Home / Plantas / Clúsia Doente, Amarelando ou Morrendo: O Que Fazer? Como?

Clúsia Doente, Amarelando ou Morrendo: O Que Fazer? Como?

O Clúsia tem vários apelidos. Como a figueira da maçã, mas também como Árvore de Assinaturas. Você pode imprimir  nas folhas desenhos que permaneçam visíveis por um longo tempo,  ela permanecerá ali para sempre ou enquanto a folha não cair da planta.   A origem do Clúsia são os Estados Unidos, a América do Sul e as florestas tropicais do Caribe. A Clúsia é uma planta relativamente fácil que tolera o ar salgado em seu habitat natural. Também áreas arenosas e muita luz não é problema.

Características da Planta

Planta Clúsia
Planta Clúsia

Clúsia guttifera e Clúsia rosea têm como características folhas coriáceas e grossas, as folhas em forma de lágrima ou pá são gordas. Eles são de baixa manutenção, exceto pelo problema ocasional de pragas e doenças, principalmente na escala e na doença antracnose. Clúsia Guttifera é a variedade anã e comumente usada como cobertura ou sotaque e, ocasionalmente, como uma pequena árvore.

Clúsia raramente floresce, exceto nas áreas mais quentes. As flores são rosa pálido e aparecerão apenas no verão.  Eles fazem excelentes coberturas de privacidade ou grandes plantas de acento, ou árvores para sombra. Eles são tolerantes ao sal, o que a torna uma seleção de plantas ideal para uma casa à beira-mar ou uma propriedade à beira-mar.

Controlando a Clúsia

Devido ao seu rápido crescimento, C. rosea pode muitas vezes sobrecarregar seu recipiente, assumindo uma aparência doente, amarelada e triste. Levante a bola radicular como um todo e substitua-a em um recipiente maior que possa acomodar o sistema radicular. À medida que a planta amadurece, ela pode se tornar grande demais para ser mantida em recipientes, a menos que seja bem podada. Nesse caso, pode ser movido para fora e usado como uma árvore ornamental ou cobertura.

Regas

A árvore do autógrafo deve ser regada regularmente pelo primeiro ano, aproximadamente, até que a planta esteja totalmente estabelecida. Você pode reduzir a água depois disso, embora a rega regular o ajude a crescer mais plenamente. Esta espécie é bastante tolerante à seca, mas você nunca deve deixar o solo secar completamente, o que da mesma forma atribui uma aparência doentia a planta.

Clúsia no Quintal
Clúsia no Quintal

O Tipo de Solo

Um solo arenoso, macio e solto e bem drenado é o melhor. Deve ser rico em matéria orgânica, fértil e misturado com uma pequena quantidade de solo para orquídeas. Um solo pobre e enfraquecido danificará a aparência geral da planta. A folhagem pesada é tolerante ao sal; esta espécie pode ser cultivada em posições expostas perto da costa do oceano.

Luz

A exposição direta ao sol é o melhor cenário, mas também pode tolerar sombra parcial. Quando cultivada dentro de casa como planta de casa, ela lida com níveis médios de luz e algum grau de sombra. A incidência irregular de sol nas plantas, igualmente prejudica sua aparência.

Clúsia na Escada
Clúsia na Escada

Clúsia Doente, Amarelando ou Morrendo: O Que Fazer? Como?

Pode ser muito doloroso quando suas plantas aparentam estar doentes, com folhas amarelando ou morrendo. Às vezes, um remédio fácil para restaurar a saúde das plantas é adicionar mais água ou mudar para um local mais ensolarado. Se isso não funcionar e você tiver tentado muitas opções, pode ser um sinal de um problema maior. Sua planta pode ter uma doença.  Além de cuidar da questão do espaço necessário para o Como evitar estas surpresas desagradáveis:

  • Na Hora do Plantio – Ao plantar novos Clúsia, evite o plantio profundo , as raízes principais de Clúsia devem ser plantadas ao nível do solo. A profundidade da raiz superior não deve estar mais do que 1 polegada abaixo do solo. Se as raízes superiores são plantadas muito profundamente sob o solo, podem causar angústia, folhas pálidas e caídas.
  • Na Hora de Podar – Se plantadas como uma sebe, evite o corte mecânico com o corta-sebes, as folhas parecerão horríveis. Esse é um erro comum de paisagistas e proprietários de casas. Ambas as espécies de Clúsia devem ser podadas à mão e isso pode ser uma proposta trabalhosa e cara, para que muitos escolham as maneiras mais fáceis e usem um aparador de cerca viva.
    Clúsia Doente no Vaso
    Clúsia Doente no Vaso

Com o Clúsia Guttifera, é melhor realizar uma poda menor manual várias vezes ao ano, nunca remova mais de 20% a 30% de uma só vez.

  • Uso de Fungicidas – Para selecionar o fungicida certo, você deve ter um diagnóstico preciso do fungo e verificar se essa cepa está no rótulo; se a cepa não estiver no rótulo, nunca curará o problema; não é que o fungicida não funcionou. nunca foi rotulado para curar esse fungo, todos os fungicidas não curam todos os fungos.
  • Controle de Pragas – Para as pragas ocasionais de insetos, como escama e thips, você pode borrifá-las com um produto natural, uma vez por semana durante três semanas para interromper o ciclo de vida e obter controle. Se você tiver um problema persistente e a pulverização frequente for demais para você, considere realizar um banho de raiz sistêmica usando um inseticida sistêmico nas raízes uma vez por ano.

Como Descartar Uma Planta Doente

Muitas doenças de plantas podem retornar rapidamente se a matéria morta da planta não for descartada adequadamente. De fato, a maioria das doenças fúngicas, bacterianas e virais das plantas são transmitidas naturalmente pelas correntes de vento, chuva, sementes no solo, insetos e outros animais. Outros podem sobreviver em plantas mortas próximas ou em ferramentas de jardinagem infectadas. Quando você achar que coletou toda a planta morta, siga estas dicas de descarte:

  • Adubo – Para doenças menos persistentes, como oídio, basta retirar das plantas vivas e deixar morrer em compostagem. Se você não tiver um compostor em casa, verifique com o governo local se há um centro de descarte verde nas proximidades.
  • Enterro – Para folhas ou frutos com podridão, o enterro da deterioração em um buraco profundo de 1 pé funcionará.
  • Fogueiras – Materiais secos e lenhosos, como galhos, podem ser descartados colocando uma pequena fogueira. Certifique-se de manusear em um dia sem vento para reduzir o risco de propagação do fogo.
  • Lixo doméstico – bulbos infectados, pequenas podas de madeira e mudas desmoronadas podem ser jogadas na lata de lixo de sua casa.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *