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Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha?

O leite de soja já vem sendo uma alternativa, há décadas, para aqueles que não podem ou não desejam consumir o leite de vaca ou mesmo o leite de cabra. Trata-se realmente de um leite mais leve – em especial – ao baixo teor de gorduras (a lactose).

No entanto, há controvérsias sobre o consumo do leite de soja. Enquanto alguns estudos apontam que leite de soja é muito benéfico, outras pesquisas alegam que é preciso se atentar ao consumo desse tipo de leite.

E você, também tem dúvidas em relação a essa bebida? Então, saiba aqui se Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha? – além de outras informações muito úteis para a sua saúde!

Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias?

Sim, a maioria das pesquisas aponta que, se você não apresenta contraindicações (ver no fim do artigo) para esse tipo de bebida, pode tomar o leite de soja todos os dias. Mas, atenção: o recomendado é que a ingestão máxima é de 250 ml de leite de soja por dia.

Qual o Melhor Leite de Soja de Caixinha?

Na verdade, não existe uma marca ou um fabricante melhor de leite de soja de caixinha. Para escolher o mais adequado, é mais importante observar o que vem descrito na embalagem – além é claro, de dar preferência a bebidas de produtores consagrados e a leites de soja que você já consumiu e não teve problemas, certo?

  • Validade: Bem, a primeira coisa a se observar para comprar o melhor leite de soja de caixinha é conferir a data de validade, é claro. Atenção, o produto deve ter pelo menos 15 dias de validade restantes a partir da data da compra. Por exemplo: não compra uma caixinha de leite de soja que está apenas 10 dias para vencer a validade.

  • Extrato: além disso, procure dar preferência a leite de soja que contenha extrato de soja. Veja essa informação na caixinha. Isso porque a falta do extrato de soja acaba por fazer necessária a adição de conservantes, que podem não ser muito benefícios para a saúde.
  • Embalagem: muito importante também, ao escolher o melhor leite de soja de caixinha, é prestar atenção a embalagem. Dê sempre preferência para caixinhas de leite de soja do tipo Tetra-Pak – essa nomenclatura deve vir expressa na embalagem. As caixas do tipo Tetra-Pak possuem papelão especial para a conservação adequada da bebida, no caso o leite de soja.

Tem diversas camadas de alumínio também garantindo, assim, proteção especial contra eventuais impurezas do meio externo. Os melhores leites de soja em caixinha ainda devem conter informações nutricionais completas, como: calorias e nutrientes em geral. É essencial, ainda, que o produto tenha a marca do Inmetro.

Atenção! Jamais compre leite de soja em caixinha com a embalagem violada de qualquer forma.

Benefícios e Vantagens do Leite de Soja

Benefícios e Vantagens do Leite de Soja
Benefícios e Vantagens do Leite de Soja

Agora que já sabemos se Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha? – como já mencionado – essa bebida apresenta muitos benefícios para a saúde, quando consumidor na quantidade recomendada (até 250 ml por dia). Confira a seguir os principais benefícios e vantagens do leite de soja:

1 – Bom para o coração: o leite de soja é bom para ajudar na prevenção de problemas cardíacos. Isso porque possui isoflavonas e aminoácidos que reduzem o colesterol ruim do sangue (LDL). Ainda, apresenta fibras, minerais e gorduras do tipo poli-insaturadas – tudo o que faz muito bem para manter o nosso coração saudável.

2 – É bom para o tratamento da diabetes do tipo 2: contém alto teor de cálcio e baixo índice glicêmico e de gordura. Isso contribui para estimular a redução do colesterol ruim e os níveis de açúcar no sangue.

3 – Ajuda a controlar a pressão alta: a presença de flavonoides no leite de soja contribui para o bom funcionamento dos rins e excreção de urina. Isso é muito importante para evitar picos de pressão alta, ajudando a normalizar a pressão arterial para quem sofre de hipertensão.

4- Com para mulheres na menopausa: o leite de soja ainda pode contribuir com o alívio de incômodos comuns trazidos com a fase da menopausa. Isso porque já há pesquisas que indicam que as isoflavonas presentes na soja e no leite de soja contribuem para equilibrar os níveis do estrogênio

Com isso, muitos dos sintomas desagradáveis da menopausa são amenizados, como inchaços, ondas de calor, dores de cabeça, entre outros.

5 – Aliado contra a obesidade: pessoas que fazem tratamento contra a obesidade podem incluir o leite de soja na dieta. Isso se deve ao efeito diurético dessa bebida, além da fibra – que estimula o funcionamento do intestino e absorção de gorduras e açúcar.

6 – Prevenção de cancros: pesquisas apontam que o leite de soja ajuda muito a diminuir os índices séricos do estrogênio. Com isso, reduz o risco da formação de cancros, em especial, de mama.  Os homens também são beneficiados, pois esse leite ajuda a reduzir o risco do desenvolvimento do cancro de próstata.

7 – Alergia a leite de origem animal: as pessoas que tem alergia ao leite de origem animal (como o de vaca e o de cabra) podem substituir essas bebidas pelo leite de soja.

8 – É bom para a imunidade: o leite de soja também não deixa a pessoa desprotegida. Como possui nutrientes essenciais, pessoas saudáveis podem substituir os leites de animais pelo de soja (desde que a quantidade recomendada seja respeitada).

Desvantagens do Leite de Soja

Por outro lado, mesmo existindo benefícios e vantagens no consumo do leite de soja, é preciso sempre consultar um especialista, caso você deseje substituir o leite de origem animal e colocar o de soja no seu dia a dia. Isso porque, como quase todo tipo de alimentos e bebidas, há desvantagens.

1 – Problemas de tireoide: o consumo do leite de soja pode causas desequilíbrio no funcionamento da glândula da tireóide, caso a pessoa já tenha propensão. Isso pelo foto de as isoflavonas presentes poderem interferir na absorção adequada dos hormônios tireoidianos.

2 – Histórico de cancro de mama: mulheres que tiveram cancro de mama recentemente devem pedir autorização médica para consumir o leite de soja. Isso porque o estrogênio estimulado por essa pedida pode prejudicar a manutenção da boa saúde mamária da pessoa, que ainda está se restabelecendo.

3 – Problemas digestivos: o leite de soja não é a melhor opção para pessoas com algum tipo de problema de digestão. A presença de fibra favorece o bom funcionamento do intestino, mas pode fazer o efeito contrário naqueles que apresentam tendência ao acúmulo de gases, por exemplo.

4 – Cuidado com o açúcar: caso você seja diabético, muita atenção ao consumir o leite de soja. A bebida deve ser 100% sem açúcar – muitos produtos prontos são vendidos com açúcar.

5 – Alergias: o leite de soja é indicado para pessoas que não podem consumir o leite de vaca ou o leite de cabra. Porém, há pessoas que tem alergia a soja. Nesse caso, o leite de soja pode desencadear crises alérgicas.

6 – Crianças: o leite de soja não é a melhor fonte de alimentação para os pequenos, pois algumas crianças podem sofrer alterações hormonais com o consumo.

7 – Homem: algumas pesquisas apontam que consumir leite de soja com freqüência, por alguns homens, pode reduzir a produção de espermatozoides. Com isso, a fertilidade pode cair.

Contraindicações do Leite de Soja

O leite de seja, embora tenha muitos benefícios, como pudemos conferir anteriormente, ele está contraindicado em algumas situações:

  • Portadores de hipotiroidismo
  • Alérgicos a soja;
  • Histórico recente de cancro de mama;
  • Anemia;
  • Homens com problemas de fertilidade;
  • Crianças (só devem consumir a bebida com indicação de um médico pediatra,

Valores Nutricionais do Leite de Soja

Valores Nutricionais do Leite de Soja
Valores Nutricionais do Leite de Soja

De acordo com associações de nutrição de diversos países do mundo, o leite de soja possui os seguintes nutrientes principais:

  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Sódio;
  • Potássio;
  •  Zinco;
  • Niacina;
  • Folato;
  • Riboflavina;
  • Tiamina;
  • Ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B12;
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Proteína; entre outros.

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