Home / Animais / Tudo Sobre a Vaca: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Vaca: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre a vaca, se você tiver alguma dúvida sobre esse animal fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre a Vaca

Nome Científico

Conhecido cientificamente como Bos taurus.

Popularmente conhecido como gado bovino, é uma espécie bovina que faz parte do gênero Bos e está dentro da ordem Artiodactyla. Esse é um mamífero que possui casco nos pés, e em cada um deles tem dois dedos.

A fêmea é chamada de vaca, no animal macho da mesma espécie é chamado de boi, o filhote é chamado de bezerro e posteriormente novilho.

Essa é uma espécie de animal poligástrico, depois de alimentar esse alimento é devolvido para boca, onde mais uma vez é mastigado e engolido.

Esse mamífero possui mais de um compartimento gástrico, chamados de abomaso, omaso, rúmen e retículo.

Os bovinos ao longo dos anos foi domesticado pelo ser humano e nos dias de hoje tem grande impacto em muitas atividades como gerar leite, carne e seus derivados, tem uma grande importância na economia de diversos países.

História do Gado 

Vaca no Pasto
Vaca no Pasto

O gado passou a ser domesticado há cerca de 6 mil anos atrás na Europa. Desde então sempre foram muito importantes para o homem, serviram como animal de carga assim como outros animais,  forneciam leite para a população, depois de abatido era consumido a sua carne e o couro. Era muito normal que as famílias tivessem seu próprio gado para ter leite, nesse caso a carne só era alimento caso o animal morresse, ou se não fornecesse mais leite.

Gado No Brasil

Já em nosso país essa criação começou na metade do século XVI, juntamente com o início dos engenhos de açúcar no estado de PE. A função do gado na época era produzir leite e carne para as pessoas que trabalhavam no engenho. Acontece que com o tempo a criação de gado foi crescendo o espaço de pastagem necessário acabava invadindo área de plantação de cana de açúcar, para conter esse problema a solução encontrada foi se mudar para o interior. Conforme foi se expandindo, as comunidades foram se transformando em cidades e vilas.

Características da Vaca

Vaca no Pasto
Vaca no Pasto

Na natureza depois que os filhotes nascem eles acompanham a vaca até cerca de 8 a 11 meses quando o bezerro desmama. Tanto os bezerros como os novilhos nesse período precisam muito da mãe.

Quando a vaca pari pela primeira vez, é quando tem o maior risco da mãe ter um comportamento fora do comum com os filhotes.

Reprodução dos Bovinos

As vacas jovens devem parir por volta dos 2 ou 3 anos de vida, o período que nascem vem junto com uma melhor alimentação. No primeiro ano de vida a chance de morte é de 5%, geralmente o período entre um parto e outro é de 391 dias.

Já dentro de fazendas onde a indústria impera o processo muda bastante, pois acabam lançando mão de algumas técnicas de inseminação artificial, isso ajuda a diminuir as chances de nascerem filhotes com algum tipo de problema. Outro fator interessante é que nesses casos os filhotes nascem também mais fortes que ajuda no comércio, além de serem mais resistentes a diversas doenças.

Quando falamos de inseminação artificial,  estamos nos referindo a reprodução assistida por profissionais do ramo, onde são inseridas no genital da fêmea o sêmen. Essa escolha pode ser por algum motivo de saúde do animal, ou por decisão de seu tutor. Esses espermatozoides são escolhidos a dedo, a fim de selecionar os melhores.

Clima X Reprodução de Bovinos

Nos dias de hoje grande fatia da indústria realiza este reprodução acontece mais próxima da linha do equador, por ser mais quente a reprodução assistida nessas regiões pode ser afetada pelo clima. Isso acontece pois regiões muito quentes podem desestabilizar o sistema de termorregulação do corpo, evitando que haja perda de calor, dessa forma a temperatura interna sobe excessivamente, além disso pode impactar degenerando os testículos.

Todo o sistema biológico e também fisiológico dessa espécie sofre alterações por questões climáticas, seja vento, radiação, umidade ou temperatura. Por exemplo, quando está muito quente isso pode diminuir ou aumentar as condições naturais afetando a capacidade de manter o meio interno em equilíbrio na fase de termorregulação, afetando de forma direta a troca de calor entre o ambiente e o gado, isso impacta de forma muito negativa nesse tipo de reprodução.

Comportamento em Pastar

Saiba que curiosamente esse animal pode variar a sua forma de mordida, alterando o movimento da mandíbula de da língua de acordo com a planta disponível para pastar.

Comunicação da Vaca

Vaca Pastando
Vaca Pastando

A vaca é um animal que quando domesticado tende a viver em grupos, por isso são vistas em rebanhos em diversos locais. Dentro desses grupos elas são capazes de se comunicar seja de perto ou de longe utilizando sua vocalização.  Elas são capazes de utilizar uma vocalização para cada situação, e também para demonstrar sentimentos. Dessa forma são capazes de demonstrar angústia ou animação para outras do mesmo rebanho. Essa comunicação acontece ainda de forma mais individual entre vaca e bezerro, através de um mugido próprio.

Subespécies de Gado

Dentro da espécie Bos Taurus, são vistos ainda 2 subespécies, são elas:

  • Gado Taurino – ( Europeu) Nome Científico: Bos taurus taurus;
  • Gado Zebuíno – ( Asiático) Nome Científico – Bos taurus indicus.

São comuns a reprodução misturando as duas espécies, isso pode acontecer por algum acidente dentro de um local sem controle, ou com a finalidade de melhoramento genético. Alguns criadores acreditam que a mistura gera filhotes híbridos com qualidades combinadas, como por exemplo a produtividade de uma subespécie com a adaptabilidade do outros.

Raças de Gado

  • Raça bovina Alentejana – Origem em Portugal, utilizado como animal de tração e para produzir carne;
  • Raça bovina Angus – Origem da Escócia, utilizada como gado de corte;
  • Raça bovina Caracu – Usado como animal e tração e produção de carne;
  • Raça bovina Charolais – Produção de carne;
  • Raça bovina Devon – Origem Inglaterra – produção de carne;
  • Raça bovina Frísia – produção de leite
  • Raça Jersey – produção de leite;
  • Raça bovina Galega – Origem Portugal – produção de leite, carne e usado como animação de tração.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *