Home / Plantas / Muda De Olho De Dragão Enxertada: Onde Encontrar? Como Cultivar?

Muda De Olho De Dragão Enxertada: Onde Encontrar? Como Cultivar?

É de conhecimento geral que frutas possuem muitos benefícios para a nossa saúde, e ainda assim muitas frutas são totalmente ou desconhecidas ou esquecidas na nossa alimentação diária.

Por isso, hoje iremos falar sobre uma fruta pouco conhecida no Brasil, mas de popularidade absurda nas regiões da Ásia Oriental, principalmente na Índia.

Conhecida como olho de dragão, a fruta de hoje recebe o nome oficial de longan. E neste artigo você irá conhecer qual sua origem, onde pode encontrar e como cultivar.

Os principais benefícios do olho de dragão para a saúde é: agir como antioxidante, pois remove os radicais livres; auxilia na melhora da pele; com a vitamina C auxilia na produção de colágeno e auxilia no crescimento muscular.

A fruta pode ser consumida in natura, ou seja, direto da polpa. Desta forma, ela auxilia na prevenção de anemia, reduz febres altas e auxilia em complicações de insônia. As folhas podem ser retiradas e utilizadas no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes ou ainda alergias.

Características

Seu nome oficial é Longan ou Longana, é uma fruta muito usada na Ásia Oriental no preparo de lanches, sopas, sobremesas ou comidas agridoces. O nome mais conhecido dessa fruta é olho de dragão, e no Brasil ela se parece com pitombas.

A fruta em sim é redonda, e possui uma casca em volta fina, mas bem dura, com a cor castanho-claro. Dentro da casca, você irá encontrar uma polpa de cor branca, deliciosa e macia, e um caroço bem grande e da cor preta.

Na mesma época do ano em que as árvores de olho de dragão frutificam, as de lichia também. Existe também a longan seca, que é muito usada na fitoterapia chinesa e muito usada também na culinária.

Com uma grande quantidade de nutrientes, a longan é para a medicina tradicional chinesa o que a lichia também é: um alimento yang.

Sua origem é indiana, mas é também muito cultivada na China. No Brasil, ainda não se tornou muito popular, apesar de ter vários benefícios que podem ser usados em favor da nossa saúde.

Seu nome científico é  Dimocarpus longa. A sua classificação é:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Sapindales
  • Família: Sapindaceae
  • Género: Dimocarpus
  • Espécie: D. longan

Sua planta é considerada de porte alto, podendo chegar até 15 a 18 metros. Suas folhas serão pequenas, com a cor verde escura. Os frutos terão um tamanho de cerca de 1,5 até 2,5 cm de diâmetro, com uma cor marrom-claro e liso.

Olho de Dragão no Brasil

No Brasil, o olho de dragão é praticamente desconhecido na região do cerrado. No entanto, possui um mercado consumidor que é bem restrito em algumas cidades de Goiás.

Em São Paulo, há algumas pessoas que se arriscam na produção dessa fruta famosa da Ásia, e em alguns poucos locais é possível encontrar o olho de dragão sendo vendido por cerca de 89 reais o quilo. O maior problema, nesse caso, é encontrar alguém para comprar.

O local que mais comercializa o olho de dragão em São Paulo é o bairro da Liberdade, onde existem também, muitas colônias orientais. Em outros locais com uma renda mais alta a demanda também consegue ser um pouco mais alta, mas ainda assim, o consumo está em pequena escala.

Um dos maiores problemas encontrado no Brasil, fora o comércio, é o de conseguir mudas. Ou seja, a maioria das plantas que foram produzidas no Brasil, foi por semente, mas até dar fruto, leva cerca de 15 ou 30 anos. Desta forma, o mais indicado é conseguir mudas, mas até a cultura dessa planta for introduzida no Brasil, pode demorar.

Onde Encontrar?

O olho de dragão é origem indiana e chinesa, e é nessa região onde se encontra os maiores produtores mundiais.

Em alguns outros locais, como Austrália, Estados Unidos e África do Sul, o cultivo do olho de dragão tem se espalhado rapidamente.

No Brasil, como citado, a produção ainda é considerada pequena. Um dos primeiros produtores de olho de dragão foi Mauro e Paulo, dois sócios que viajaram à Ásia e descobriram a fruta. Foi há 23 anos atrás que eles trouxeram algumas mudas e começaram a plantar no Brasil. Hoje, eles possuem cerca de 1500 árvores de olho de dragão.

A safra do olho de dragão costuma ir até a metade de abril. A produção da fazenda de Mauro e Paulo costumar render cerca de 40 toneladas.

Como Cultivar?

Cultivo de Olho De Dragão
Cultivo de Olho De Dragão

Para o cultivo do olho de dragão é importante a atenção para dois pontos: o clima e o local.

Por vir da Ásia Oriental, a longan prefere climas subtropicais, possuindo uma baixa tolerância ao frio intenso. A poda precisa de uma condução, sendo feito cortes de brotações laterais, de ramos secos ou mal formados.

O solo precisa ser úmido, mas não necessariamente encharcado. Até que a planta atinja totalmente a sua fase adulta, ela precisa de atenção redobrada, e o solo deve ser sempre mantido úmido para não criar problemas no desenvolvimento.

É necessário, além disso, um sol pleno.

A semente ou a muda de olho de dragão poderá ser encontrada em sites na internet ou em locais na sua região onde frutas exóticas são vendidas.

Caso você queira plantar na sua casa, aqui vão algumas dicas úteis. A primeira coisa a se fazer é remover o osso da polpa, e deixar secando em algum papel ou guardanapo por um ou até dois dias.

Após secar, coloque o material de plantio de algodão, tenha um vaso com terra bastante úmida, e deixe o olho de dragão sempre em contato com o sol, pois por vir de um clima tropical, o sol precisa ser constante, assim como o calor.

Em plantio de campo aberto, usa-se covas com uma profundidade de 40 x 40, e para adubação pode-se misturar cerca de 20 até 30 litros de esterco de gado, material orgânico composto ou fertilizante com a terra que foi retirada da cova.

Agora que você já sabe tudo sobre essa frutinha ainda desconhecida no Brasil, e aí? Deu vontade de conhecer o olho de dragão? Deixe nos comentários a sua experiência ou algum fato curioso sobre essa fruta.

Veja também

Babosa Aloe Africano

Lista de Tipos de Babosa Para Pele: Nome, Características e Fotos

Você provavelmente conhece a planta de babosa e suas enormes vantagens para a saúde, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *