Home / Animais / Salamandra: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Salamandra: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

A classificação científica dos animais é uma excelente maneira de aprender mais sobre eles não apenas pelos ditos populares, mas sim por meio de classificações feitas para conseguir enquadrar esses animais em determinadas categorias, o que é excelente para se estudar de uma maneira mais profunda.

A salamandra é um animal que está sendo cada vez mais sendo estudado pelas pessoas, mas a verdade é que a Ciência sabe muito mais do que os leigos se propõem a saber, e é exatamente por isso que devemos estudar mais sobre esse assunto.

Assim, neste artigo decidimos falar exatamente sobre a salamandra. Assim, continue lendo o artigo até o final para saber mais informações sobre a classificação científica desse animal de uma maneira bem mais detalhada.

Salamandra

Reino da Salamandra

Você com certeza já notou a variedade de seres vivos que temos na natureza, e entre esses seres vivos podemos citar desde uma bactéria até o ser humano, o que com certeza é um exemplo extremamente abrangente e pode causar bastante confusão, não é mesmo? E é exatamente isso que existia antes da classificação de reino aparecer: muita confusão.

Isso porque essa classificação é essencial para diferenciar os seres vivos da natureza em grandes reinos. Assim, temos os reinos que são: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae, ou seja, 5 reinos para dividir os seres vivos de maneira mais generalizada.

No caso da salamandra sabemos que ela se trata de um animal, e é exatamente por esse motivo que podemos dizer que ela está classificada no reino Animalia, assim como o ser humano por exemplo – já que somos animais racionais.

Portanto, esse é o reino da salamandra e é por isso que ela se difere de outros seres vivos como as bactérias e as plantas.

Filo da Salamandra

Você deve ter percebido que a classificação de reino foi criada justamente para fazer com que os seres vivos ficassem mais agrupados em classificações que se encaixassem à sua realidade e também com outros seres vivos parecidos.

Mas pare para pensar: dentro do reino Animalia temos o ser humano e também um mosquito, por exemplo. Quais são as semelhanças desses seres vivos além do fato de que eles são animais? Nenhuma, não é mesmo?

Por esse motivo foi criada a classificação de filo, que começa a dar uma maior afunilada nas classificações e, consequentemente, faz com que tudo fique mais claro e os animais comecem a se separar entre si justamente de acordo com suas características principais.

No caso da salamandra podemos dizer que ela faz parte do filo Chordata dentro do clado Caudata e isso basicamente significa que ela é um animal cordado, assim como os seres humanos, por exemplo e também possui cauda (diferente dos seres humanos).

Classe da Salamandra

Com certeza a classificação de filo ajudou muito a distinguir os animais de uma maneira geral, mas também fica claro que ela não é suficiente para que os seres vivos ficassem classificados junto com animais completamente iguais ou muito parecidos.

É exatamente por isso que a classe foi criada: para especificar ainda mais esses agrupamentos e, consequentemente, unir ainda mais os seres vivos que eram parecidos.

Assim, podemos dizer que a classe da salamandra é a Amphibia e isso significa que ela é um animal anfíbio; ou seja, a salamandra está classificada com outros animais que também possuem uma fase de vida na água e uma na terra, animais que também possuem cauda e muitas outras características.

Reino da Salamandra

É interessante percebermos que a classe Amphibia possui mais de 6 mil espécies atualmente, o que faz com que ela também não seja completamente afunilada, mas com certeza mostra como ela é importante.

Ordem da Salamandra

É claro que a classificação de Classe foi um excelente artifício para unificar cada vez mais os seres vivos em uma única classificação, mas a grande verdade é que esse agrupamento ainda não é tão específico.

Podemos perceber isso justamente porque, como já dissemos anteriormente, apenas na classificação de classe da salamandra temos mais de 6 mil espécies envolvidas, o que é um número muito alto.

Assim, quando falamos na classificação de ordem da salamandra podemos dizer que ela está classificada na ordem Urodela, assim como o tritão, e é por isso que essa classificação possui mais de 500 espécies, o que já mostra que o número de espécies reduziu muito de um agrupamento para outro.

Portanto, a ordem já é bem mais específica do que as classificações anteriores, mas ao mesmo tempo é errado pensar que essa é  classificação mais específica existente na natureza nos dias de hoje.

Família e Gênero da Salamandra

Temos aqui duas classificações bem mais específicas, sendo que o gênero é a penúltima classificação mais específica que podemos chegar.

No caso das salamandras, podemos dizer que elas fazem parte da família Salamandridae assim como os tritões, que são animais extremamente parecidos com elas.

Apesar disso, essa informação não é suficiente para definir o nome científico de um ser vivo, já que o nome científico dos seres vivos é formado pela união do gênero com espécie, de forma que esse é um nome de dois termos.

Dentro da classificação Salamandridae temos muitos gêneros diferentes e é por isso que precisamos levar em consideração que não podemos citar esses gêneros agora pois não existe apenas um gênero comum para todas as salamandras, e é exatamente por esse motivo que sempre dissemos que o gênero é muito específico.

Portanto, quando falamos das salamandras de uma maneira mais generalizada podemos chegar no máximo até a classificação de família, mas mesmo assim ela já é bem mais específica quando comparamos com outros agrupamentos como por exemplo o reino.

Viu como é legal aprender mais sobre a classificação científica analisando cada um de seus agrupamentos de uma maneira mais profunda e também mais detalhada? É exatamente dessa maneira que aprendemos não apenas sobre um animal específico, mas também sobre outros que podem ser classificados da mesma forma que ele!

Quer continuar aprendendo por meio dos nossos artigos? Então confira: Qual a Diferença Entre um Lagarto e Uma Salamandra?

Veja também

Espécies de Mariscos: Lista com Tipos- Nomes e Fotos

Os mariscos, também conhecidos como frutos do mar, são os queridinhos na culinária, principalmente nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *