Home / Natureza / O Que Combina com Alecrim? Quando Pode Usá-lo?

O Que Combina com Alecrim? Quando Pode Usá-lo?

Rosmarinus officinalis L. (alecrim) é uma planta medicinal nativa da região do Mediterrâneo e cultivada em todo o mundo. Além do propósito terapêutico, é comumente usado como condimento e conservante de alimentos. O alecrim é uma erva perene e um membro da família das mentas. É incrivelmente perfumado, com folhas parecidas com agulhas (parecidas com as sempre-verdes) e flores que podem ser brancas, rosa, azuis ou roxas.

Utilização Terapêutica do Alecrim

A planta é constituída por moléculas bioativas, os fito compostos, responsáveis ​​por implementar diversas atividades farmacológicas, tais como atividades anti inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antiproliferativa, antitumoral e protetora, inibitória e atenuante.O alecrim é uma erva. O óleo é extraído da folha e usado para fazer remédio.

O alecrim é usado para problemas de digestão, incluindo azia, gases intestinais (flatulência) e perda de apetite. Também é usado para queixas de fígado e vesícula biliar, gota, tosse, dor de cabeça, hipertensão arterial , pressão arterial baixa , redução da perda de memória relacionada à idade, melhora do cansaço mental e energético, sintomas de abstinência de opioides, proteção contra queimaduras solares e doença renal diabética. Algumas mulheres usam alecrim para aumentar o fluxo menstrual e causar abortos.

O alecrim é aplicado na pele para prevenir e tratar a calvície. Também é usado para tratar problemas de circulação, dor de dente, gengivite, uma condição da pele chamada eczema, dor muscular, dor ao longo do nervo ciático e dor na parede torácica . Também é usado para cicatrização de feridas, em terapia de banho (balneoterapia) e como repelente de insetos.

Nos alimentos, o alecrim é usado como especiaria. A folha e o óleo são usados ​​nos alimentos e o óleo é usado em bebidas. Na fabricação, o óleo de alecrim é usado como um componente perfumado em sabonetes e perfumes. Embora não esteja claro como o alecrim funciona para a queda de cabelo, aplicá-lo no couro cabeludo irrita a pele e aumenta a circulação sanguínea .

O Que Combina Com Alecrim

O Alecrim é um membro da hortelã, família Lamiaceae , juntamente com muitas outras ervas, como orégano, tomilho, manjericão e lavanda. A erva não só combina bem em pratos culinários, como cordeiro, mas também é uma boa fonte de ferro, cálcio e vitamina B-6. Sob a forma de erva seca inteira ou um extrato seco em pó, enquanto chás e extratos líquidos são feitos de folhas frescas ou secas, uma gama de produtos de alecrim estão disponível para os mais diversos usos e combinações.  A erva tem sido saudada desde a antiguidade pelas suas propriedades medicinais. O alecrim era o medicamento indicado para aliviar a dor muscular, refrescar a memória, turbinar o sistema imunológico e circulatório e promover o crescimento do cabelo.

Combinações Com Alecrim

Perfil do Alecrim

Ao contrário de ervas menos potentes, o alecrim é tão incrivelmente aromático e picante que é possivelmente a erva isolada mais potente que pode manter na sua cozinha. Os fortes aromas e complexidades de seus sabores parecem se unir de uma maneira que você não encontrará em nenhuma outra erva ou especiaria.

Ambos os aromas e sabores de alecrim têm uma gama distinta e complexa, que combina tão bem que é quase inesperado. Enquanto você cheira e prova toda a gama do perfil de alecrim, você não pode deixar de se surpreender com a maneira como elementos aparentemente contraditórios se juntam perfeitamente, cada aroma e sabor dentro da erva complementando perfeitamente os outros.

O alecrim tem um sabor muito pronunciado de pinho-limão, mas também é amadeirado e apimentado ao mesmo tempo. O sabor é pinheiro, mas também amargo e um tanto adstringente. O aroma é semelhante a um chá, com uma fragrância semelhante à madeira carbonizada que o torna extremamente compatível com pratos grelhados.

Valor Culinário do Alecrim

Quando as folhas de alecrim são assadas com carnes ou legumes, é produzido um aroma característico de mostarda. Se você está cozinhando ou manuseando folhas frescas ou secas, você notará uma liberação de aromas incluindo pinho, mentol e pimenta.  Este perfil de sabor incrivelmente único é algo que apenas o alecrim pode fornecer e funciona extraordinariamente bem com uma vasta gama de pratos variados.

Rosemary certamente não é uma erva tímida, mas a capacidade de seu sabor assertivo se misturar tão bem com tantos alimentos diferentes significa que você pode experimentar livremente sem muita preocupação de combinar sabores que não combinam muito bem. As possibilidades são quase infinitas quando se trata de criar pratos excitantes e bem misturados usando alecrim.

Combinações com Alecrim

Folhas frescas ou secas combinam lindamente com uma vasta gama de pratos, incluindo vegetais de raiz, massas, molhos, queijos frescos, pães, aves e cordeiro. Pratos de carne de porco e coelho são tipicamente temperados com alecrim também. Alecrim inteiro é usado para infundir óleo, molhos e até mesmo xaropes:

– Manteiga e alecrim derretidos aplicados como molho para batatas vermelhas cozidas ou abobrinha e abobrinha fritas;

– Alho e alecrim para temperar assados ​​de cordeiro, marinadas e ensopados ;

– Limão e alecrim para animar peixes suaves;

– Folhas de alecrim frescas ou secas excelente aromatizante para molhos de tomate;

– Alecrim e azeite de oliva para uma variedade de pratos ou como molho para pão fresco;

– Batatas e alecrim combinados em qualquer forma fazem um lindo par!

O sabor maravilhosamente fresco e surpreendente aroma de alecrim infunde um prato com toda a sua gama de sabores, dando a cada prato uma pungente picada de ervas que nenhuma outra erva ou especiarias pode produzir. Complexo sabor de Rosemary combina mesmo bem excepcionalmente com cogumelos, grãos, orégano, cebola, salsicha, tomilho, tomate, frutos do mar, espargos, cranberry, citros, erva-doce, feijão, manjericão, salsa e até maçãs.

Folhas de alecrim podem ser usadas para fazer um chá de ervas delicioso e aromático. Os mestres da grelha podem usar raminhos inteiros da erva para dar sabor ao que você estiver cozinhando simplesmente adicionando-os à grelha. A fragrância forte vai dar sabor à sua cozinha grelhada enquanto os raminhos liberam sua fragrância pungente. Ramos mais longos podem ser usados ​​como espetos para legumes e camarão, criando um petisco grelhado que é deliciosamente delicioso e esteticamente agradável!

 

Veja também

Cana-de-Açúcar Sendo Colhida

Em que a Cana-de-Açúcar era Transformada nos Engenhos?

Os engenhos foram os locais onde aconteceram as primeiras atividades econômicas do Brasil Colônia. Para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *