Home / Natureza / Quais as Frutas Que o Diabético Não Pode Comer?

Quais as Frutas Que o Diabético Não Pode Comer?

Ao combater o diabetes e o alto nível de açúcar no sangue, não é fácil entender quais frutas podem ser aliadas e quais inimigos. Mesmo frutas açucaradas podem ser consumidas, mas com o devido cuidado. Em geral, quanto mais fibra houver, menor será o pico glicêmico atingido após a digestão.

Índice Glicêmico E De Frutas

Antes de tudo, vamos dissipar o mito de que os diabéticos têm uma proibição absoluta de consumir frutas. “O importante é escolher as frutas menos açucaradas, prestar atenção às quantidades e selecionar produtos com baixo índice glicêmico”, especifica o médico. Este é um valor que mede o efeito no açúcar no sangue de um alimento que contém 50 gramas de carboidratos (açúcares simples ou açúcares complexos). No que diz respeito ao diabetes, deve-se prestar atenção não apenas à qualidade dos açúcares, mas principalmente à sua quantidade, portanto, comparada à fruta dos diabéticos, o nutricionista recomenda consumir no máximo 3 por dia.

“Na escolha, devemos lembrar também que o índice glicêmico é influenciado pela presença ou ausência de fibras, minerais e também pelo cozimento. Por exemplo, quanto mais fibra houver, menor será o pico glicêmico atingido durante a digestão”. Mas qual é a melhor fruta para os diabéticos e quais devem ser evitadas?

Quais as Frutas Que O Diabético Não Pode Comer?

Consumir frutas para diabéticos não é um tabu, mas você precisa da atenção certa, como preferir frutas ricas em água e sempre sob as indicações do seu médico. “Em termos gerais, podemos dizer que, há algum tempo, o diabético só podia consumir maçãs, hoje existe uma tendência a ser menos restritivo, prestando mais atenção às quantidades, que devem ser modestas”. Também porque, por exemplo, a maçã fuji, é mais açucarada do que outras frutas”. Portanto, é importante que as preciosas fibras e vitaminas da fruta não faltem na dieta diabética.

Vamos ver, então, a lista de frutas que em geral podem ser consumidas por diabéticos: mirtilos, limão, maçãs, melancia, melão, morangos, cerejas, peras, damascos, laranjas, pêssegos. E quais as frutas que o diabético não pode comer? uvas, bananas, caqui, figos, frutas secas (incluindo castanhas, que só podem ser consumidas em pequenas quantidades por um pequeno lanche), frutas enlatadas, frutas cristalizadas.

Como um especialista em nutrição para diabéticos ressalta, “você também deve prestar atenção aos sucos de frutas que geralmente contêm muito açúcar adicionado. Melhor optar por frutas frescas ou sucos caseiros, naturais”. O mesmo conselho se aplica a sobremesas e outras preparações: prepare-as em casa, escolhendo as receitas que podem ser boas para quem sofre de diabetes.

Outros Alimentos Que Diabéticos Devem Evitar

Quem sofre de diabetes precisa prestar atenção a todos os alimentos que aumentam o açúcar no sangue. Não apenas você deve ficar longe de doces, mas também de outros alimentos inesperados. O que o diabetes deve evitar comer? A primeira coisa a se pensar são as sobremesas, mas existem muitos alimentos que aumentam repentinamente o açúcar no sangue para os quais os diabéticos precisam ser bem orientados.

Produtos refinados e industriais: arroz branco, macarrão e pão de farinha branca, com alto índice glicêmico (o arroz acima de tudo), devem ser substituídos por arroz integral, pão integral e macarrão. Atenção também para a pizza! Se você realmente não consegue resistir, que não seja mais do que uma por semana, e pequena, temperada com legumes, e melhor ainda se preparada com massa integral.

Procure evitar alimentos muito açucarados, como balas e bebidas, mas também frituras e industrializados que contêm açúcares, gorduras e aditivos abundantes. Melhor ficar longe mesmo de hambúrguer com queijo e molhos de fast food, bem como as batatas fritas. Em geral, os alimentos fritos devem ser limitados e, se você realmente não pode desistir, é melhor optar por legumes fritos, secando o excesso de óleo com papel absorvente. No café da manhã, sem brioche ou mesmo cereais açucarados, vá em frente com flocos de aveia sem açúcar ou pão integral com um pouquinho de geléia.

Voltando a falar sobre frutas, há frutas mais ricas em açúcar do que outras, como bananas muito maduras, por exemplo, mas também outras frutas tropicais tipo melão, uvas, caquis, tangerinas, figos, frutas cristalizadas, passas, frutas desidratadas. As frutas mais adequadas para a dieta diabética são maçãs verdes, peras, laranjas, mirtilos e frutas com alto teor de água, obviamente frescas e naturais. Também pode comer frutos secos, tais como amêndoas, avelãs e nozes. Cuidado redobrado com sucos de frutas, barras energéticas e bebidas energéticas (geralmente muito açucaradas e ricas em carboidratos).

Frutas de um Diabético Comer
Frutas de um Diabético Comer

É melhor ficar longe de frios (salame e salsichas em particular) e queijos gordurosos (como gorgonzola e/ou queijos envelhecidos), pois os diabéticos correm o risco de doenças cardíacas. No entanto, você pode optar por peixe, carne branca e queijos frescos com baixo teor de gordura, como ricota e queijo cottage, dentre outros. Você acha que os diabéticos deveriam desistir completamente de doces? Não é bem assim, é claro que eles devem ter cuidado e poder escolher os mais adequados.

Diabéticos Podem Comer Doces?

Os diabéticos devem ficar longe de açúcares, mas isso não significa que precisam abster-se totalmente de doces, basta ter atenção à quantidade e aos ingredientes. Diabéticos e sobremesas de frutas, por exemplo, podem ser ótimas sugestões. O excesso de açúcar, e não apenas aos diabéticos, deve ser evitados por todos. O ideal é que todos nós procuremos ficar longe de doces muito ricos em açúcar e cremosos.

Porém, enquanto para todos a recomendação ideal é escolher sobremesas de frutas, os diabéticos também precisam prestar atenção nas frutas. Algumas variedades contêm doses mais altas de açúcar, como bananas ou frutas tropicais já mencionadas acima. Escolham maçãs, bagas, pêssegos, damascos, romãs, frutas menos açucaradas e, portanto, melhor toleradas. A consideração, no entanto, não deve ser feita exclusivamente sobre a fonte de açúcares, mas também e, sobretudo, sobre a quantidade total de açúcares e carboidratos introduzidos ao longo do dia.

Portanto, pequenas porções são essenciais: o diabético pode comer uma fatia de bolo por semana, o importante é não exagerar. Ao preparar uma sobremesa de frutas, deve-se considerar que o fruto de seu açúcar permite que você use menos açúcar na massa. Outra questão importante é a composição da sobremesa. Os que preferem ingredientes com um índice glicêmico mais baixo, como farinhas integrais, devem ser os preferidos; as sobremesas devem ser pouco ou nada açucaradas (também existem alternativas interessantes para o açúcar), com geleias sem adição de açúcar.

Quanto às sobremesas com frutos secos, deve-se dizer que são permitidas nozes, amêndoas, avelãs e outras nozes; em vez disso, frutas cristalizadas e frutas desidratadas devem ser evitadas, pois são um concentrado de açúcares. Quanto ao uso de iogurte nas sobremesas, o branco natural sem adição de açúcar é sempre preferido. Luz verde também para um quadrado de chocolate escuro, o importante é que a pasta de cacau é o principal nutriente e que a porcentagem de adição de açúcar é zero ou desprezível.

E o mel? Assim como o açúcar industrializado, o açúcar do mel também será absorvido no sangue, No entanto, para a nossa vantagem, o fato do mel ser mais doce que o açúcar comum usar em bem menos porção para adoçar. A recomendação continua então na quantidade ao usar… Finalmente, cuidado com sobremesas doces! E não se esqueça também: bebidas alcoólicas também contém açúcares.

Veja também

Animais e Plantas

Qual é a Relação entre os Animais e as Plantas?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o ambiente que vivemos, se você gosta de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.