Home / Plantas / Como Plantar Amora Por Estaquia? Passo a Passo

Como Plantar Amora Por Estaquia? Passo a Passo

Nem todas as pessoas possuem a grande sorte de ter sempre por perto amoras frescas, lindas e cheias de sabor! E na verdade essa é uma realidade cada vez mais comum de muitas pessoas.

Quem tem mais de 30 anos certamente teve o gostinho de aproveitar o caminho da escola ou até mesmo as redondezas da vizinhança para colher muitas amoras diretamente do pé, não é mesmo?

Mas, para quem vive nos grandes centros urbanos isso é algo que vem se tornando cada vez mais raro! O concreto das cidades acabou ganhando papel de protagonista e as árvores frutíferas se tornaram cada vez mais escassas!

Porém, elas ainda marcam presença em alguns pontos estratégicos como nos canteiros de praças , jardins e até mesmo algumas avenidas dos centros urbanos.

O ponto interessante a ser desbravado nos dias atuais é entender como ter maior acesso à essas arvores! E acredite: isso é sim possível com uma bocado de esforço e, claro, conhecimento!

Aliás, dependendo do espaço disponível, o cultivo da fruteira pode até mesmo se tornar um tipo de atividade muito rentável para o produtor!

Ficou interessado a respeito desse tema? Então que tal entender melhor sobre o assunto e compreender o que é preciso fazer para ter uma amoreira mais perto de você!

Alguns Detalhes Sobre a Amoreira Que Todo Mundo Sabe e Adora Discutir!

Uma coisa é unanime e todo mundo concorda: essas pequeninas frutas são extremamente doces e saborosas! As amoras in natura são realmente muito apreciadas por grande parte dos brasileiros.

Levando em conta o varejo, essa é uma fruta que é vendida em porções embaladas. Tal medida é adotada para facilitar o consumo – e isso é totalmente aceitável quando paramos para pensar  no nosso estilo de vida sempre tão corrido.

As amoras também são muito usadas como matéria-prima na elaboração de geleias, polpa para sorvete, caldas diversas, licor, sucos e até mesmo como um interessante corante natural.

Mesmo diante da evidente possibilidade de se manter uma boa germinação de forma espontânea, ou seja, quando as sementes são dispersas de forma natural no solo, há outros caminhos mais eficientes!

E se tratando de eficiência, a propagação mais recomendada para o plantio de amoreiras é o de estaquia.

Mas, o Que é Estaquia?

A estaquia ou estacaria nada mais é do que um método de reprodução assexuada realizada pelas plantas.

De maneira geral, consiste me um processo de pequenas estacas de caule, bem como de raízes ou folhas.

Eles devem ser devidamente plantados em um ambiente úmido de forma a desenvolver novas plantas! Esse processo fará com que se estimule o enraizamento de porções de caules e ainda ramos ou folhas.

Estaquia para Plantar

Segundo muitos especialistas, pode se afirmar seguramente que as mudas de amora permitem uma estaquia realmente muito facilitada! Há quem diga que é a mais facilitada de todas!

E Como Você Pode Fazer?

Recapitulando, a estaquia pode ser comparada a um processo de clonagem de uma planta que já se desenvolveu anteriormente. Isso porque ela carrega todas as características da planta-mãe!

E para poder fazer esse tipo de processo de plantio, não há uma grande complexidade! Na verdade, basta seguir alguns passos determinantes. Confira alguns deles abaixo:

  • Escolha um galho de aparência saudável e que ainda não esteja florindo.
  • Agora realize um corte na diagonal nesse mesmo galho. Isso permitirá que uma boa parte dele fique devidamente em contato com o substrato.
  • A parte que foi cortada deverá ser colocada em um vaso, bem como em um saco ou até mesmo um outro recipiente com o substrato.
  • É importante ter o cuidado de regar diariamente e ainda manter o vaso na meia sombra!

Dica: é importante sempre deixar o substrato bem úmido pois isso é fundamental para que ocorra o crescimento de novas raízes. Mas, cuidado! Ele não deve ficar encharcado.

Logo que começar a nascer alguns brotinhos saiba que esse é um ótimo sinal! Isso quer dizer que a estaquia está dando certo!

Cuidados Que Vale a Pena Conhecer!

É importante destacar que não há a menor necessidade de recorrer a uma adubação muito elaborada para o plantio da amoreira, e isso se dá devido a rusticidade da planta.

Uma boa alternativa pode ser recorrer ao uso de um produto de  composição padrão. Esse tipo de produto pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas em jardinagem.

Em geral, esses produtos contêm húmus e fosfato, que são suficientes para que a sua amoreira cresça forte e saudável.

Lembre-se ainda de irrigar a fruteira de maneira frequente, principalmente se as chuvas não forem suficientes para estabelecer uma boa umidade no solo de maneira natural.

Além disso, a poda é altamente recomendada durante o inverno! Isso poderá garantir ótimos resultados.

Os primeiros frutos poderão se manifestar a partir do prazo de um ano e meio após o plantio. Em grande parte dos casos a frutificação se dá entre os meses de setembro e novembro.

Mas, isso não é uma regra, uma vez que tal fator poderá depender tanto da região como também do clima onde a amoreira foi plantada!

Um Breve Raio-X da Amoreira!

Alguns aspectos são determinantes para que você possa plantar uma amoreira. E para lhe ajudar nesse processo, confira alguns pontos relevantes:

  • Solo: prefere um que seja mais profundo e com boa retenção de umidade, porém, que não seja alagado
  • Clima: temperado subtropical, com temperatura variável de 24ºC até 28ºC
  • Área mínima: o plantio pode ser tranquilamente feito em vasos.
  • Colheita: a partir de 18 meses após iniciar o cultivo, ou seja, no prazo de um ano e meio aproximadamente.
  • Custo: o valor da muda varia bastante de acordo com o tipo do fruto e também do pegamento
Amoreira em Vaso

Gostou dessas dicas e informações? Então não há mais motivos para não realizar todo esse processo e tornar a sua cidade mais frutífera e cheia de vida!

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que se interessem pelo assunto! Assim, em união, poderemos resgatar uma cidade mais verde e com frutas cheias de sabor e beleza! Que tal?

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *