Home / Animais / Jandaia-De-Testa-Vermelha: Características, Nome Cientifico E Fotos

Jandaia-De-Testa-Vermelha: Características, Nome Cientifico E Fotos

A nossa fauna é bastante rica em aves dos mais diversos tipos. Uma que merece destaque é a bela jandaia-de-testa-vermelha, tema do nosso próximo texto.

Principais Características Dessa Ave

De nome científico Aratinga auricapilla, a jandaia-de-testa-vermelha é daquele mesmo tipo de pássaro que pertence à família Psittacidae, a mesma dos papagaios, por exemplo. Medem cerca de 30 cm de comprimento e pesam em torno de 130 gramas.

Sua coloração é predominantemente verde escura, tendo, no entanto, uma coloração avermelhada alaranjada no abdômen e na parte anterior da cabeça. Essa mesma cor está presente de maneira mais intensa na sua testa (daí seu nome popular).

Já as asas são verdes, apresentando alulas azuis, da mesma forma que as coberteiras, formando, desse modo, uma bonita faixa azulada na porção mediana de suas asas. A cauda, por sua vez, é comprida, sendo azul esverdeada, e o bico é escuro, quase preto.

Com tantas características físicas, especialmente de coloração, é um tipo de ave que não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, não existem grandes diferenças entre machos e fêmeas.

Como subespécies, essa ave tem duas: a Aratinga auricapillus auricapillus (que vive no estado da Bahia) e a Aratinga auricapillus aurifrons (cuja ocorrência se dá mais no Sudeste do país, mais especificamente do sul da Bahia ao sul do Paraná).

Alimentação e Reprodução

Jandaia-De-Testa-Vermelha se Alimentando
Jandaia-De-Testa-Vermelha se Alimentando

Na natureza, essas aves se alimentam basicamente de sementes, castanhas e frutas em geral. Já quando estão em cativeiro, esses animais podem comer ração comercial, frutas, legumes e vegetais, e, por vezes, alguma quantidade pequena de sementes também.

Quando chega a hora da reprodução, os casais nidificam em ocos de troncos de árvores (preferencialmente, as mais altas). Mas, também podem nidificar em paredões de pedra, e até mesmo debaixo de telhados de edificações nas cidades. Nesse aspecto, essa característica ajuda bastante na ocupação de centros urbanos.

Quando nidificam em habitações humanas, essa ave se mostra bem discreta, sem fazer muitos barulhos. Em geral, sai e chega ao ninho de maneira silenciosa. Na natureza, têm a mesma atitude, muitas vezes, pousados em árvores, e esperando até se dirigirem aos seus ninhos com segurança.

Destaque-se que, assim como a maior parte da família dessas aves, a jandaia-de-testa-vermelhanão coleta matérias para servirem na construção de seus ninhos. Ela deposita seus ovos diretamente no material do local onde ela nidificou. Por sinal, podem colocar de 3 a 4 ovos, com o período de incubação chegando a 24 dias, mais ou menos.

Um dos comportamentos mais comuns dessa ave é que ela vive em grandes bandos formados por cerca de 40 indivíduos. Todos dormem coletivamente no mesmo local, por sinal. Salientando que a sua expectativa de vida é em torno de 30 anos.

Outras Espécies De Aratingas

A aratinga é um gênero de aves da qual pertence a jandaia-de-testa-vermelha, e que possui uma grande qualidade de espécies espalhadas pelo Brasil. Como características em comum, vivem em bandos e possuem plumagem reluzentes, além de serem muito caçados para serem vendidos no comércio ilegal de animais silvestres.

Entre as espécies mais conhecidas (além da própria jandaia-de-testa-vermelha), podemos citar mais quatro delas.

Jandaia-Verdadeira

Praticamente do mesmo tamanho e peso da jandaia-de-testa-vermelha, essa outra jandaia aqui se caracteriza por ter toda a cabeça coberta por uma coloração amarela alaranjada, com um manto verde nas asas. É mais vistas nos estado do Pará, Maranhão, Pernambuco e leste de Goiás.

Cacaué

Cacaué Em Cima do Tronco de uma Árvore
Cacaué Em Cima do Tronco de uma Árvore

Também chamada de aratinga maculata, essa espécie foi descrita apenas em 2005, com o seu nome sendo dedicado ao ornitólogo Olivério Mário de Oliveira Pinto. O peito é levemente “riscado” de preto, uma característica que a distingue de outras jandaias. É encontrada geralmente em áreas abertas com arbustos e árvores esparsas, especialmente em solos arenosos no norte do Rio Amazonas, mas também pode ser encontrado no estado do Pará.

Jandaia-Amarela

Casal de Jandaia Amarela
Casal de Jandaia Amarela

Essa jandaia aqui é frequentemente confundida com periquitos, porém, dá pra perceber que esta aqui possui uma plumagem mais verde quando é mais nova. Também possui tons amarelos e alaranjados intensos. Em geral, habita as savanas, florestas secas com palmeiras, e em algumas ocasiões, áreas inundadas. Está presente em algumas regiões da América Latina, como nas Guianas e no norte do Brasil (mais precisamente, em Roraima, no Pará e a leste do Amazonas).

Periquito-de-Cabeça-Suja

Medindo cerca de 27 cm de comprimento, essa aratinga possui uma coloração, me geral, verde, mas a cabeça é cinza, de um tom meio azulado, o que justifica o seu nome popular. Seu habitat preferencial são florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos e florestas pantanosas. É localizada no sudeste da Colômbia, no leste do Equador, Peru e Bolívia, e norte do Brasil.

Periquito-De-Cabeça-Preta

Esse tipo de aratinga é facilmente distinguível devido ao seu capuz preto que cobre a face e a coroa, seguido por uma borda de coloração que tanto pode ser avermelhada, quanto marrom. O bico é preto, e a ave ainda apresenta uma faixa azul no tórax, além de ter as coxas avermelhadas. Gosta de habitar terras baixas, especificamente chacos e pântanos que tenham palmeiras. Podem ser encontrados numa região ampla da América Latina, como, por exemplo, nos pantanais do rio Paraguai, no sudeste da Bolívia,  e nos estados de Mato Grosso (no Brasil) e Buenos Aires (na Argentina).

Preservação Da Jandaia-De-Testa-Vermelha

Estima-se que, atualmente, existam apenas algumas centenas de milhares de indivíduos dessas espécies espalhados por aí, totalizando cerca de 10 mil espécimes. E, obviamente que o declínio populacional dessa ave se deve a dois fatores: à perda de seu habitat natural e graças à caça predatória, que vende essa espécie como animal de estimação.

O comércio ilegal dessas aves para fora do Brasil, inclusive, foi bem intenso nos anis 80. Pra se ter uma Idea, a importação da jandaia-de-testa-vermelha para a Alemanha Ocidental nesse período foi de centenas e centenas de indivíduos.

Atualmente, ela, assim como outras aves pertencentes à mesma família, está protegida por leis ambientais, porém, mesmo assim, o risco dessa espécie desaparecer nos próximos anos pode ser algo palpável em breve. Por isso, faz-se necessários combater o comércio ilegal de animais silvestres, que até hoje continua sendo um problemas para a fauna de nossa região.

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *