Home / Natureza / Qual a Classe, Reino, Filo, Ordem, Família e Gênero do Cogumelo?

Qual a Classe, Reino, Filo, Ordem, Família e Gênero do Cogumelo?

Não é novidade que o cogumelo é uma das iguarias mais famosas do mundo, é utilizado em diferentes tipos de culinárias e agrada a maioria dos paladares. Ele tem diversas funções na culinária, pode ser usado de tempero, acompanhamento, prato principal e pode até ser servido como chá.

Hoje em dia, esse fungo é muito consumido em todo o planeta, nas mais deferentes culturas desse mundo. Mas, também a casos de pessoas que sequer já experimentou essa iguaria.

Podendo ser tanto benéfico para sua saúde quando extremamente maléfico, existem alguns cogumelos tão tóxicos que se consumido pode facilmente ocasionar a morte do indivíduo. Infelizmente diversas pessoas já se confundiram e consumiram cogumelos errados, mas, vai depender do nível de toxicidade de cada um.

Pode haver casos que o consumo errôneo desse produto, possa te causar muito mal-estar, náuseas e vômitos. Mas, não é em todo caso que irá resultar em sua morte, lembrando que a grande maioria deles é prejudicial a sua saúde. Não tente consumi-los de maneira alguma sem conhecimento! Agora que já sabe as precauções, podemos te explicar tudo sobre esses fungos.

O Cogumelo

Cogumelos são fungos e pertencem ao reino fungi, em contextos diferentes existem vários fungos para ações diferentes no planeta. Alguns desses fungos causam doenças e outros são extremamente benéficos para o ecossistema, como por exemplo, existem fungos que são decompositores de matéria orgânica.

Para ensinar um pouco mais, primeiro vamos te explicar o que são fungos. São organismos aclorofilados, que é nada menos que um organismo que não possui clorofila. A clorofila está presente no cloroplasto de uma planta, isso é que as tornam verdes e capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese.

Também são eucariontes, e o que significa isso? Significa que possuem carioteca, que é uma membrana que separa o núcleo celular do citoplasma. Alguns desses fungos são unicelulares ou pluricelulares.

E por fim são heterótrofos, que são organismos que não produzem seu próprio alimento, como por exemplo, as plantas que sobrevivem só fazendo fotossíntese e são autótrofos. Inclusive, alguns fungos são parasitas, eles causam algumas doenças como micose e sapinho.

Taxonomia do Fungo

Taxonomia é a área da biologia que estuda e agrupa os seres e organismos existentes no nosso planeta. Agora vamos te explicar a taxonomia do Champignon, que por sinal é o cogumelo mais consumido do mundo.

Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota.
Classe: Homobasidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Agaricaceae
Gênero: Agaricus
Espécie: A. bisporus

O próximo é o cogumelo Shiitake, que é natural do leste da Ásia e muito usado pelos povos dessa região, porém, hoje em dia já é o segundo cogumelo mais usado no mundo. Pois essa iguaria já está introduzida em diversas culinárias do planeta.

Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota
Classe: Homobasidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Marasmiaceae
Gênero: Lentinula
Espécie: L. edodes

Formação do Cogumelo

Formação do Cogumelo
Formação do Cogumelo

Como já sabemos que o cogumelo é um fungo, como será que ele se forma? Já se perguntou se ele simplesmente brota que nem uma planta? Pois é, agora vamos te explicar a ciência por trás!

Os fungos que são pluricelulares como o cogumelo, contêm hifas. Essas hifas são pequenos filamentos no alimento do fungo, e nesse caso o alimento precisa ter água e também matéria orgânica. Como por exemplo, o esterco, frutas, madeira e entre outros.

E um conjunto de hifas se chama micélio, pra ficar bem explicativo, é como se fosse uma raiz. E em alguns casos, existe um corpo de frutificação que cresce encima do micélio, que é no caso dos cogumelos. E esse corpo cresce até sair da terra, e quando fica visível, se torna o cogumelo. E na superfície dele, nós chamamos de chapéu.

Reprodução

Na reprodução dos cogumelos é bem simples! A grande maioria é polinizada pelo vento, isso mesmo! O vento bate e carrega os esporos do cogumelo para algum lugar. Esse meio é considerado uma reprodução sexuada.

Os esporos são suas células reprodutoras, dependendo de onde os eles vão cair, vão tentar se ajeitar ao clima. E caso esse ambiente seja favorável para a proliferação dos fungos, eles vão se desenvolver ali mesmo.

Suas hifas serão formadas, logo quando estiver forte e resistente o suficiente, vai ser formado o micélio e assim o corpo de frutificação com o chapéu. E como citado acima, para isso acontecer é necessário água e matéria orgânica.

Funções

Como existem diversos fungos no planeta vamos te mostrar qual é a função de alguns deles. Sabe quando você esquece de comer aquele pão, e ele fica muito tempo no armário? E quando você vai perceber o pão já está todo embolorado? Pois é! Essa é a ação de alguns fungos.

Esses são os melhores fungos possíveis! E lembre-se que não é aconselhado comer produtos embolorados, pois o fungo já decompôs boa parte da mercadoria. E caso você não saiba, isso é extremamente benéfico para nosso ecossistema.

Os fungos tem a habilidade de consumir o produto e com isso fazer com que ele se decomponha. Isso facilita na absorção do solo, deixa ele mais rico em nutrientes, e possivelmente as plantas em sua volta aproveitarão ao máximo!

Tipos de Fungos
Tipos de Fungos

E também existem cogumelos que são alucinógenos, algumas pessoas de tribos e culturas antigas, ainda consumem muito essa iguaria. Podendo causar horas de alucinações dependendo da quantidade ingerida. Geralmente, algumas tribos indígenas fazem um misto de ervas e cogumelo.

Com isso, é formado um chá bem forte e que é tomado respeitosamente. Outras vertentes desse chá, também são tomadas por algumas religiões distintas. E em qual quer caso, é sempre bom tomar o máximo de cuidado possível, pois pode variar o efeito em cada pessoa. Apesar das pessoas gostarem, pode causar muitas náuseas e vômitos ao consumi-lo.

E por fim, temos os vários cogumelos conhecidos nas diferentes culinárias do mundo. Fazendo muito bem a saúde, sendo a maioria deles ricos em fibras, quitina e betaglucanos.

Temos os cogumelos Shiitake, Portobello, Shimeji, Maitake, Hiratake, Champignon e entre outros. Dentre esses citados todos são extremamente benéficos, pois fortalecem o sistema imunológico, diminuem a pressão arterial, são anticâncer e controlam o nível de glicose no sangue favorecendo as pessoas que lutam contra o diabetes.

Veja também

Amêndoas Torradas Na Assadeira

Quanto Tempo Para Torrar Amêndoas? Como Fazer?

Cozinhar é algo muito prazeroso, principalmente quando sabemos as técnicas corretas que devem ser utilizadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *