Home / Natureza / Raça de Cavalo Garranos: Características, Fotos, Historia e Origem

Raça de Cavalo Garranos: Características, Fotos, Historia e Origem

Vamos falar hoje uma pouco sobre a raça de cavalo conhecida como Garrana, nativa de Portugal e ele é menor que um cavalo normal. Essa é uma raça bem antiga já. Esse é um animal que desde sempre foi utilizada no trabalho nos campos e para carga. Como falamos de seu tamanho pequeno, é por este motivo que é classificado como uma pônei. Essa é uma raça de cavalo selvagem. Hoje em dia ele não é totalmente selvagem, encontra em diversos lugares de Portugal. Infelizmente até recentemente é um animal com ameaça de extinção, por esse motivo o país tenta proteger a raça.

Características da Raça de Cavalo Garranos

Essa raça é tida como rústica por algumas pessoa, e um animal com mais características de montanha do que de lugares planos. Por este motivo é muito resistente a locais onde o percurso é tortuoso pois seus casos são resistentes. Ele é muito resistente a mudanças climáticas como muito vento, muito frio, tempo seco e etc, assim como consegue se adaptar a lugares onde alimentação é mais limitada.

Cavalo Garranos em Uma Grama Florida Olhando Para Câmera

A coloração do cavalo da raça garranos costuma ser acastanhada, inclusive a crina, a sua cauda é negra.
Por ser um animal de pequeno porte, não cresce além de 1,35m de altura.
Ele possui boas qualidades em diversas outras coisas, como tiro e sela. Esse animal viveu selvagem e por isso manteve sua genética preservada, também suas características físicas, mecânicas e bioquímicas e também psicológicas.

Características Físicas e Comportamentais

Vamos citar algumas características que são do padrão dessa raça.
Ele tem um perfil reto, ou um pouco curvada para dentro. Ele é baixo, mas é forte. Possui pernas curtas e com ossos fortes.

  • Costuma pesar cerca de 150 Kg.
  • No período mais frio como na estação do inverno sua pelagem se assemelha a de um urso.
  • Medindo os animais com a ferramenta correta, como por exemplo utilizando um hipômetro, podemos dizer que uma égua mede em média 1,23 metros e o macho mede 1,28 metros.
  • A coloração de seus pêlos é de um castanho natural que pode ser mais ou menos intenso. De aparência lisa, na região de seu focinho possui uma tonalidade mais clara quase branca, na barriga e em suas patas isso pode acontecer também.
  • Possui bastante cabelo em seu topete, a crina desse animal é negra e tem um bom caimentos para os dois lados. A cauda negra, e alguns tufos de pêlo na sua raiz.
  • Com relação ao perfil comportamental desse animal ele costuma ser bravo e também arisco.
  • Principalmente quando falamos do macho, mas nada que não pode ser trabalhado. Depois de um bom treinamento ele amansa e fica bem tranquilo de trabalhar. É um animal forte, que pode ser muito dócil e que aprende com muita facilidade.
  • Para falar um pouco sobre o seu andamento, podemos dizer que eles são velozes, não dão passos muito largos, porém altos. Tem muita facilidade para subir e descer montanhas, e muito atentos aos perigos do caminhos sempre tomando cuidado.
  • Eles geralmente são treinados em alguns tipos de andaduras como o passo travado e molliter incedere.
  • Esses animais possuem forte aptidão para alguns tipos de trabalho agrícola, para transpor montanhas, para transportar carga e também para sela.
  • A cabeça dos cavalos garranos costumam ser afiladas, ao mesmo tempo forte e musculosas. Nos cavalos machos elas são grandes se comparadas a seu corpo, e se comparada o cavalos comuns é ainda maior.
  • Seus olhos são grandes e redondas, demonstram bastante expressão.
  • Suas narinas são largas.
  • As orelhas são medianas.
  • As suas bochechas são musculosas e bem resistentes.
  • Seu pescoço é bastante musculoso, porém é curto e forte.
  • A parte da cernelha não é muito proeminente.
  • O peito é forte e aberto.
  • Possui nádegas fortes e largas.
  • A cintura escapular é curta e vertical.
  • Com relação aos seus membros eles são fortes e robustos, porém curtos
  • A parte de cima do casco tem bastante pelagem, os cascos são arredondados.

História e Origem da Raça de Cavalo Garranos

Esse animais foi muito útil na hora de transportar algumas coisas, especialmente pelo exército de portugal naquela época. Hoje em dia muitas pessoas ainda o utilizam para transportar madeira por exemplo, mas também faz alguns trabalhos agrícolas, ou simplesmente para montaria. Ainda em Portugal muitas pessoas ainda utilizam como meio de transporte. No período da Segunda Guerra ele era utilizado para transportar alguns minérios pesados que saiam de algumas minas da Serra do Norte.

Hoje em dia ele não serve apenas para esse tipo de trabalho e não vive apenas livre por aí, alguns amantes da raça optou por criá-lo em suas fazendas. Por este motivo essa raça vem crescendo em números graças às suas muitas qualidades, pois com é uma cavalo fácil de treinar pode ser utilizado no trabalho, ou para lidar com crianças.
Ele já está presente nos ramos de turismo que utilizam cavalos, e também em corridas que costumam acontecer no Minho ou em Trás os Montes. Essa corrida que ele participa é muito particular, conhecida como passo travado, ou travadinho, essa andadura se dá entre o trote e o galope. Essa raça se sobressai bastante nessa atividade, aprende muito fácil e executa de forma perfeita. Essa corrida antes era usada para andar grandes espaços sem que o viajante de cansasse facilmente.
Esses animais se alimentam de material vegetal e por isso são chamados de herbívoros.

Predador do Cavalo Garranos

Podemos dizer que o maior predador dessa raça de cavalos é o lobo ibérico que é uma espécie de lobo cinzentos. Para protegerem seus filhotes eles formam uma roda em volta deles e podem dar coice caso se sentirem ameaçados.

Lobo Ibérico Olhando Para Câmera

Descendência da Raça de Cavalo Garranos

Esses animais vieram de Portugal. Era naquela época um país que estava a frente e possui excelentes cavaleiros e já desbravou os mares. Os cavalos garranos eram também a frente de outras raças. Ser pequeno não era um problema, muito pelo contrário ajudou bastante.

Pois não precisava de muito espaço, não fazia muita sujeira e comia pouco. É um cavalo com uma alimentação barata e muito forte e com boa imunidade. É um cavalo que quase não necessita de ferradura, já que possui cascos bem fortes. Suporte bastante peso e consegue andar por caminhos tortuosas e difíceis. Uma raça brasileira conhecida como Baixadeiro Brasileira provavelmente possui sangue de Garranos.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *