Home / Plantas / Arroz Grão Curto: Benefícios, Como Fazer e Calorias

Arroz Grão Curto: Benefícios, Como Fazer e Calorias

O arroz é um cereal pertencente à família das gramíneas com alto teor de carboidratos. Os primeiros registros do seu cultivo datam do ano 3.000 a. C., na China. A semente é a porção comestível do vegetal, e é formada por 3 elementos principais, são eles o grão de natureza farinácea, o gérmen com alto teor de proteínas e é claro, os revestimentos que protegem o grão (são dois: o farelo-porção comestível-e a casca externa).

O arroz grão curto apresenta uma peculiaridade em relação ao arroz de formato agulhinha consumido no Brasil, uma vez que os grãos são menores e mais arredondados, ideais para alcançar a cremosidade necessária no preparo de pratos orientais como o sushi e o temaki.

O arroz grão curto pode aparecer na literatura com nomenclaturas alternativas, tais como arroz japonês, arroz cateto ou shari.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esta variedade do cereal, assim como os seus benefícios, calorias e modo preparo.

Então venha conosco e boa leitura.

A Importância do Arroz na Cultura Japonesa

No Japão o arroz é até mesmo assunto de estado. Para se ter uma idéia da sua importância é só perceber que o seu nome em japonês (cuja pronúncia é: “Gohan”) significa “refeição”.

Há uma solenidade religiosa anual, de grande pompa e importância, na qual o imperador inicia o plantio do cereal. Esse simbolismo faz referência às tradições antigas, as quais mensuravam a riqueza de um homem pela quantidade volume de safra de arroz que produzia.

O arroz no Japão não está presente apenas em refeições tradicionais, uma vez que é possível encontra-lo como componente de receita de bebidas alcoólicas, chás, doces e até mesmo cosméticos. As asiáticas de um modo geral adoram utilizar água de arroz ou farinha de arroz para receitas na pele, tradição que retarda o envelhecimento natural da cútis e vem sendo adotada no Ocidente.

Arroz na Cultura Japonesa

De acordo com o folclore japonês, existem entre 7 a 108 deuses em cada grão de arroz.

O cereal dita o calendário do país. As maiores festas tradicionais ocorrem na época do plantio e da colheita, em outras palavras, na primavera e no outono, sendo que podem acontecer durante o verão quando se destinam a pedir por chuva para a colheita.

Tipos de Arroz

O tipo mais popular é o famoso arroz agulha ou arroz polido ou arroz branco tradicional. É o tipo mais barato, mais fácil de ser encontrado, mais prático de preparar e mais aplicável em uma variedade de receitas.

O arroz integral não passa pelo processo usual de industrialização, logo contém a camada externa do grão, fator que possibilita a conservação de boa parte das vitaminas, sais minerais e fibras. O seu preço é mais elevado do que o arroz tradicional e seu tempo de cozimento também é maior.

Arroz Integral

O arroz do tipo parbolizado passa por um processo de cozimento parcial dos grãos com casca, o que possibilita a transferência de parte dos nutrientes para a parte interna do grão.

O arroz arbóreo pode se assemelhar ao arroz grão curto em razão da maior concentração de amido, assim como dos grãos arredondados e da consistência cremosa.

Arroz Arbóreo

O arroz negro não é muito popular, mas é intrigante em razão da sua cor castanha. Contém até 20% mais proteínas e 30% mais fibras do que o arroz integral.

O arroz basmati ou arroz indiano possui aroma adocicado muito semelhante ao aroma de nozes. Essa peculiaridade faz com que seja especialmente indicado para preparo de risotos.

O arroz vermelho contém até três vezes mais Ferro e duas vezes mais Zinco do que o arroz branco. Também auxilia no controle dos níveis de colesterol LDL. A forma de preparo é semelhante ao arroz agulha.

O arroz selvagem leva este nome, porém na realidade é uma gramínea. Possui comprimento três vezes superior ao arroz branco tradicional. Sua coloração é marrom e preto, porém o interior é claro e macio. É mais facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

Arroz Selvagem

Arroz Grão Curto: Benefícios, Como Fazer e Calorias

O arroz grão curto possui uma consistência cremosa ou até mesmo meio grudenta após o cozimento. Essa cremosidade é decorrente de uma maior concentração de amido.

O arroz de um modo geral (considerado todas as suas variedades) possui alta concentração do aminoácido lisina e de vitaminas do Complexo B. Algumas propriedades são ação anticancerígena, melhora da saúde cardiovascular, regularização intestinal (principalmente no caso do arroz integral), alívio para as náuseas durante a gestação e função neuroprotetora para o cérebro.

O arroz grão curto também está presente na versão integral, a qual possui concentração mais elevada de fibras e vitaminas do Complexo B, por exemplo.

Em relação à quantidade de calorias, 1 colher (sopa) de arroz grão curto contém 36 calorias; ao passo que em uma xícara (sopa), há 270 calorias.

O preparo do arroz curto demora aproximadamente 40 minutos, e deve ser realizado em panelas elétricas japonesas (consideradas ideais para o seu cozimento), uma vez que em panelas tradicionais, o tempo é maior.

Após o cozimento, este arroz deve ser lavado até que perca a sua água esbranquiçada. A medida ideal é uma xícara de água para cada xícara de arroz. É importante que o caldo do cozimento seque até o final, remover a tampa em alguns momentos auxilia neste processo.

Receitas com Arroz

O arroz é um cerela muito presente no cotidiano do brasileiro. O arroz com feijão tem se consagrado como ‘prato típico’ do país, no entanto, outras receitas podem aproveitar as maravilhas deste cereal, tais como o bolinho de arroz, canja, arroz com galinha, arroz maluco, arroz doce, arroz de carreteiro, risoto de camarão, arroz Chop Suey, arroz de forno, arroz à Piamontese, baião de dois e risoto de queijo.

O tradicional arroz com feijão contém 75 calorias em cada 40 gramas (ou seja, 2 colheres de sopa rasa). O arroz de carreteiro é considerado uma das receitas mais calóricas envolvendo o cereal e possui cerca de 384 Kcal em 1 xícara.

No caso das receitas preparadas com arroz grão curto, cada unidade de sushi de salmão possui 47 Kcal. Cada unidade de hot roll com cream cheese possui 90 Kcal.

Agora que você já conhece muitas informações referentes ao arroz grão curto, nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Folha Online. No Japão, arroz é assunto de estado. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351971.shtml>;

FREITAS, H. Minha Vida. Arroz: conheça os tipos, seus benefícios e veja receitas. Disponível em: < https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/33990-arroz>;

Miyo Culinária Japonesa. O arroz faz história no Japão. Disponível em: < http://restaurantemiyo.com.br/index.php/arroz-faz-historia-no-japao/>;

Mundo Boa Forma. Calorias do Arroz- Tipos, Porções e Dicas. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/calorias-do-arroz-tipos-porcoes-e-dicas/>;

Produtos Benassi Minas Orientais Blog. Arroz grão curto: Um produto que encanta os apreciadores da culinária oriental. Disponível em: < https://www.benassioriental.com.br/blog/arroz-grao-curto-um-produto-que-encanta-os-apreciadores-da-culinaria-oriental/>.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *