Home / Animais / Quanto Custa Uma Ariranha? Pode Comprar Legalmente?

Quanto Custa Uma Ariranha? Pode Comprar Legalmente?

O Brasil está cheio de animais fantásticos, raros, perigosos, dóceis e alguns correm risco de extinção.

A verdade é que o Brasil possui uma enorme diversidade de animais, espalhados por todo o território, de norte a sul.

É possível encontrar animais que vivem em climas ou temperaturas totalmente diferentes, que possuem uma alimentação totalmente diferente, tudo no mesmo país.

Por isso, muitas vezes, é até um pouco complicado para as pessoas saberem quais espécies vivem no Brasil, quais são de origem do Brasil, quais foram para no Brasil por acidente ou importação, enfim, é animal que não acaba mais.

Algumas dúvidas até são levantadas quanto as procedências de alguns animais, se alguns são domésticos, se alguns podem ser vendidos ou comprados, entre outras perguntas.

Hoje, iremos falar sobre a ariranha, ou como é mais conhecido, a onça-d ’água, ou ainda lontra-gigante e, em alguns lugares, lobo-do-rio.

Você irá descobrir tudo sobre esse animal mustelídeo, que é muito encontrado em regiões que possuem pântanos, como no Rio Amazonas, e quanto ele custa, e ainda, se ele pode ser comprado de forma totalmente legal.

Nome Científico

Considerado um mamífero mustelídeo, a ariranha é considerada a única espécie que faz parte do gênero Pteronura. Sua subfamília, a Lutrinae, possuem animais muito conhecidos, como as lontras.

Seu nome científico é Pteronura brasiliensis, e o animal que os cientistas consideram ser o seu antecedente é o gênero já extinto chamado Satherium.

Sua classificação científica geral é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnivora
Pteronura Brasiliensis
  • Família: Mustelidae
  • Subfamília: Lutrinae
  • Género: Pteronura
  • Espécie: P. brasiliensis

O nome ariranha tem sua origem no idioma tupi-guarani e significa “onça-d ‘água”. Em alguns locais da Espanha, ela é conhecida como “lobo do rio”.

Os nomes pela qual a ariranha é conhecida pode variar de região para região, assim como de cultura para cultura.

Características da Ariranha

Dentro da subfamília Lutrinae, a ariranha é considerada a maior espécie, podendo chegar a medir cerca de até 2 metros só de comprimento, onde desses 2 metros, 65 cm é a cauda.

Normalmente, existe uma diferença de peso entre os machos e as fêmeas, com os dois pesando cerca de até 34 quilos.

Com olhos considerados grandes, as ariranhas possuem patas que são consideradas curtas e também espessas, e a sua cauda é achatada e um pouco comprida.

Nas suas patas existem dedos que são unidos e ligados por algumas membranas interdigitais que auxilia no nado.

As ariranhas possuem pelos espessos, com uma cor escura e uma textura aveludada, porém na sua garganta, existe uma mancha branca.

Para que a ariranha e as outras lontras possam ser diferenciadas e distinguidas, é observado alguns fatores. Por exemplo, elas possuem diferenças morfológicas e também comportamentais.

Enquanto as ariranhas é o maior animal entres os Mustelidae em comprimento, as lontras-marinhas são as maiores em peso.

Na América do Sul, a ariranha é encontrada em locais isolados, especialmente em países como o Brasil, Peru e também nas Guianas.

No Brasil, a ariranha pode ser encontrada principalmente nos santuários como o Rio Negro e Aquidauana, que fica no Pantanal e no Rio Araguaia, que possui cerca de 843 lagos.

A reprodução da ariranha dura cerca de 65 até 72 dias. E em cada grupo, apenas a fêmea que domina que se reproduz.

Os nascimentos ocorrem durante as estações mais secas, e a fêmea reproduz cerca de um até cinco filhotes em cada ninhada, e cada filhote ficará cerca de três meses dentro da toca.

Enquanto os filhotes não conseguem se alimentar sozinhos e caçarem por si mesmo, todo o grupo de ariranhas são responsáveis por cuidar e ensinar eles a caçarem.

Cada filhote irá ficar junto com o grupo até completar a sua maturidade sexual, que acontece entre dois a três anos de vida.

Uma vez que a maturidade sexual é atingida, eles saem do grupo e vão atrás de uma parceira ou parceiro para acasalar e formar grupos próprios.

As ariranhas se alimentam, na maior parte das vezes, de peixes, piranhas e traíras, e em épocas de escassez de alimentos, até cobras ou jacarés podem virar alimento.

As ariranhas, em cativeiro, vivem cerca de 17 anos.

Conservação e Interação com Humanos

As ariranhas estão em perigo de extinção, e isso se deve, principalmente, ao desmatamento e destruição do seu habitat natural.

Com os rios sendo cada vez mais poluídos, ou inundados de agrotóxicos e toxinas perigosas, como mercúrio, as ariranhas são contaminadas e acabam falecendo.

Em alguns casos, elas ainda podem ser mortas por caçadores, que usa sua pele para fazer roupas e chapéus, mas graças a uma convenção internacional, o comércio de espécies ameaçadas foi proibido.

A partir de então, uma leve recuperação da espécie começou a ser sentido no início de 2018. Na natureza, no entanto, as ariranhas não demonstram nenhum tipo de agressividade contra os humanos, e há pouquíssimos registros de ataques de ariranhas contra nós.

Quanto Custa uma Ariranha? Ela Pode ser Comprada Legalmente?

A partir da convenção internacional, o comércio de espécies ameaças foi totalmente proibido. Isso fez com que as vendas, compras e caças de ariranhas tenham diminuído bastante desde então.

No entanto, existe ainda algumas pessoas que caçam e vende seu pelo para a fabricação de jaquetas, botas, chapéus, cintos, entre outros.

Durante 1946, muito tempo atrás, o couro de ariranhas era vendido por 180 cruzeiros, e era muito exportado para locais dos Estados Unidos e também Europa.

Muitas vezes também a pele da ariranha era trocada por alguns tipos de bens, como alimentos, armas e outros.

A partir 1975, a caça diminuiu cada vez mais, e hoje é muito raro encontrar pessoas que cacem, ou fabriquem roupas, entre outros, da pele da ariranha.

Hoje, a caça de ariranhas acontece em pouquíssimas áreas, como no Pantanal e em alguns rios da Amazônia.

Então, é muito raro que se encontre ariranha para a venda, e caso encontre, ela é ilegal, pois seu comércio é totalmente proibido.

E você? Já conhecia essa espécie? Deixe nos cometários o que você achou sobre a ariranha, e se já teve alguma experiência com ela, não deixe contar para a gente também!

 

Veja também

Tudo Sobre o Guepardo: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo o que se disser sobre os guepardos ou Acinonyx jubatus (seu nome científico), como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *