Home / Plantas / Alamanda Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Alamanda Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

A flora de nosso planeta possui uma variedade muito grande de espécies, principalmente porque as plantas tendem a se reproduzir de maneira muito mais rápida e simples do que os animais, o que acaba gerando uma população ainda maior.

No Brasil, temos diversas espécies de plantas típicas, sendo que muitas delas são conhecidas, mas muitas outras também não são conhecidas ou começaram a ganhar fama apenas agora com uma maior influência da internet, por exemplo.

Flor Alamanda Amarela

No caso da alamanda, podemos dizer que essa é uma espécie de flor extremamente interessante que vem se tornando mais famosa principalmente por conta de sua toxicidade que vem dando o que falar

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a alamanda. Continue lendo para saber algumas curiosidades e fatos muito interessantes sobre essa planta que vem dando o que falar atualmente.

Curiosidade 1: Toxicidade

As flores são bonitas, cheirosas, românticas… porém, a verdade é que nem todas as plantas são apenas isso. Isso porque muitas espécies de plantas são tóxicas e acabam tendo efeitos completamente nocivos para o corpo, podendo até mesmo levar à morte.

No caso da alamanda, é importante ressaltar que essa é uma planta muito bonita, mas que também possui um nível de toxicidade muito alto, o que faz com que ela seja venenosa e extremamente perigosa, principalmente se ela for consumida.

Por esse motivo, devemos dizer que você não deve de maneira alguma consumir a alamanda, até mesmo porque existem muitas espécies de flores que servem como alimento e que não são tóxicas.

Apesar disso, é interessante notarmos que essa é uma planta ornamental por conta de sua beleza, e por isso ela pode ser utilizada como ornamento, sendo que ela deve estar em uma altura elevada, principalmente em locais com passagem de animais e crianças.

Curiosidade 2: A Cor da Alamanda

Por se tratar de uma planta ornamental, é verdade que existem diversas espécies de alamanda espalhadas por aí nas mais diversas cores, já que existe uma manipulação muito grande da indústria de flores.

Apesar disso, a cor original da alamanda, ou seja, a alamanda mais vendida dentre todas as outras cores, é a de tonalidade amarela. Isso porque ela possui uma coloração amarela muito viva, o que dá um maior destaque para essa espécie e faz com que ela seja muito utilizada em decorações.

Fotos da Alamanda

Além disso, outro fator interessante sobre a aparência da alamanda é o fato de ela possuir pétalas arredondadas que chamam a atenção de qualquer pessoa que gosta de flores, já que essa é uma planta extremamente simétrica e muito bonita.

Por fim, podemos dizer que as outras cores de alamanda mais recorrentes encontradas por aí são: roxa, rosa e azul, sendo que todas são muito bonitas, mas ainda assim tóxicas e de uso exclusivamente ornamental, sempre com as restrições que citamos anteriormente sendo levadas em consideração pelos decoradores, a fim de evitar possíveis riscos causados pela toxicidade da planta.

Curiosidade 3: Uso Medicinal

Como já dissemos várias vezes ao longo do artigo, a Alamanda é uma planta tóxica que não pode ser ingerida sem supervisão e sem um objetivo final.

Dessa forma, um dos casos em que ela é ingerida é para seu uso medicinal, isso mesmo: essa é uma planta tóxica que pode ser utilizada como remédio.

Porém, é importante prestar muita atenção: isso não significa que ela pode ser consumida, mas sim que o remédio que possui Alamanda pode ser consumido sob supervisão médica, justamente porque existem outros componentes não nocivos no remédio.

Medicina Popular

Nesse caso, essa planta é utilizada principalmente na medicina popular sob a forma de purgante, sendo que esse uso é feito principalmente por populações indígenas que possuem a cultura de se curar com plantas.

Apesar disso, esse é um remédio popular que apresenta muitos efeitos colaterais negativos, como por exemplo vômitos, enjoos, diarreia e cólicas, já que a toxicidade da planta entra no seu sistema digestivo e acaba gerando efeitos não requeridos.

Dessa maneira, apesar de existir sim um uso medicinal dessa planta, a nossa recomendação é que você não utilize nem mesmo o remédio, já que ele pode ser muito forte para algumas pessoas e até mesmo o seu efeito colateral pode acabar gerando danos muito grandes.

Portanto, agora você também já sabe como essa flor tóxica é utilizada como remédio, mas também sabe quais são os efeitos negativos que esse uso possui, e provavelmente entende que ele não deve ser utilizado, já que existem outros purgantes não tóxicos no mercado e até mesmo naturais.

Curiosidade 4: Nome Científico

O estudo do nome científico dos seres vivos é visto frequentemente como algo chato e entediante, principalmente porque as palavras “difíceis” que compõem o nome podem parecer estranhas para a grande maioria das pessoas.

Apesar disso, é interessante ressaltarmos que o nome científico nada mais é do que um termo binomial (porque possui 2 nomes que são seguidos um pelo outro) formado pela união do gênero do ser vivo com o nome de sua espécie, sempre.

A principal utilidade desse nome é justamente caracterizar os seres vivos de uma maneira única e também universalizar a linguagem da ciência, já que existem vários nomes populares para um único ser vivo, mas apenas um nome científico que não muda nem mesmo de acordo com o idioma.

Mais Informações

Nesse caso, o nome científico da Alamanda é Allamanda cathartica, o que significa que o seu gênero é o Allamanda e a sua espécie e a cathartica. Logo, é um termo binomial único para a alamanda, e é dessa forma que os cientistas de todo o mundo chamam essa planta.

Portanto, agora você sabe 4 curiosidades muito interessantes sobre a alamanda e provavelmente conhece muito mais a planta do que conhecia anteriormente, não é mesmo?

Quer saber ainda mais informações de qualidade e confiáveis sobre outros seres vivos, mas não sabe muito bem onde procurar por textos de qualidade pela internet dentre tantas opções disponíveis em vários sites? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia temos os melhores artigos! Leia também em nosso site: Clúsia Doente, Amarelando ou Morrendo: O Que Fazer? Como?

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *