Home / Animais / Furão É Fedido? Dá Pra Ter Em Casa? Ele Se Dá Com Gatos?

Furão É Fedido? Dá Pra Ter Em Casa? Ele Se Dá Com Gatos?

Quando se trata de furões e seu cheiro, digamos, “almiscarado”, a maioria dos proprietários de longa data admitirá que, embora possa tê-los incomodado no começo, eles não se importam mais com a afronta olfativa. De fato, alguns até alegam gostar.

Furão é Fedido?

Furões, como outros animais carnívoros (e alguns onívoros), têm glândulas anais que secretam um perfume particular para sua espécie. Suas glândulas anais emitem um cheiro forte e marcam o território. Os animais da família dos mustelídeos têm secreções da glândula anal particularmente pungentes, embora normalmente só liberem seu odor quando se sentem ameaçados.

Em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, os furões vendidos em lojas de animais são “operados” para a remoção cirúrgica das glândulas anais. Apesar disso, furões têm um cheiro natural de almiscar devido a outras glândulas de cheiro em sua pele. Um furão não-untado também terá um cheiro mais forte devido a certos hormônios.

Somado a disso, ouvidos sujos, banhar-se com frequência e não manter o espaço e a roupa de cama limpos são grandes contribuintes para o cheiro do furão. Enquanto alguns dos odores podem ser controlados com certas manobras táticas, tenha em mente que quase sempre haverá pelo menos um pequeno aroma animal associado ao seu furão.

Dá Pra Ter Em Casa?

Eis algumas recomendações para ajudar a manter o odor do seu furão razoavelmente controlado:

Mantenha os ouvidos limpos: Orelhas de furão ficam muito cerosas e tendem a ter um odor forte e almiscarado. Limpe as orelhas com um limpador de ouvido feito para animais de estimação e use um cotonete umedecido na parte externa da orelha, nos cantos e recantos. Você não empurrar o cotonete ou limpador no canal auditivo, com o risco de perfurar o tímpano se o fizer. Limpar os ouvidos do seu furão uma vez por semana para melhores resultados.

Banhe seu furão, mas raramente: O banho é uma boa maneira de controlar o odor, mas muitas vezes pode piorar o cheiro. Excesso de banho pode ter o efeito oposto que você está procurando, além de ser prejudicial ao animal. Isso é porque você está se livrando dos óleos naturais produzidos na pele, e isso pode causar pele seca e um revestimento quebradiço, o que essencialmente faz com que as glândulas trabalhem horas extras para produzir mais óleos, o que os faz cheirar pior. E os deixarão suscetíveis a infecções graves.

Furão de Estimação  na Mão do Seu Dono
Furão de Estimação na Mão do Seu Dono

Use produtos desodorizadores: Infelizmente, a maioria dos produtos apenas mascara o odor de furão com outro odor, então você acaba com o que chamam de “cheiro de combinação de perfume de furão. Existem neutralizadores de odores que você pode experimentar se realmente não puder absorver o aroma natural do furão. No entanto, nunca pulverize um produto diretamente no seu furão. Em vez disso, pulverize-o em uma toalha de papel ou pano fino e esfregue-o suavemente na pele dele. Você também pode tentar um ácido graxo e suplemento vitamínico que anula o odor e mantem a pelagem saudável.

Gaiola e utensílios do furão: Manter a gaiola do furão limpa é essencial para controlar o odor de furão. Limpe o piso da gaiola e as superfícies duras diariamente e troque a roupa pelo menos a cada três dias. Redes, sacos de dormir, camisetas e tudo o que você usa para a roupa de cama deve ser lavado regularmente. Não se esqueça da caixa de areia, tubos, brinquedos e tigela de comida. Recomenda-se limpar a caixa de areia do furão uma vez por dia para ajudar a evitar os maus cheiros da gaiola.

Ele se Dá Com Gatos?

Os furões são brincalhões, ativos, curiosos e amorosos. Eles fazem animais de estimação maravilhosos, mas antes de você se apaixonar por um em uma loja de animais ou correr para pegar um depois de falar com um dono de furão encantado, existem algumas coisas que você deve considerar. Muitos donos de furões em potencial estão naturalmente preocupados com o quão bem um furão se daria com seus filhos ou outros animais de estimação. Um furão é um animal de estimação exigente para uma criança, exigindo cuidadosa supervisão de um adulto e a maturidade da criança.

A criança deve ser capaz de reconhecer que um furão se comporta de maneira diferente de um cão, gato ou outro animal de estimação. A criança também deve ter idade suficiente para lidar com a responsabilidade de cuidar do furão. Furões não são recomendados para uma casa com crianças menores de 6 ou 7 anos, e especialmente uma supervisão rigorosa seria necessária em torno de bebês. Por serem caçadores naturais, os furões geralmente não podem ser treinados para conviver com pássaros, peixes, coelhos, roedores ou lagartos. Se você tiver esses animais em sua casa, você precisará fornecer supervisão vigilante em todos os momentos.

Furão e Gato Brincando Juntos
Furão e Gato Brincando Juntos

Mas furões geralmente podem ser treinados para se dar bem com gatos e cachorros. Note, no entanto, que mustelídeos e canídeos foram originalmente criados para caçar. Se você tem um cachorro ou gato, você vai querer apresentá-los ao seu furão gradualmente, e vice-versa. Você precisará de duas pessoas, uma para segurar o gato ou o cachorro e outra para segurar o furão. Permita que seus animais de estimação cheirem um ao outro, proporcionando encorajamento e tranquilidade. O seu cão ou gato ficará perplexo e ansioso também, portanto, certifique-se de dar-lhes atenção extra.

Deixe o comportamento dos animais guiá-lo. Como eles parecem aceitar um ao outro, você pode gradualmente permitir que eles interajam livremente sob estreita supervisão. Certifique-se, no entanto, que o furão tem uma rota de fuga disponível. E não importa o quão bem seus animais de estimação parecem se dar, você vai querer ter a certeza de continuar a fornecer supervisão quando estiverem juntos. Alimente-os separadamente e tenha certeza de que você não permita que seu furão brinque com os brinquedos de outros animais.

Os Furões São Agressivos?

Furão Mordendo Uma Grade
Furão Mordendo Uma Grade

Os furões devem ser ensinados a não beliscar ou morder, da mesma forma que os gatinhos e filhotes são ensinados sobre o comportamento adequado. Um furão de raça doméstica normalmente não será agressivo, mas está em sua natureza desfrutar de jogos que simulem caça, cabo de guerra, perseguição ou combate simulado. Um furão jovem não vai entender o que te machuca e o que não te machuca até que você comunique os limites. Dependerá de você estabelecer esses limites apropriadamente, sem ferir seu furão ou ensiná-lo a temer ou desconfiar de você.

Alguns furões respondem ao medo, à dor ou a certos ruídos ou ações mordendo. A chave para alterar esse comportamento é entender e eliminar a razão subjacente. Se for um ruído, elimine a fonte do ruído. Se for alguma ação de sua parte, tente avaliar seu comportamento do ponto de vista do seu furão. Ele certamente não está fazendo isso para ser mau ou com a intenção de prejudicá-lo. Furões respondem a ações positivas e incentivo, mas são avessos a atitudes de punição ou reações negativas e ameaçadoras.

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *