Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Jasmim Manga, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Flor Jasmim Manga, Fazer Mudas e Podar

Nada evoca o sentimento tropical como essa flor. Seu aroma doce e sua pura beleza a torna universalmente amada e sensacional. Para os amantes desse clima havaiano, saber como cuidar da flor jasmim manga é essencial.

Sua cultura é extremamente importante no Havaí, com mais de 14 milhões de flores vendidas para uso decorativo. Essas flores podem ser vistas em muitas cores tropicais e do pôr do sol. Entretanto, as mais familiares estão em sua forma branca e amarela.

O jasmim manga é uma planta resistente que pode sobreviver ao calor e à seca. Mas mesmo assim, ainda enche o jardim com um perfume maravilhoso.

O que mais você poderia querer? Ah, talvez como propagar a espécie para ter uma casa toda enfeitada, não? Então, leia o artigo até o final e descubra.

Um Pouco Sobre a Flor Jasmim Manga

Antes de saber como cuidar da flor jasmim manga, vamos conhecer um pouco mais da planta de origem. De nome científico Plumeria Rubra, ela é nativa do México, América Central e Venezuela.

Ela é uma árvore ou arbusto espalhado e pouco ramificado, com altura de 4 m e extensão maior que isso. Produz flores perfumadas com 5 pétalas espaçadas, variando de tonalidade.

Seu cultivo ocorre no verão ou no outono. As folhas têm formato de lança e algumas têm formato oval, com 20 a 30 cm de comprimento.

O tronco é grosso e os galhos secos, cobertos por uma casca cinza fina. Os galhos são um tanto quebradiços e, quando quebrados, vazam um látex branco que pode irritar a pele e as mucosas. Esse látex encontrado no caule das plantas é tóxico, mas não mortal, a menos que esteja presente em grandes quantidades.

As grandes folhas verdes podem atingir 30 a 50 cm de comprimento e estão dispostas alternadamente e agrupadas no final dos galhos. Eles são decíduos, caindo nos meses mais frios do ano.

Flor Jasmim Manga
Flor Jasmim Manga

As flores são terminais, aparecendo nas extremidades dos galhos durante o verão. Muitas vezes profusas e proeminentes, são fortemente perfumadas. Elas emitem sua fragrância de manhã e à noite. Esse cheiro pode ser semelhante à de rosa, frutas cítricas e canela. Inicialmente tubulares antes da abertura, as flores têm de 5 a 7,5 cm de diâmetro e raramente produzem sementes.

Essas belezuras cheirosas podem ser encontradas em flores de coloração totalmente brancas, amarelas e brancas, rosadas ou vermelhas. Uma característica bastante peculiar é que sua cor interfere em pequenas proporções no seu perfume. Uma variedade da planta pode, costumeiramente, ter uma fragrância mais intensa do que as outras.

Como Cuidar da Flor Jasmim Manga

Agora vamos comentar sobre a parte mais esperada: como cuidar da flor jasmim manga. A espécie é cultivada em todo o mundo em climas subtropicais e tropicais.

Essas flores toleram uma grande variedade de solos, de ácidos a alcalinos, arenosos a argilosos. Tais plantas crescem melhor em umidade seca a média, solos bem drenados em pleno sol e florescem durante a maior parte do ano em áreas tropicais.

Elas não crescem bem em solos muito úmidos e em áreas com temperaturas abaixo de 10º C durante o inverno. Sob essas condições, a flor jasmim manga para de florescer e solta suas folhas.

Amplamente disponíveis para serem plantadas em jardins, tais flores são facilmente propagadas por estacas. Os galhos são colhidos nos meses mais frios e deixados para secar por uma semana ou mais.  Assim como o plantio de ruas e parques, é possível ter como cuidar da flor jasmim manga até em cemitérios.

Em áreas temperadas, a Plumeria Rubra deve ser cultivada sob vidro, em um amplo jardim de inverno ou similar. Como não tolera frio, como citado acima, pode ser colocada do lado de fora em um local ensolarado e protegido durante os meses de verão.

O Plantio do Jasmim Manga

No Brasil, o plantio da flor jasmim manga não tem restrição de época, podendo ser feito durante todo o ano. Contudo, a floração dessa espécie acaba ocorrendo somente durante as estações da primavera ou do inverno.

Entretanto, quem deseja ter como cuidar da flor jasmim manga deve coloca-la preferencialmente nos ambientes externos, pois seu odor pode ser bem forte.

Jasmim Manga no Vaso
Jasmim Manga no Vaso

Inclusive, algumas pessoas dizem que o odor é basicamente semelhante com o de uma gardênia: persistente e forte. Portanto, é possível que cause certo desconforto nos indivíduos que têm sensibilidade aos cheiros fortes, o que resulta até mesmo nas fortes dores de cabeça.

Para que a planta cresça da forma correta, a rega tem que ser média. Isso quer dizer que a frequência de aproximadamente três vezes durante a semana é o ideal. Ou então, observe bem o local e regue somente quando a terra estiver extremamente seca.

Como Cuidar da Flor Jasmim Manga e Como Fazer Mudas

Você quer mesmo aprender como cuidar da flor jasmim manga e quer também saber como obter uma muda dela? Bem, para isso, é preciso primeiramente escolher uma árvore que esteja bem saudável e bem bonita.

Em seguida, escolha o galho que fique na extremidade dessa planta, com mais ou menos uns 40 centímetros aproximadamente. Permita que o galho fique descansando por aproximadamente um dia (de um dia para o outro). Não se esqueça de fazer um corte reto para obter a sua muda.

Corte o galho apenas quando estiver realmente interessado em propagar o jasmim manga para que não mate a planta. A preferência é fazer isso entre a troca das folhas dessa árvore.

Observe bem o local que o corte foi feito, pois uma seiva branca sempre vai escorrer. Tome bastante cuidado com tal seiva, uma vez que essa substância é capaz de causar diversos tipos de irritação na pele. Outro ponto importante a ser ressaltado é a proteção em especial dos olhos no momento em que for fazer a poda e retirar a muda.

Para ter como cuidar da flor jasmim manga e fazê-la florescer lindamente, enterre cerca de 2/3 do galho no solo. Assim, basta reparar que, em mais ou menos um mês após o plantio, os brotos já sairão.

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *