Home / Plantas / História da Flor Hortênsia, Significado, Origem da Planta e Fotos

História da Flor Hortênsia, Significado, Origem da Planta e Fotos

A hortênsia é uma planta espiritual. Seu nome científico é Hydrangea macrophylla. É uma planta nativa dos países China e Japão.

Sabemos que as plantas são essenciais para nossa natureza. No entanto, elas também desempenham um papel muito importante para nossa saúde e espiritualidade.

Para conhecer a história da flor hortênsia, significado, origem da planta e fotos, continue lendo, pois daremos todos os detalhes abaixo.

Origem e Significado da Flor Hortênsia

Seu nome vem do latim, e significa “jardineira”. E realmente esse é o seu trabalho, pois significa também “aquela que cultiva hortos”.

A Hortênsia é considerada uma flor que transmite vigor, beleza e juventude, nos dando o prazer de cultivar, e cuidar dos jardins onde há esse algum exemplar dessa planta.

Características da Flor Hortênsia

A Hortênsia é um arbusto de tamanho médio, medindo de 1 a 2,5 metros, com suas folhas grandes e brilhantes, e de cores variadas.

As suas cores variam bastante, pois depende muito do nível de pH, podendo ser entre roxo, rosa e azul.

Para obter as cores diversas, como citamos acima, é necessário plantar em solos diferentes, com pH diferente, que variam entre os alcalinos até os ácidos.

Como Cultivar a Hortênsia?

Primeiramente, você deve escolher o local para cultivá-la. E um dos critérios principais é, de um lugar que tenha sol de manhã e sombra à tarde, para que o sol não venha queimar suas folhas.

Outro critério importante, é que este solo de plantio tenha ácidos riscos em matérias orgânicas, pois elas precisam de substratos especiais para plantas acidófilas, e que pode ser facilmente encontrado em casas de jardinagem.

Depois de plantadas, é fundamental elas serem regadas todos os dias, pois precisam de umidade, principalmente quando chega o tempo de floração. Sendo assim, nessa fase, é importante manter a terra sempre molhada, mas não encharcada.

E tenha precaução com as águas calcárias, pois elas atrapalham o desenvolvimento das Hortênsias, deixando suas folhas pálidas e esbranquiçadas. Neste caso, devem evitar as regas, pois o calcário fica depositado em suas folhas.

Curiosidades Sobre a Hortênsia

Como dissemos, a hortênsia é uma flor muito conhecida e interessante. Inclusive, há até lendas por detrás dessa flor tão linda.

Vamos começar falando do seu nome. Ele nome surgiu de uma história lendária, nos tempos antigos.

O Rei Luís XIV, da França, gostava muito de flores e solicitou algumas espécies diferentes para seus funcionários, com o intuito de decorar o ambiente. Para isso, foi ordenado realizar uma expedição para descobrir novas espécies. Em meio aos empregados, havia um jovem frágil. Ao chegarem nas costas nativas do Brasil, eles foram capturados pelos nativos.

E esse jovem conseguiu escapar e salvar seus amigos da captura, saindo todos com vida. Eles fugiram, levando algumas espécies diferentes para o Rei. Quando o Rei soube de sua coragem e capacidade, fez uma homenagem a essa jovem que se chamava Hortênsia, colocando-o seu nome nas flores que ela havia encontrado.

A cidade de Gramado, localizada no Rio Grande do Sul, tem a Hortênsia com símbolo da cidade, por causa de suas cores, que chamam muito a atenção. A cidade é toda florida, e um dos destinos mais procurados pelos turistas de todas as partes.

Mas elas também florescem e encantam nas cidades brasileiras, como Campos do Jordão (SP) e Morretes (PR), pela sua beleza exuberante.

Cores e Simbologia

Existem muitas pessoas que decidiram tatuar hortênsias em alguma parte do seu corpo. Essa flor simboliza: vida, beleza, alegria, pureza e renovação.

Porém, antes de você fazer este tipo de tatuagem em seu corpo, é interessante saber que as cores são importantes para o que você pretende representar, pois cada uma tem um significado diferente, conforme abaixo:

Hortênsias Brancas: pureza, paz e transformação interna;

Hortênsias Brancas
Hortênsias Brancas

Hortênsias Vermelhas: vitalidade, força e energia;

Hortênsias Vermelhas
Hortênsias Vermelhas

Hortênsias Amarelas: alegria, positividade e prosperidade;

Hortênsias Amarelas
Hortênsias Amarelas

Hortênsias Rosas: amor, sinceridade e expressão da Alma;

Hortênsias Rosas
Hortênsias Rosas

Hortênsias Azuis: devoção, quietude, espiritualidade e fé.

Hortênsias Azuis
Hortênsias Azuis

Hortênsias Roxas ou violeta: dignidade, mistério, plenitude e realização espiritual.

Hortênsias Roxas
Hortênsias Roxas

Existem Dois Tipos De Hortênsias, Sendo Elas:

Centrais: são as espécies que possuem as pétalas bem desenvolvidas;

Periféricas: são aquelas que possuem pétalas grandes e coloridas

Sua floração acontece do início do verão, ao início do inverno, até a queda das folhas.

Muitas pessoas acreditam que as hortênsias são consideradas venenosas, pois ela é rica em princípios ativos, sendo eles: glicosídeo, cianogênio e hidrangina.

Caso sejam ingeridos em grandes quantidades, podem causar cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.

Portanto, devemos tomar muito cuidado com elas, apesar de serem lindas, não são totalmente inofensivas.

Ter uma hortênsia em nosso jardim, será para sempre uma bela vista a ser prestigiada todos os dias por suas belas cores.

Na região do Rio Grande do Sul, é comum encontrar as espécies H. macrophylla.

Informações Científicas

Ela vem da família: Angiospermae – Família Hydrangeaceae (ex-Saxifragaceae).

Seu nome popular: Hortênsia

Nome Técnico: Hydrangea macrophylla (Thunb.) Ser.

Sin.: Viburnum macrophyllum Thunb.

Origem: Originária da China e Japão

Em outras línguas, o nome apresenta as formas Ortènsia, em italiano, e Hortense, em francês e em inglês.

Dicas Para Cultivar Hortênsia

A hortênsia se se desenvolve melhor quando é cultivada em sol ou em meia-sombra, pois quanto mais luz tiver, melhor será.

Os lugares mais comuns para o seu cultivo são: em vasos e em grupos. Para todas se destacarem juntas, principalmente se ficarem com colorações diferentes.

Ao término de sua floração, é importante podar as hortênsias pois, assim, a sua floração fica mais intensa no ano seguinte.

Cultivar Hortênsia no Vaso
Cultivar Hortênsia no Vaso

Como Determinar as Cores da Hortênsia

Para obter suas colorações específicas, como explicamos no início, depende muito do solo. Para isso, existem algumas dicas do que pode ser feito para obter as cores desejadas. Confira abaixo:

Para obter flores azuis, o solo deve ser ácido. Para flores rosas, o solo deve ser alcalino.

Se você acrescentar bicarbonato de sódio ao solo, você pode obter flores multicoloridas.

As hortênsias são uma ótima opção de flores para decorar um espaço, uma casa, um jardim.

Veja também

Ficha Técnica da Flor Narciso: Raiz, Folhas e Caule

As flores podem ter muitas utilidades para as pessoas, o que depende bastante de quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *