Home / Animais / Cisne Trombeteiro: Características, Nome Científico e Fotos

Cisne Trombeteiro: Características, Nome Científico e Fotos

O número de animais presentes no planeta é extremamente gigante, e é exatamente por isso que muitos deles, apesar de muito representados na mídia, acabam ficando de lado como um todo, principalmente se eles vivem em localidades distantes.

O cisne é um animal com grande representatividade na mídia, principalmente porque ele é considerado o símbolo do amor, mas isso não significa de forma alguma que ele é lembrado no dia a dia pelas pessoas, assim como outros animais como cães e gatos são.

Além disso, existem diversas variedades diferentes de cisnes no meio ambiente, e a espécie do cisne trombeteiro é muito pouco conhecida e quase não possui representatividade.

Pensando nisso, neste artigo falaremos especificamente sobre o cisne trombeteiro. Continue lendo o artigo para saber qual o nome científico desse animal, quais são as suas características físicas, como a sua alimentação funciona e ainda ler mais sobre algumas curiosidades relacionadas à espécie!

Nome Científico do Cisne Trombeteiro

O nome científico de qualquer animal é formado pela junção do seu gênero com a sua espécie, e ele é essencial para que o ser vivo possa ser estudado de maneira específica independente do idioma que está sendo levado em consideração, já que o nome científico é justamente utilizado para universalizar a Ciência.

Pensando nisso, podemos dizer que o nome científico do cisne trombeteiro é Cygnus buccinator, e isso basicamente significa que o seu gênero é o Cygnus e a sua espécie é a buccinator; e é exatamente isso que diferencia esse animal de todos os outros que existem no mundo.

Cygnus Buccinator

Logo, agora você já sabe qual é o nome científico desse animal e também entende como a formação de um nome científico funciona, viu como tudo é bem mais simples do que parece?

Características do Cisne Trombeteiro

Além de saber o nome científico de um animal, é extremamente importante saber reconhecer a espécie pessoalmente ou por fotos, já que dessa forma se torna mais possível estudar os animais e também faz com que você entenda a fauna de maneira bem mais simples.

Por esse motivo, vamos agora listar algumas características do cisne trombeteiro que você pode (e deve) levar em consideração na hora de reconhecer o animal.

Em primeiro lugar, esse cisne possui a penugem de seu corpo completamente branca, e por isso se destaca de todos os outros cisnes que possuem penas de outras cores ou são todo pretos.

Em segundo lugar, o seu bico é completamente preto, levando também duas marcas em direção a ambos os olhos, outra característica extremamente interessante dessa ave.

Em terceiro lugar, podemos dizer que esse é um cisne de grande porte, isso porque ele pode chegar a pesar até 11kg e também pode medir até cerca de 1,7m de altura, sendo maior do que muitos seres humanos do sexo feminino, por exemplo.

Por fim, é possível afirmar que essa ave também possui as patas pretas e curtas, e é por isso que isso influencia na altura desse animal, que seria ainda mais alto se suas patas fossem compridas.

Portanto, agora você já sabe exatamente quais são as características físicas do cisne trombeteiro e com certeza com essas informações poderia reconhecê-lo facilmente.

Alimentação da Espécie

A verdade é que muitas pessoas não sabem muito bem como o cisne se alimenta, e isso acontece principalmente porque esse não é um animal domesticado e também ele não está em contato com as pessoas no dia a dia, o que acaba gerando desconhecimento.

Porém, vamos ver agora algumas informações interessantes sobre como a alimentação do cisne funciona e como esse animal consequentemente se comporta na cadeia alimentar.

Os cisnes são animais que nascem com hábitos onívoros e se tornam herbívoros ao longo do tempo. Isso significa basicamente que quando eles nascem se alimentam de pequenos crustáceos e também insetos, mas com o passar do tempo comem apenas plantas aquáticas e alguns grãos espalhados pela natureza.

Assim, podemos dizer que esse animal possui a alimentação bem versátil, e é claro que os alimentos irão mudar de acordo com a localidade em que o cisne está inserido.

OBS: É importante notarmos que estamos falando especificamente sobre a alimentação do cisne trombeteiro, e por isso é possível que outras espécies de cisne se alimentem de maneira diferente de acordo com  seu habitat e com as necessidades alimentares da espécie.

Assim, pode ser possível encontrar cisnes adultos de outras espécies ainda se alimentando de carne, já que não existem regras e isso é algo completamente natural e instintivo do animal.

Curiosidades Sobre Cisnes

Aprender um tema através de curiosidades pode ser algo extremamente importante e até mesmo necessário para algumas pessoas, isso porque as curiosidades são essenciais para que os estudos fiquem mais dinâmicos, menos monótonos e, consequentemente, mais interessantes; o que faz com que seja possível gravar as informações mais facilmente.

Dessa forma, vamos listar agora algumas curiosidades com relação aos cisnes em geral, já que você muito provavelmente não sabe a maioria delas.

  • Os cisnes botam em média 5 ovos em uma única ninhada, e por isso esse é um animal com grande capacidade de reprodução e, consequentemente, de perpetuação da espécie;
  • O cisne bravo é um dos maiores entre as espécies, já que ele pode chegar a medir 2,8m de altura;

  • Esse é um animal constantemente representado como um dos símbolos do amor, principalmente porque dois cisnes olhando um para o outro acabam formando um formato de coração com o pescoço;
  • Esse animal é considerado extremamente elegante, e por isso também representa a beleza no mundo;
  • O cisne é conhecido por ser um animal com pescoço bem longo e com patas bem curtas também.

Portanto, essas foram algumas informações importantes sobre o cisne trombeteiro e também algumas curiosidades que você muito provavelmente ainda não sabia sobre cisnes em geral.

Gostou do artigo e quer saber ainda mais informações úteis e de qualidade sobre outros assuntos de Biologia? Sem problemas, aqui sempre temos os artigos certos para você! Por isso, leia também: A Reprodução do Cisne-Filhotes e Período de Gestação do Animal

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *