Home / Animais / Qual a Diferença Entre um Lagarto e Uma Salamandra?

Qual a Diferença Entre um Lagarto e Uma Salamandra?

A diferença entre um lagarto e uma salamandra pode ser sutil. A salamandra e o lagarto geralmente parecem iguais, mas a salamandra é anfíbio e o lagarto é um réptil. Algumas características apresentadas por esses animais é que distinguem entre esses grupos de herpetilos.

No artigo abaixo, você aprenderá a determinar quem é quem de acordo com suas peculiaridades. Confira!

Diferença Entre um Lagarto e Uma Salamandra

Determinar o Habitat

As salamandras eram chamadas “lagartos do fogo” porque frequentemente eram vistas saindo as toras colocadas na brasa. As pessoas imaginavam que esse fogo dava origem as salamandras, mas estas estavam simplesmente habitando os troncos úmidos e frios e tentando escapar quando ficavam queimadas.

Como a salamandra é anfíbio, ela exige condições úmidas (não somente água) para viver. Ela pode ser encontrada sob folhagens na floresta, bem como sob as rochas nos riachos.

Salamandra
Salamandra

Os lagartos se adaptam aos climas quentes, podendo ser independentes de água, vivendo no deserto. Eles são frequentemente encontrados debaixo do sol.

Leve em conta a diferença entre um lagarto e uma salamandra quanto à morfologia. Mesmo que à primeira vista ambos pareçam semelhantes, existem muitas divergências. A pele das salamandras é lisa, sem escamas e úmida. Elas têm dedos grossos que possuem a capacidade limitada da regeneração se cortados.

Lagartos têm pele seca, bem como escamosa, como as cobras. Seus dedos se mostram mais compridos, podendo ser utilizados ​​para escalar.

Descobrir a Criação

As salamandras possuem ovos sem casca e os depositam em um ambiente úmido. De fato, muitos ovos de salamandra devem estar totalmente submersos, porque quando as larvas eclodem, elas têm brânquias e dependem da água.

Essas salamandras aquáticas passam por metamorfose, assim como os sapos. Ovos de lagarto têm conchas e seus ninhos normalmente estão na areia. Após a eclosão, os jovens lagartos são simplesmente pequenas versões de seus pais, sem necessidade de metamorfose.

Analisar o Tamanho

A diferença entre um lagarto e uma salamandra pode ser notada pelo tamanho do animal. Embora existam anfíbios atingem comprimentos de 1 metro, isso não se mostra muito comum. Portanto, grandes animais provavelmente são os lagartos.

Diferença Mais Detalhada Entre Salamandra e Lagarto

A salamandra e os lagartos são animais vertebrados e tetrápodes com uma cauda; portanto, podem ser parecidos, mas são animais diferentes. Vamos estudar esses animais em detalhes para entender melhor como eles diferem um do outro.

Salamandra

As salamandras pertencem à ordem Caudata, inseridas dentro da classe de Amphibia no reino animal. Elas apareceram pela primeira vez na Terra cerca de 160 milhões de anos atrás. Hoje, existem mais de 610 espécies encontradas principalmente na América do Norte e do Sul e nas regiões temperadas do norte da Ásia, África e Europa.

A diferença entre um lagarto e uma salamandra pode ser definida pelo habitat. A salamandra é encontrada perto de corpos d’água. Além disso, tem pele úmida, bem como escamosa e seu tamanho varia de 15 até 30 cm.

Salamandra na Grama
Salamandra na Grama

As salamandras se mostram com sangue frio, portanto não podem gerar calor corporal por conta própria. Assim, dependem do ambiente externo para fazer a manutenção da temperatura corporal.

Eles têm 4 pernas, geralmente com 4 e 5 dedos. Seu ciclo de vida compreende diferentes estágios: ovos, larvas e adultos. As larvas respiram através de brânquias, enquanto a salamandra adulta respira pelo pulmão. Esses animais são anfíbios carnívoros, ou seja, comem outros pequenos animais, como:

  • Lesmas;
  • Caracóis;
  • Insetos;
  • Vermes;
  • Crustáceos;
  • Peixes.

Lagarto

Lagartos são alguns dos répteis que pertencem à ordem Caudata da classe Reptilia no reino animal. Existem mais de 6000 espécies do animal encontradas em todo o mundo.

Existe um mini lagarto que cabe na mão, mas também existe uma variedade gigante, o Komodo, que é considerado o maior lagarto encontrado no mundo. Ele também é tetrápode com pés com garras e cauda longa, possuindo aberturas externas para as orelhas.

A diferença entre um lagarto e uma salamandra é encontrada nas pálpebras. O lagarto tem a presença de pálpebras móveis. Além disso, sua capacidade de camuflar é alta, alterando a cor da pele para se misturar com o ambiente.

Lagartos são principalmente carnívoros, pois comem insetos, enquanto poucos lagartos podem se alimentar de plantas. Eles são encontrados em diferentes tipos de climas, incluindo quente e seco.

Com base nas informações acima, algumas das principais diferenças entre salamandra e lagarto são as seguintes:

Salamandra Lagarto
As salamandras são um tipo de anfíbio com cauda, ​​sob a ordem Caudata do reino animal. Lagartos são os répteis sob a ordem Caudata do reino animal.
Elas pertencem à classe do tipo Amphibia. Eles pertencem à classe Reptilia.
Elas exigem condições de vida úmidas, tão frequentemente encontradas perto de fontes de água. Eles podem ser encontrados em diferentes condições climáticas, como úmido, quente, seco etc.
Sua pele é úmida, não tendo escamas. Eles têm pele escamosa e áspera.
Elas são menores em tamanho do que lagartos. Eles são maiores em tamanho que as salamandras.
Pernas são curtas. Pernas são mais longas.
Elas não correm. Eles tendem a fugir.
Elas têm quatro dedos e cinco dedos. Eles têm cinco dedos e cinco dedos.
Elas não têm garras nem aberturas para os ouvidos. Eles têm garras e aberturas para os ouvidos.
Elas têm dez pares de nervos cranianos. Eles têm doze pares de nervos cranianos.
Elas vivem tanto na água quanto em terras sombrias. Eles vivem em terra.
Elas excretam uma amônia como resíduo nitrogenado. Eles excretam um ácido úrico como resultado residual nitrogenado.
Seus ovos não têm casca e têm uma gelatinosa cobertura transparente. Seus ovos têm casca, sendo duros ou semelhantes a couro.
Nascem na água ou em terras moles e os jovens têm brânquias para respirar. Os adultos podem respirar pelos pulmões. Eles nascem em meio à terra e respiram através dos pulmões.
Elas sofrem metamorfose, por exemplo, do girino ao adulto. Eles não têm metamorfose, ao nascer, os jovens se parecem com seus pais.
Elas usam a secreção das glândulas da pele para se protegerem dos predadores. Eles se protegem dos inimigos mordendo, usando a espinha afiada e derramando a cauda.

Gostou de conhecer a diferença entre um lagarto e uma salamandra? Agora, quando vir um ou outro animal, vai saber quem é quem!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *