Home / Animais / Qual a Vantagem do Leite de Cabra em Relação ao Leite de Vaca ?

Qual a Vantagem do Leite de Cabra em Relação ao Leite de Vaca ?

Dependendo da raça, as cabras podem ser excelentes produtoras de leite, fornecerem carne de qualidade ou simplesmente executarem as duas funções com maestria (dupla aptidão).

O leite de cabra tem se mostrado uma excelente opção aqueles que possuem alergia à proteína encontrada no leite de vaca (caseína). Apesar da liderança das vacas na comercialização de leite, as cabras são a terceira espécie produtora de leite em nível mundial. Estatísticas publicadas no ano de 2005 demonstraram que apenas naquele ano, as cabras teriam sido responsáveis pela produção de 12,4 bilhões de leite em todo o mundo.

Mas, além de ser uma boa opção para quem possui alergia à caseína, o leite de cabra também possui outros benefícios.

Afina, de fato, qual a vantagem do leite de cabra em relação ao leite de vaca ?

Pois bem, venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Leite Animal

Conheça os Tipos de Leite
Conheça os Tipos de Leite

O leite é uma secreção nutritiva produzida pelas glândulas mamárias de mamíferos. Inclusive a própria denominação “mamíferos” faz alusão à amamentação. O primeiro leite liberado pela fêmea, logo nas primeiras horas aós o parto, é mais fluido e recebe o nome de “colostro”.

Na indústria de laticínios, o consumo do leite de vaca é o mais popular, em razão de fatores como a facilidade de digestão/ aceitaão (para maioria das pessoas), bem como pelo sabor considerado agradável. No entanto, embora menos frequente, também é possível comprar leite de outras espécies de mamíferos, a exemplo da ovelha, égua, burra, cabra, camelo, búfalo e outros. Os leites de asna e de égua possuem menos gordura. Curiosamente, em regiões de clima ártico, há consumo de leite de baleia.

Minas Gerais é o estado brasileiro com maior produção de leite animal, representando 41% da produção nacional.  O segundo lugar é ocupado pelo Paraná, o qual responde por 19% da produção. Outros estados que merecem destaque neste cenário são Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia.

Leite Vegetal

Tipos de Leite Vegetal
Tipos de Leite Vegetal

Entende-se por leite vegetal os líquidos esbranquiçados e nutritivos que não são obtidos através da secreção de glândulas mamárias de mamíferos. Sendo assim, o leite vegetal pode ser obtido através de frutos, castanhas, raízes, grãos ou farelos. Neste contexto, o leite de soja é o mais popular, no entanto, também existem o leite de coco, leite de amêndoas, leite de aveia, leite de arroz e outros.

Os leites vegetais são uma opção alternativa a quem apresenta intolerância à lactose. Estes tipos de leite, além de contarem com um baixo teor glicêmico, não possuem nem colesterol e nem gordura saturada.

Os leites vegetais costumam ser mais caros do que o habitual leite de vaca, todavia, também existe a possibilidade de produzir estes leites de forma caseira. O preparo do leite de coco, por exemplo, é incrivelmente fácil: basta bater o coco fresco com água no liquidificador e coar. Este leite, particularmente, pode se congelado por até 3 meses. Os outros tipos de leite possuem um processo de preparo bem semelhante.

Caprinocultura Leiteira no Brasil

Dados de 2008 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura apontam que o Brasil possui um rebanho de cabras equivalente 10 milhões de cabeças de cabra, bem como produza todos os anos um volume equivalente a 135 milhões de litros deste leite. Estes dados possuem mais de 10 anos, logo, estima-se que estes números sejam bem superiores atualmente.

A grande concentração do rebanho caprino está no Nordeste, uma vez que a região responde por 90%. Nesta região, o grande destaque é para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Existem raças de cabras especializadas na produção de leite, as quais recebem o nome de cabras leiteiras. Alguns desses exemplos incluem a Moxotó, Marota, Saanen, Toggenburg e Anglo Nubiana.   

Composição Nutricional do Leite de Vaca

Composição Nutricional do Leite de Vaca
Composição Nutricional do Leite de Vaca

Estima-se que uma quantidade de 100 ml de leite de vaca contenha 65,5 Kcal; bem como 3,2 gramas de proteínas; 4,8 gramas de carboidratos; e 119 miligramas de Cálcio.

Em relação ao leite de vaca desnatado, uma quantidade equivalente de 100 ml apresentaria 37 Kcal; bem como 5,2 gramas de carboidratos (concentração curiosamente superior); 3,6 gramas de proteínas; 0,1 gramas de proteínas e 124 miligramas de Cálcio.

80% das proteínas do leite é representado pela lactoglobulina, caseína, lactoalbumina. Estas proteínas são responsáveis pela massa branca que é formada quando o leite coagula. As caseínas humanas e bovinas são diferentes, e, dessa forma, podem afetar o tempo de esvaziamento gastrintestinal. Nos bebes, é particularmente muito difícil de digerir, uma das razões pelos quais o leite materno é o recomendado.

Composição Nutricional do Leite de Cabra

Composição Nutricional do Leite de Vaca
Composição Nutricional do Leite de Vaca

Estima-se que 100 ml de leite de cabra possuem 65 Kcal, assim como 3,4 gramas de proteínas; 4,4 gramas de carboidratos; e 134 miligramas de Cálcio.

Qual a Vantagem do Leite de Cabra em Relação ao Leite de Vaca ?

Aparentemente, estes dois leites podem ser semelhantes, todavia, as diferenças em relação ao sabor e ao aroma são muito fortes. Em relação às vantagens do leite de cabra, este possui menor concentração de gordura do que o leite de vaca, logo possui maior digestabilidade. Também possui maior concentração de proteínas e de Cálcio.

O leite de cabra possui 2 vezes mais ácidos graxos do que o leite de vaca e, por essa razão, pode atuar na prevenção de muitas doenças cardíacas.

Existem muitos casos de alergia ao leite de vaca, dessa forma, o leite de cabra atua como um poderoso substituto principalmente para crianças.

Outra vantagem, até mesmo inusitada, do leite de cabra é a melhor do sistema imunológico, uma vez que a bebida é rica em selênio. Dessa forma, oferece maior proteção contra doenças e infecções.

*

Realmente o leite de cabra é uma excelente alternativa. Você também tem algum histórico de alergia/intolerância ao leite de vaca convencional e tem tentado novas opções ?

Conte-nos um pouco da sua experiência nos comentários abaixo.

Ter o seu feedback é sempre importante.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cursos CPT. Quais são os benefícios do leite de cabra para a saúde ? Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-laticinios/artigos/quais-sao-os-beneficios-do-leite-de-cabra-para-a-saude>;

Jornal DCI. Leite vegetal: saiba o que é, como fazer e quais os benefícios da bebida. Disponível em: < https://www.dci.com.br/saude/leite-vegetal-saiba-o-que-e-como-fazer-e-quais-os-beneficios-da-bebida/9124/>;

So Nutrição. Leite de vaca. Disponível em: < https://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/leitedevaca/:>;

Wikipédia. Caprinocultura leiteira no Brasil. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Caprinocultura_leiteira_no_Brasil>.

Veja também

Filhote de Bode

Quanto Custa um Bode Filhote ?

Bodes e cabras filhotes recebem a denominação genérica de cabritos até os 7 meses de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *