos nos concentrar nas uvas de mesa. As uvas de mesas são as uvas que comemos como fruta, portanto elas não são as mesmas utilizadas para  confecção de vinhos e espumantes. Se você não sabe a diferença dessas uvas vamos te ajudar:

  • Uva de mesa – Elas são mais doces e menos ácidas, são mais crocantes e tem a casca mais fina;
  • Uva para vinho – Essas uvas são mais ácidas, menos doces e tem a casca grossa e uma polpa bem macia.

Confira a nossa seleção de alguns tipos de uvas de mesa.

Uva Vitória – Essa deliciosa uva vai fazer sucesso nas casas, com uma polpa macia e de cor mais escura. É uma uva sem sementes, é doce e gostosa. As crianças costumam adorar.

Uva Crimson –  Mais uma opção sem sementes, ela é bem famosa e tem uma forma mais alongada e uma coloração bem rosada. É uma opção bem suave e suculenta e não tão doce, mas também não é ácida. Acompanha frutos do mar e queijos.

Uva Red Globe – Essa é uma uva grande e redonda e contém sementes. Possui uma cor rosada e é bastante doce, crocante e deliciosa. Vão muito bem quando consumidas com chocolate meio amargo para equilibrar.

Uva Thompson – Talvez seja a mais encontrada em supermercados, é também uma das variedades mais antigas. Uma espécie sem semente e de uma coloração verde linda e com formato alongado. É deliciosamente doce e crocante. Essa uva vai muito bem em sobremesas e sempre estão presentes em sequências de fondues por exemplo por combinarem muito com chocolate. Podem ser usadas também em saladas e frutos do mar.

Uva Midnight – Uma outra deliciosa opção sem sementes, tem uma coloração roxa bem intensa e possui um formato mais alongado. Ela é doce e crocante, são uvas grandes. Possui um sabor moscatel. Ela pode ser combinada com queijos, ou acompanhando carnes vermelhas.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.