Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Schnauzer: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Schnauzer: Características e Fotos

A raça canina Schnauzer é conhecida pela natureza dócil e brincalhona, assim como pela configuração de pêlos no rosto que deixam o cãozinho com uma sobrancelha e com um bigode.

Na atualidade, é conhecida a versão Schnauzer miniatura, uma vez que estes indivíduos teriam ultrapassado a popularidade do Schnauzer standart (conhecido como o ‘original’).

O nome da raça deriva da palavra alemã schnauze, que significa “focinho”.

Este cão teria sido criado inicialmente na Alemanha no século XV, período no qual comumente era empregado como cão de caça de roedores. É curioso saber que até hoje estes cães são empregados nas polícias americana e alemã, em operações para investigação de contrabando.

Neste artigo: você conhecerá algumas informações importantes e pertinentes sobre a raça.

Então venha conosco e boa leitura.

Tudo Sobre a Raça Schnauzer: Fatores Históricos Importantes

A raça miniatura teria surgido aproximadamente em 1.800, na Alemanha, sendo trazida para os Estados Unidos no ano de 1924. Estes cães eram bastante empregados na caça aos ratos, assim como para trabalhar nas fazendas alemãs.

A raça teria ficado bastante popular ao final da Primeira Guerra Mundial, sendo considerada a 3ª raça mais popular em território americano. Todavia, estes cães foram reconhecidos pela American Kennel Club apenas no ano de 1926.

O início do processo de registro e categorização foi considerado bem confuso, uma vez que a raça foi colocada junto ao pinscher wirehaired, além do mais, qualquer cão que apresentasse uma barba como a do Schnauzer era considerado como tal.

Tudo Sobre a Raça Schnauzer: Características e Fotos

O cão Schnauzer miniatura é sem dúvidas o mais famoso na atualidade, contudo também existem as versões média e gigante.

Em relação às características da versão miniatura, este pode medir 36 centímetros e pesar até 8 quilos.

Os pêlos possuem uma peculiaridade ao toque, por apresentarem textura que lembra muito a de um arame, principalmente após a tosa. A textura é descrita como dura e áspera. Tais pêlos costumam ser um pouco mais longoss na cabeça, formando a habitual barba, assim como uma sobrancelha arqueada que cobre os olhos do animal.

O focinho e as saias (áreas sobre a pata) também possuem pêlos mais longos, os quais são remanescentes da utilização inicial destes cães na caça aos roedores, uma vez que conferem certa proteção contra o frio, assim como proteção contra eventuais mordidas de presas.

O padrão de coloração da pelagem é preto, prateado e branco (sendo esta cor considerada menos frequente). Em alguns indivíduos, há mistura entre a coloração preta e prateada. Algumas literaturas também gostam de considerar a coloração chamada de “sal e pimenta”, na qual a tonalidade muda gradativamente ao longo do comprimento do cão, sem, no entanto, caracterizar uma mistura de cores diferentes.

É curioso saber que a pelagem é dupla, sendo o sub-pêlo macio e a camada de cobertura na famosa ‘textura arame’.

Tudo Sobre a Raça Schnauzer: Padrão Comportamental

Este cão é agradável para convívio familiar, uma vez que é bastante sociável e brincalhão. Por ser criado inicialmente como um cão caçador, é comum que goste de espaços amplos e locais ao ar livre. Adoram estar na companhia das crianças, e são capazes de construir laços de amizade fortes com elas.

Mesmo sendo um cão naturalmente amável, recomenda-se supervisão quando estiver interagindo com estranhos, uma vez que pode ter o seu instinto de defesa ativado para tentar ‘proteger’ a família. Da mesma forma, é importante supervisionar a brincadeira com crianças muito pequenas, com animais pequenos (tais como hamster), assim como com animais muito grandes. No caso dos animais pequenos, uma consideração importante é que o passado de cão caçador pode se manifestar durante essa interação.

Embora seja um cão ativo, não costuma ser agitado. Quando treinado devidamente, é capaz de diferenciar os momentos de diversão dos momentos de calmaria.

Tudo Sobre a Raça Schnauzer: Cuidados Especiais com a Raça

Os cuidados básicos para com a raça não são muito meticulosos. Basicamente, envolvem escovar o pêlo 2 vezes por semana para evitar a formação de nós, assim como tosá-lo a cada 2 ou 3 semanas, de modo a mater o visual da raça.

Aproveitando o momento de escovação, o cuidador também pode checar e limpar as orelhas, assim como cortar as unhas. O corte das unhas evita o acúmulo de terra, cera ou sujeira, principalmente quando o cão tem o hábito de brincar no quintal, na terra e em poças d´água. Caso o cãozinho more em apartamento, esta recomendação também não deve ser negligenciada.

A escovação regular dos dentes é outra recomendação e reduz a formação de tártaro, assim como evita e queda e quebra precoce dos mesmos.

Em relação ao nível de exercícios recomendado para a raça, de acordo com o site Dog Hero, este equivale a 1 hora diária de atividades. Em média, seriam 9,5 Km de caminhada por semana. O mais recomendável é que essas atividades sejam realizadas em terreno plano.

Tudo Sobre a Raça Schnauzer: Doenças Comuns

A raça é considerada naturalmente saudável. No entanto, cuidados básicos, tais como exames periódicos, devem ser realizados (no caso, até mesmo exames mais específicos, como o de coração). Além do mais, cada raça canina apresenta certa predisposição específica para o desenvolvimento de determinadas doenças. No caso do Schnauzer, esta predisposição é para estnose pulmonar e pancreatite.

Schnauzer Saúdável

No caso da estenose pulmonar (conhecida pelo nome popular de “sopro no coração”), há obstrução da válvula cardíaca que se liga ao coração. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade em respirar, tosse, inchaço abdominal e intolerância à atividade física.

A pancreatite, por sua vez, é basicamente a inflamação no pâncreas, e pode ser prevenida/ controlada (em estágios iniciais) através de uma dieta com pobre em carboidratos, assim como livre de aditivos industrializados.

Agora que você já conhece muitas características e curiosidades sobre a raça Schnauzer, nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade por aqui. A casa é sua.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Dog Hero. Schnauzer. Disponível em: < https://love.doghero.com.br/racas/schnauzer/>;

Pet Love. Tudo sobre o seu: Schnauzer. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/schnauzer/r>;

TUBLADINI, R. Cachorrogato. Schnauzer-10 coisas que você precisa saber antes de comprar um. Disponível em: < https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/schnauzer/>.

 

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Um comentário

  1. O melhor site de cachorros do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *