Home / Plantas / Gabiroba Para Diabetes, Emagrecer, Câncer, Suco E Fruta

Gabiroba Para Diabetes, Emagrecer, Câncer, Suco E Fruta

A fruta gabiroba, apesar de não ser tão popularmente conhecida, é nativa daqui do nosso país. Ela vem da árvore de mesmo nome, ou que é chamada de gabirobeira. Além de ser bastante gostosa, e utilizada para comer tanto in natura quanto em sucos, doces e licores, ela também possui diversas propriedades para o nosso corpo. No post de hoje iremos mostrar o que a fruta, galhos e folhas da gabiroba são capazes de fazer em benefício ao nosso organismo, como ajudar a emagrecer, tratar diabetes e prevenir o câncer. Continue lendo para aprender mais sobre!

Características Gerais Da Fruta Gabiroba

A gabiroba é uma fruta que vem de uma árvore com mesmo nome da família das Myrtacae. Ela também é popularmente conhecida como guabiroba, guabirá, gabirova e até mesmo goiaba da guariroba. É uma árvore que é nativa brasileira, apesar de não ser endêmica, ou seja, não ocorre em todos os lugares. Está presente em especial na Mata Atlântica e no Cerrado. Sendo assim, é uma árvore que precisa de clima tropical quente, que não chova muito e que também deve estar sempre exposta ao sol. Quanto ao solo, não é nem um pouco exigente, podendo crescer em praticamente qualquer tipo de solo.

Essa árvore tem um porte médio, medindo entre 10 e 20 metros de altura. Sua copa é longa e bastante densa, e com um tronco reto que pode chegar a ter 50 centímetros de diâmetro. As folhas da árvore são simples, membranáceas e constantemente assimétricas. Suas nervuras ficam expostas na parte superior e salientes. O fruto é arredondado, e possui uma coloração verde amarelada, quanto mais maduro, mais amarelo fica, possui muitas sementes e todas bem pequenas. Para alcançar 1 quilo das sementes, precisaria de mais ou menos 13 mil unidades. Anualmente produz muita fruta. A planta em geral não pede muitos cuidados, possui um crescimento que pode ser bem rápido e apesar de preferir climas mais quentes, é resistente ao frio.

 

Além de alimento para nós seres humanos, eles também servem de alimento para muitos pássaros, mamíferos, peixes e répteis. Esses que acabam sendo sua principal forma de dispersão das sementes. A sua madeira é utilizada para tabuado, cabos de ferramentas e instrumentos musicais. Isso porque é uma madeira pesada, dura e com muita resistência e durabilidade. Ideal para esses tipos de coisas. Outro uso da gabirobeira é para arborização, já que é muito bonita ornamentalmente, em especial na primavera quando as flores brancas aparecem. Fora das cidades, e em áreas degradadas também é muito utilizada para reflorestamento.

Ela pode ser consumida in natura, ou em sucos, doces e até licores. Sua frutificação ocorre entre dezembro e maio. O nome científico da gabiroba é Campomanesia guaviroba.

Benefícios Da Gabiroba: Diabetes, Emagrecer E Câncer

Além de ser deliciosa, a fruta gabiroba possui diversos benefícios para nosso corpo. Veja alguns deles a seguir:

  • Para quem tem diabetes, e precisa reduzir o nível de glicose, a gabiroba é muito boa para isso.
  • Quem tem problemas urinários, o chá da casca da gabiroba é ótimo. Assim como o banho de assento reduz as hemorroidas.
  • É uma fruta com alto teor de fibras e água, o que traz uma sensação de saciedade. Ideal para quem está na busca do emagrecimento.
  • É uma planta antidiarreica e diurética, em especial no uso de suas folhas e da casca da árvore.
  • Feridas e infecções na região da boca pode ajudar a diminuir a dor, assim como também a dor de dente.
  • Algumas pessoas na medicina indígena utilizam uma mistura das folhas, casca e caules da gabiroba para ajudar a induzir o parto.
    Chá de Gabiroba
    Chá de Gabiroba
  • É uma fonte rica em ferro, ótimo para a prevenção e tratamento da anemia.
  • As folhas produzem um chá que é capaz de ajudar a melhor a memória.
  • Além de diminuir o nível de glicose no sangue, também diminui o grau de triglicerídeos, controlando o colesterol.
  • É rica em vitamina C, antioxidantes e compostos fenólicos, ótimo para melhorar e fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, ajudam a evitar doenças como gripes e aterosclerose.
  • Os antioxidantes também ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer!
  • As vitaminas do complexo B presentes na gabiroba são ideais para aumentar a produção de energia do organismo, e consequentemente melhorar a disposição da pessoa.
  • Dores do abdômen também podem ser melhoradas com o chá da gabiroba.
  • A gabiroba pode ser de grande ajuda para melhorar a coagulação sanguínea, já que ela possui proteínas e também o cálcio, principais agentes nesse processo.

  • O cálcio além da coagulação sanguínea e também da melhora dos dentes e ossos do nosso corpo, também fazem outro papel importante no nosso organismo. Eles ajudam na hora da limpeza, como pela digestão de gorduras e também para o metabolismo das proteínas. Deixando o corpo livre de qualquer célula completa de gordura.
  • Utilizar as folhas da gabiroba em infusão como chá ou para usar por meio de banhos de imersão para relaxar os músculos, aliviando tensões e outras dores no corpo que podem estar ocorrendo. Já é usada há muito tempo por diversos terapeutas.
  • Um outro benefício da gabiroba, vem por meio da casca de gabiroba. O chá dela é ótimo para nosso corpo, pois possui propriedades adstringentes, ou seja, ação antibacteriana. Ela age diretamente como tratamento para problemas causados por bactérias, a exemplo da cistite.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a gabiroba, suas características gerais e benefícios como para emagrecer, diabetes, câncer e outros. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre gabiroba e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Como Fazer Champignon Em Conserva?

O champignon, por mais que não pareça, é um cogumelo da família dos cogumelos comestíveis. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *