Home / Plantas / Paisagismo e Jardins Residenciais com Árvores Frutíferas

Paisagismo e Jardins Residenciais com Árvores Frutíferas

Quanto mais árvores e flores você tiver no seu jardim, mais vida existe nele. O ambiente fica alegre, em harmonia e muito bonito.

Mas existe algo melhor, já pensou em retirar uma fruta do próprio pé e saboreá-la? É outra coisa, e para isso, se você tem – ou não – espaço na sua casa, procura plantar árvores frutíferas

Elas são lindas, possuem flores que enchem nossos olhos, além dos frutos saborosos, nutritivos e muito benéficos para saúde do organismo.

Continue acompanhando este artigo para saber quais espécies de árvores frutíferas são ideais para os mais diversos jardins residenciais e muito utilizadas para paisagismo, devido a sua beleza ímpar. Confira!

As Árvores Frutíferas

Com muitas variedades e diversas opções de plantio, só não tem uma árvore frutífera em casa quem não quer!

Espaço não é o problema, já que elas podem ser muito bem adaptadas em vasos, jardineiras; e com as podas corretas, elas crescem apenas determinado tamanho, não ocupando tanto espaço, além de embelezar o ambiente.

Saiba, as frutas são ótimas fontes de vitaminas, minerais e frutose, que garantem a saciedade e ideal para quem busca emagrecer; mas não só isso, elas podem ser utilizadas em diversas receitas – bolos, sucos, tortas e muito mais –, desta maneira deixam nossa vida mais alegre e saudável.

As árvores frutíferas são Angiospermas, ou seja, o fruto tem uma função principal e muito importante para a reprodução da espécie: ele protege a semente.

Como podemos reparar, diversos frutos envolvem uma ou mais sementes, e quando devidamente cultivada, pode gerar outra árvores da mesma espécie; sendo ótima para a disseminação e expansão das espécies.

É para isso que o fruto serve dentro das funções de cada parte da árvore. Ela possui raiz, caule, folhas, flor e fruto. Estima-se que existem cerca de 230 mil espécies de angiospermas; ou seja, muitas árvores, muitos frutos.

Elas passaram a ser muito utilizado para o paisagismo, pois devido a sua rara beleza, as árvores frutíferas são capazes de deixar o jardim mais bonito, além de seus deliciosos frutos.

Está esperando o que para deixar seu jardim com outra cara e colher seus próprios frutos?

Conheça agora as espécies de árvores frutíferas ideais para você embelezar, harmonizar e alegrar sua casa.

Paisagismo e Jardins Residenciais com Árvores Frutíferas: Dicas

O jardim pode ser a parte mais bela da nossa casa, basta escolher as espécies corretas de acordo com o clima e com a temperatura do local onde você mora.

E claro, não desanime se você não tem espaço para ter um jardim ou quintal com belas árvores, elas podem ser cultivadas em vasos e jardineiras dentro de casa e não exigem tanto cuidado.

É preciso atentar-se 4 principais fatores:

  • terra
  • umidade (regas)
  • temperatura
  • iluminação.

Com estes 4 elementos de acordo, dificilmente sua plantação não irá para frente. Seja em vaso, ou mesmo jardim, todas as árvores frutíferas necessitam de um espaço adequado, uma terra rica em matéria orgânica e nutrientes; precisa de regas diárias, com a umidade sendo mantida; além da temperatura, que não pode ser muito extrema – nem muito calor, nem muito frio –, e ainda a exposição as raios solares, que são fundamentais para o correto crescimento da árvore, mas que também não deve ocorrer em exagero.

Em pouco tempo, você estará colhendo os mais variados frutos e saboreando-os sem sair de casa! Basta plantar, cultivar e semear.

É simples, pratico, ainda mais quando escolhemos as espécies ideais para cultivo. Confira!

Espécies de Árvores Frutíferas Ideais Para Paisagismo e Jardins Residenciais

Romã

O romanzeiro é uma ótima opção para quem deseja embelezar seu quintal e saborear frutas deliciosas. É um símbolo da prosperidade e desde os povos antigos é utilizada para alimentação.

Elas são resistentes em diversas condições, diferentes tipos de solos e ainda, se adaptam muito bem em locais com muito – ou pouco – espaço.

Além de suas belas flores alaranjadas, elas contém o a romã que pode ser usada em diferentes receitas, além da composição de chás e afins.

Jabuticaba

Com seus tronco retorcidos, a jabuticabeira pode alcançar longas alturas, mas com as podas corretas, elas podem ficar do tamanho que você desejar.

São muito utilizadas na composição de inúmeros jardins residências com paisagismo, pois suas flores – que antecipam a chegada dos frutos – são pequeninas e muito belas.

Elas localizam-se no tronco da árvore e desta maneira em determinado período do ano, ele fica todo coberto por flores e posteriormente, por deliciosos frutos, que podem ser utilizados para sucos, licor, bolos e tortas.

As flores e os frutos só irão aparecer se você regar e deixa-la exposta ao sol diariamente.

Pêssego

Esta árvore é ideal para quem mora em regiões com o clima mais ameno, temperaturas mais frias e com pouca exposição ao sol; é cultivado principalmente no Sul do país, no Rio Grande do Sul e em santa Catarina.

Então se você mora em regiões de clima temperado, procure pelo pessegueiro, ele pode ser muito alto, como também do tamanho que você desejar.

As flores desta maravilhosa árvores são rosas e florescem principalmente na primavera e no verão. E os frutos são deliciosos, uma verdadeira obra de arte da natureza.

Lichia

Esta árvore é muito cultivada em todos os cantos do país, seus frutos são pequeninas bolinhas vermelhas que adoram sol, luz e água.

Ela é muito utilizada para a composição de jardins residências e pomares domésticos, pois além dos deliciosos frutos, proporciona lindas e exuberantes flores de coloração branca, além de uma ótima sombra.

Elas podem alcançar até o 12 metros se cultivadas em um terreno grande, porém, também podem ser cultivadas em casa e atingir a altura que lhe for permitida. Ela é utilizada tanto por causa de seus frutos, como também para fins ornamentais e paisagísticos.

Amora

Esta delicada árvore possui o tronco e os galhos levemente retorcidos e as folhas grandes e espaçosas. A amoreira é uma excelente opção para quem mora em regiões com sol pleno, com iluminação solar em abundancia.

Mas não se esqueça de rega-las diariamente, pois são sensíveis e necessitam de bastante umidade. Ela se adapta muito bem aos diferentes tipos de solo e clima, e quanto mais regada, maiores e mais fartos serão seus frutos.

Você tem árvore no seu quintal? Conte para nós!

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *