Home / Animais / Ficha Técnica do Chow-Chow: Peso, Altura e Tamanho

Ficha Técnica do Chow-Chow: Peso, Altura e Tamanho

Os cachorros podem ser adoráveis, sendo, de longe, os melhores amigos das pessoas na natureza. Dessa forma, a relação entre homem e cão cada vez mais atinge níveis surpreendentes, com as pessoas criando laços realmente grandes com esse tipo de animal. Logo, há muitas raças em todo o mundo que chamam a atenção pela forma como são capazes de se diferenciar das outras, mostrando a todos que realmente são espécies únicas.

Esse é caso de inúmeras raças, que poderiam ser citadas ao longo de todo o texto. Contudo, de forma mais específica, o chow-chow está entre os cães mais belos de todo o planeta, encantando pela sua beleza sem igual e pela forma como consegue se destacar, mesmo em meio a outros animais grandes e chamativos.

Assim, com pelo fofo e um tom de marrom na medida certa, o chow-chow ainda possui a língua azulada e, sem dúvidas, se encontra os principais cachorros do planeta. Quer conhecer mais sobre esse cão tão especial? Gostaria de saber um pouco além sobre o modo de vida e as características do chow-chow? Então veja abaixo tudo sobre esse animal mais do que especial, esse cão único.

Ficha Técnica do Chow-Chow

  • Expectativa de vida: de 9 a 15 anos;

  • Peso: de 20 a 32 quilos;

  • País de origem: China;

  • Altura: de 46 a 56 centímetros;

  • Tipo de pelagem: fofa, tamanho médio.

O chow-chow está entre os animais mais bonitos de todo o mundo, ao menos é isso que pensam muitos dos que têm essa raça de cão em suas casas. Assim, o animal rapidamente ganhou fama internacional, estando, atualmente, entre os tipos mais desejados e procurados de cachorros de todo o planeta Terra.

Chow Chow

O que muitas pessoas não sabem, contudo, é que o chow-chow possui origem na China. Isso mesmo, esse tipo de cachorro nasceu na China, embora existam correntes que indiquem o local de nascimento no animal como sendo na atual Rússia. De qualquer forma, o fato é que o chow-chow chegou ao ocidente tido como um animal exótico, sendo exposto em zoológicos e muitos outros ambientes do tipo.

Apenas com o tempo é que as pessoas se acostumaram a um animal tão diferente dos outros cachorros europeus, com pelagem tão fofa. À época, o chow-chow já era tido também como uma raça teimosa e dominante.

Características do Chow-Chow

o chow-chow amplamente conhecido em todo o mundo por conta da sua aparência, dando sinais de que o animal poderia não ser um cão. Na verdade, no passado, logo quando o animal chegou à Europa ocidental, ainda no século XIX, muitas pessoas tinham dúvidas se o chow-chow realmente era um cão. Com a língua azul, além de pelagem alta e densa, o animal rapidamente se transformou em uma atração turística por onde passava.

Esse tipo de cão gosta bastante de guardar o território e se faz conhecido justamente por essa agressividade quanto ao seu espaço, não sendo o tipo de cachorro que sempre lida bem com outros cães, por exemplo. Isso acontece pelo fato de chow-chow possui um temperamento dominante, gostando de estar no comando e de se sentir como o animal mais importante do ambiente. Logo, a presença de outros cachorros poderiam retirar esse papel do chow-chow.

Chow Chow Características

Ademais, o animal apresenta tamanho relativamente grande, podendo chegar a medir 56 centímetros de altura, além de 32 quilos quando em fase adulta. Esse cão costuma comer bastante e até gosta de brincar no início da vida, embora, com o tempo, a raça vá perdendo a disposição para tal, se tornando cada vez mais territorial.

Como Cuidar do Chow-Chow

O chow-chow é uma raça bastante interessante, com muitos desejos que precisam ser atendidos. Entre eles, assim, o cão gosta de estar sempre em posições de comando, em locais altos ou onde se sinta forte e grandioso. Além disso, como já explicado, o contato do chow-chow com outros cães pode não ser tão simples.

De qualquer maneira, não é tão difícil cuidar de um chow-chow, desde que você aprenda a lidar com a raça. No caso, é importante, por exemplo, que o dono goste de levar o cachorro para atividades ao ar livre, já que o chow-chow é uma raça grande e, como tal, necessita de espaço para correr, saltar e brincar. Esse item é ainda mais importante nos primeiros anos de vida do animal, quando este precisa gastar as suas energias.

Porém, como a raça se cansa com certa facilidade, pode ser bom fazer passeios pela manhã ou à noite com o animal, sempre com os devidos cuidados em relação à segurança do cachorro. Já o pelo do chow-chow, para evitar problemas, pode ser escovado uma vez por semana, o que manterá o animal sempre bonito e com o pelo brilhante.

Mais Detalhes do Chow-Chow

Um detalhe muito interessante sobre o chow-chow é que esse tipo de cão é muito independente. Dessa forma, o cachorro se vira muito bem quando sozinho em casa, não sentindo tanta necessidade de contato com as pessoas. Portanto, se você deseja deixar o cão por longos períodos sozinho, o chow-chow é uma ótima opção. Contudo, como era de se esperar, nos primeiros meses de vida o cão pode ser um pouco mais carinhos e dependente do dono, algo que, com o tempo, diminuirá.

Já em relação ao clima, apesar de conseguir sobreviver em locais mais quentes, o ideal é que o chow-chow seja criado em locais frios, onde as temperaturas são mais baixas. Isso porque toda a anatomia do cão foi projetada para a sua criação em locais frios, a começar pela sua pelagem. Assim, criar o animal em regiões quentes pode desenvolver uma série de problemas na raça em questão, levando até mesmo a doenças.

Ademais, o chow-chow é um ótimo cão de guarda, sendo uma excelente opção manter o animal como o grande protetor da sua casa. Contudo, o chow-chow é conhecido por ser um cão de alerta e não de ataque. Portanto, esse tipo de animal sequer deve ser treinado para atacar outros cães ou pessoas, mas apenas para alertar de que há algo estranho acontecendo ao redor.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *